
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
30 dias sem post.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
#BlogDay2010

Dia 31 de agosto acontece o #Blogday. Um dia criado para que blogueiros indiquem outros blogs interessantes para ampliar a visão de sua audiência e estimular a conhecer outras áreas da blogosfera.
A mecânica é simples:
1 - Selecione 5 blogs que você ache interessante
2 - Notifique os 5 blogs de que você está recomendando como parte do BlogDay2010
3 - Crie um pequeno descritivo e coloque os links dos blogs recomendados
Como somos 5 blogueiros em 1 blog, achamos muito pouco 1 único blog por pessoa. Ao mesmo tempo, criar o Top 5 de cada poderia soar repetitivo ou longo demais. A solução foi cada promoplanner indicar dois blogs. Por isso, criamos o TOP10 blogs do Promo Planners que segue abaixo:
BRUNO PANHOCA
Flávio Gomes
Porque é um cara que vai na contra-mão dos modismos, dos trendsetters e tudo mais. O cara gosta de Lada, Alemanha Oriental, corrida de carro e da Portuguesa.
e*ideias
O blog de uma consultora de tendências é totalmente relevante para qualquer pessoa que trabalhe na nossa área.
FILIPE ALBERTO
Blog de Guerrilha
Referência quando o assunto são ações diferenciadas para gerar o famoso buxixo e conseguir a desejada mídia espontânea. Antes de sair pedindo um "viralzinho", passa lá e se atualiza no que o Brasil e o mundo está fazendo.
Pense Planner
O Pense planner é do Rafa Amaral, planejador da Bullet. Apresentação de cases, opiniões bem argumentadas, novidades e indagações que passam pela cabeça de qualquer planner de promoção. Leitura agradável e obrigatória.
GUSTAVO GONTIJO
Presentation Zen
Sempre tem boas dicas para fazer uma apresentação bacanuda.
Ypsilon2
Ele apresenta os principais cases do mercado publicitário com grande riqueza de conteúdo, servindo como uma fonte completa de referências.
MARINHO
BEM LEGAUS
É um blog que reúne novidades nas quais o fator criatividade é a tônica.
Serve para consulta (procurar soluções inovadoras) e como fonte de insights.
5,59 pm
É um coletivo de ilustradores, diretores de arte e livre atiradores do desenho que têm por propósito publicar uma ilustração nova por dia, todos os dias, incluindo os fins de semana e feriado. É um desafio!
O pessoal tem até as 17:59 h para postar seu trabalho (daí 0s 5,59 pm do nome do blog)
MATHEUS FLANDOLI
Direct Daily
São referências de diversos cantos do mundo. O formato é friendly porque a grande maioria dos cases já vem em formatos de pranchas que nos entregam as infos, problemas e soluções de maneira simples.
Improv Everywhere
Trata-se de um grupo de arte performática de Nova Iorque criado em 2001. O slogan do grupo é “Nós causamos cenas”. O grupo cria pegadinhas inofensivas que chamam de “missões” em espaços públicos. O objetivo dessas missões é causar momentos inusitados que gerem a alegria de quem é impactado. Simplesmente inspirador!
Gostou? Comente seu top5 aqui no blog. E tenho dito!
Mais uma vending machine?

"Preciso colocar meu produto em contato com meu público" "Precisa ser legal para o eles" "uma experiência única" e "que gere aquele boca-a-boca" ahhhh e "tem que passar o conceito do produto".
Depois disso tudo difícil confiar só no speech da promotora entregando flyer, não é mesmo!!?
Depois da Coca-Cola fazer aqui, aqui e aqui, chegou a vez da britânica empresa de águas flavorizadas, Juicy Drench chamar atenção, entreter, gerar um buxixo usando uma vending machine. Parece mesmo que elas voltaram a ser moda em ações de marketing. Dessa vez uma maneira diferente de distribuir o produto e atender tudo aquilo pedido no briefing acima.
A máquina da Drench não aceita moedas. Para conseguir a bebida totalmente grátis, basta usar o cérebro em um game que tem até 40 tipos de testes. O conceito "Hydrated brains function better", algo como: "Cérebro hidratados, funcionam melhor" é super bem explorado.
As máquinas estão em locais de grande fluxo no Reino Unido. Quem não pode vê-las pode testar os games no site da empresa.
Via PSFK
Abs,
Filipe Alberto
#BlogDay2010

Dia 31 de agosto acontece o #Blogday. Um dia criado para que blogueiros indiquem outros blogs interessantes para ampliar a visão de sua audiência e estimular a conhecer outras áreas da blogosfera.
A mecânica é simples:
1 - Selecione 5 blogs que você ache interessante
2 - Notifique os 5 blogs de que você está recomendando como parte do BlogDay2010
3 - Crie um pequeno descritivo e coloque os links dos blogs recomendados
Como somos 5 blogueiros em 1 blog, achamos muito pouco 1 único blog por pessoa. Ao mesmo tempo, criar o Top 5 de cada poderia soar repetitivo ou longo demais. A solução foi cada promoplanner indicar dois blogs. Por isso, criamos o TOP10 blogs do Promo Planners que segue abaixo:
BRUNO PANHOCA
Flávio Gomes
Porque é um cara que vai na contra-mão dos modismos, dos trendsetters e tudo mais. O cara gosta de Lada, Alemanha Oriental, corrida de carro e da Portuguesa.
e*ideias
O blog de uma consultora de tendências é totalmente relevante para qualquer pessoa que trabalhe na nossa área.
FILIPE ALBERTO
Blog de Guerrilha
Referência quando o assunto são ações diferenciadas para gerar o famoso buxixo e conseguir a desejada mídia espontânea. Antes de sair pedindo um "viralzinho", passa lá e se atualiza no que o Brasil e o mundo está fazendo.
Pense Planner
O Pense planner é do Rafa Amaral, planejador da Bullet. Apresentação de cases, opiniões bem argumentadas, novidades e indagações que passam pela cabeça de qualquer planner de promoção. Leitura agradável e obrigatória.
GUSTAVO GONTIJO
Presentation Zen
Sempre tem boas dicas para fazer uma apresentação bacanuda.
Ypsilon2
Ele apresenta os principais cases do mercado publicitário com grande riqueza de conteúdo, servindo como uma fonte completa de referências.
MARINHO
BEM LEGAUS
É um blog que reúne novidades nas quais o fator criatividade é a tônica.
Serve para consulta (procurar soluções inovadoras) e como fonte de insights.
5,59 pm
É um coletivo de ilustradores, diretores de arte e livre atiradores do desenho que têm por propósito publicar uma ilustração nova por dia, todos os dias, incluindo os fins de semana e feriado. É um desafio!
O pessoal tem até as 17:59 h para postar seu trabalho (daí 0s 5,59 pm do nome do blog)
MATHEUS FLANDOLI
Direct Daily
São referências de diversos cantos do mundo. O formato é friendly porque a grande maioria dos cases já vem em formatos de pranchas que nos entregam as infos, problemas e soluções de maneira simples.
Improv Everywhere
Trata-se de um grupo de arte performática de Nova Iorque criado em 2001. O slogan do grupo é “Nós causamos cenas”. O grupo cria pegadinhas inofensivas que chamam de “missões” em espaços públicos. O objetivo dessas missões é causar momentos inusitados que gerem a alegria de quem é impactado. Simplesmente inspirador!
Gostou? Comente seu top5 aqui no blog. E tenho dito!
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Samurai contrata Planners

A Samurai tem 3 vagas de planejamento. São elas:
1) Planejamento Mídia / Channel Planning (Planner Pleno / Midia)
ESCOPO/OBJETIVO DO CARGO
REQUISITOS MÍNIMOS
· Experiência:
Experiência mínima de 3 anos na área de mídia em agência de propaganda (ATL)
Montagem plano de mídia de apresentação de relatórios analises e ferramentas (TGI, Euromonitor, etc)
Trafego de materiais, Pi´s e notas fiscais
· Idiomas desejáveis (forte diferencial):
Inglês - avançado/fluente
Espanhol - avançado
· Informática:
Pacote Office Intermediário (Excel, PowerPoint, Word, Outlook)
HABILIDADES REQUERIDAS
· Skills Gerais:
Criatividade aliada à Visão de Negócios (além do Mercado de Comunicação, estar atualizado com ambiente de negócios no geral: empresas, economia, política)
Interesse acima da média em atividades culturais e tendências de mercado
Capacidade Analítica com visão crítica
Argumentação lógica e assertiva
Curiosidade e ousadia
· Habilidades Interpessoais:
Espírito de equipe;
Aptidão para trabalhar sob pressão;
Excelente comunicação oral e escrita
Boa postura de apresentação e presença pessoal
· Organização:
Disciplina com prazos e horários
Cumprir o que promete
· Atitude
Pró-Atividade e positividade (“Fazer Acontecer”)
Postura crítica construtiva (questionar trazendo a solução para o problema)
Ética e Transparência
2) Planejamento estratégico digital e mídias interativas (Planner Pleno / digital)
ESCOPO/OBJETIVO DO CARGO
REQUISITOS MÍNIMOS
·Experiência:
Experiência mínima de 3 anos em planejamento digital e mídias interativas
Antenado soluções e tendências interativas
Experiência em projetos móbile, social mídia, mídia digital, sites e soluções on/off
Desejável conhecimento em:
Definição de KPIs e Tags, análise e desenvolvimento de relatórios de Web Analytics
Desenvolvimento de Fluxogramas e de Wireframes
Análise de banco de dados
· Idiomas desejáveis (forte diferencial):
Inglês - avançado/fluente
Espanhol - avançado
· Informática:
Pacote Office Intermediário (Excel, PowerPoint, Word, Outlook)
HABILIDADES REQUERIDAS
· Skills Gerais:
Empreendedor – capacidade de fazer acontecer
Criatividade aliada à Visão de Negócios (além do Mercado de Comunicação, estar atualizado com ambiente de negócios no geral: empresas, economia, política)
Interesse acima da média em atividades culturais e tendências de mercado
Capacidade Analítica com visão crítica
Argumentação lógica e assertiva
Curiosidade e ousadia
·Habilidades Interpessoais:
Espírito de equipe;
Aptidão para trabalhar sob pressão;
Excelente comunicação oral e escrita
Boa postura de apresentação e presença pessoal
· Organização:
Disciplina com prazos e horários
Cumprir o que promete
· Atitude
Pró-Atividade e positividade (“Fazer Acontecer”)
Postura crítica construtiva (questionar trazendo a solução para o problema)
Ética e Transparência
3) Planejamento (Planner Pleno - BTL)
ESCOPO/OBJETIVO DO CARGO
REQUISITOS MÍNIMOS
· Experiência:
Experiência mínima de 3 anos na área de planejamento de agência BTL
Experiência no planejamento de ações promocionais, ativações, eventos, ações de incentivo e relacionamento junto ao consumidor final e ao Trade (conhecimento de leis, regulamentos, realidade de campo/implementação, dinâmica do PDV)
· Idiomas desejáveis (forte diferencial):
Inglês - avançado/fluente
Espanhol - avançado
· Informática:
Pacote Office Intermediário (Excel, PowerPoint, Word, Outlook)
HABILIDADES REQUERIDAS
· Skills Gerais:
Criatividade aliada à Visão de Negócios (além do Mercado de Comunicação, estar atualizado com ambiente de negócios no geral: empresas, economia, política)
Interesse acima da média em atividades culturais e tendências de mercado
Capacidade Analítica com visão crítica
Argumentação lógica e assertiva
Curiosidade e ousadia
· Habilidades Interpessoais:
Espírito de equipe;
Aptidão para trabalhar sob pressão;
Excelente comunicação oral e escrita
Boa postura de apresentação e presença pessoal
· Organização:
Disciplina com prazos e horários
Cumprir o que promete
· Atitude
Pró-Atividade e positividade (“Fazer Acontecer”)
Postura crítica construtiva (questionar trazendo a solução para o problema)
Ética e Transparência
Acha que se encaixa em algum dos perfis acima? Então mande seu CV para dholl@samurai.ag
Boa sorte!
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Arte na geladeira





Eu já disse aqui o quanto eu gosto de arte e publicidade e como adoro quando elas se misturam.
ComEd é uma empresa americana de eletrodomésticos. Como outras empresas no mundo todo, a ComEd está preocupada na defesa do meio ambiente, em economizar energia, em termos um lugar para nossos netos viverem tranquilos e, claro, diminuir a culpa. Para afirmar o compromisso verde, eles chamaram nove artistas para um projeto que une reciclagem de geladeiras com artes plásticas.
As obras estão expostas como verdadeiras obras de museu nas ruas de Chicago até o dia 15 de setembro e você pode saber mais, ver mais fotos do projeto intitulado Fine Art Fridges no facebook . Pode também baixar o podcast da exposição no site com os artistas falando sobre o que os inspiraram e a localização exata de cada uma das obras.
ok! Lembra a cow parade que a gente está cansado de ver, mas eles usaram o próprio produto como objeto para transmitir a mensagem difícil e encontraram uma forma de entretenimento para isso.
A última versão da cow parade me pareceu publicitária demais, perdendo a qualidade das obras. O que vocês acharam?
Via paper-plane.
Abs,
Filipe
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Inspirando a Criação
Relendo, achei legal dividir com vocês também. dois anos se passaram, mas acredito que as coisas que disse, continuam valendo para qualquer planner que trabalhe em promo, atl, digital, etc.
Bom proveito!

"Quando falamos do papel do planejamento dentro do processo criativo, a primeira coisa que ouvimos é que esse profissional é o responsável pelo briefing criativo.
Mas por que o briefing é tão importante?
Ele é o documento mais importante da agência. São meses de trabalho em uma única página. Ele é a semente da idéia criativa. É o contrato do planejamento com o atendimento, o cliente e a criação. E finalmente, ele é o ponto de referência para o debate com a criação e o cliente na hora que apresentamos uma campanha.
Um briefing criativo tem 3 funções:
- Definir claramente o problema
- Identificar a oportunidade e dar a direção
- Inspirar a solução
Um briefing pode ser o grande causador de problemas ou solução durante o processo criativo. Um briefing ruim cria campanhas ruins em 99,9% (0,01% é um mero acidente). Por outro lado, um bom briefing não garante uma campanha boa, mas existem grandes chances de isso acontecer.
Mas como um planejamento inspira a criação?
Fato é que somos todos criativos, mas criamos barreiras à nossa criatividade no dia a dia. Isso pode acontecer por 3 motivos:
- Hábito
Por ser muito usado, o nosso lado esquerdo do cérebro tende a olhar os problemas de uma forma padrão e comprovada. Por exemplo: "Nós queremos que a nossa marca seja igual a Apple".
- Medo
Quando vemos uma campanha na rua como a de Skol ou a de Twix, ficamos admirados, mas será que você teria coragem de apresentar e aprovar uma estratégia ousada com o risco de perder o emprego caso ela dê errado?
- Ownership
É quando as pessoas têm uma relação muito forte e antigo com a marca. Gente que dedicou muito suor muito tempo e muita energia nela e tem receio de perder o controle com tanta criatividade. São os casos das empresas familiares, por exemplo.
Para livrar a criação dessas barreiras, é estratégico que a criação visualize e experimente a marca, o produto ou serviço. Abuse de imagens, vídeos, entregue o produto real, consiga que o cliente faça demonstrações... só não ocupe mais o tempo deles e o seu do que o necessário.
Lembre-se: Foco e informações relevantes são fundamentais para um bom briefing.
Você deve sentir-se responsável. Não é porque você já passou o briefing para a criação que o trabalho do planejamento acabou e agora você sai correndo. Esteja pronto para dividir e contribuir com idéias à campanha.
Quando ouvir as soluções propostas, lembre-se que a criação provavelmente dedicou bastante tempo para chegar até elas, então veja bem a forma de abordar as críticas, tente entender o caminho que eles percorreram para chegar ali e reconheça que estamos todos do mesmo lado. Acima de tudo, seja construtivo!
Para isso, esteja aberto às idéias, vá com a cabeça aberta, deixe as neuras e as preocupações de fora, trate cada idéia com respeito, sabia se empolgar com as idéias também, empatia e proximidade da criação é a solução para muitos problemas e se necessário, releia um pedaço do brief que diz o que se espera da comunicação.
Veja se o potencial da idéia e questione-se:
- Tem vida longa ou é tática?
- É forte suficiente para inspirar outras ferramentas de comunicação?
- Inspira formatos e parcerias originais?
Lembre-se que as suas reações têm conseqüências. Questionar a estratégia requer um novo briefing. Questionar a idéia requer uma nova campanha. Questionar tom e linguagem requer nova execução. Nunca confunda os três.
Mas acima de tudo isso, aja como parte de um time. Ajude a resolver problemas e não a criar problemas. E tenho dito."
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
A metáfora "clichê" é um clichê?

Humberto Werneck, jornalista, escritor e biógrafo, é autor de “O Pai dos Burros”, um dicionário de lugares-comuns e frases feitas: aquilo a que chamamos em comunicação de clichê.
À medida em que fui incursionando pelos verbetes do glossário, acabei tropeçando num sem-número de lugares-comuns e frases feitas que eu executava em voz, escrita e pensamento. A todo instante eu me pegava sacando um clichê. Tentando evitá-los, acabei bloqueado, sem meios de me expressar. Não pude nem me conformar em me sentir profundamente abalado porque, estava lá em “O Pai dos Burros”, isso era um lugar comum. O mesmo acontecendo com o âmago da questão, imprimir velocidade, levar um pé na bunda, dar caça às bruxas, dar um cheque em branco, morrer de rir, sair do armário e zilhões de expressões-padrão que, desesperai-vos planejadores, empobrecem a linguagem.
Foi aí que descobri que os lugares-comuns são conceitos “zipados” que tornam a comunicação mais rápida, mais fácil, embora menos elegante.
Vamos pegar o chavão bode expiatório: fulano foi pego como bode expiatório. Pronto, já fica entendido que houve um episódio com vários protagonistas e coadjuvantes no qual um dos implicados acabou sendo responsabilizado ou penalizado sozinho. Tente contar esse caso sem usar a expressão bode expiatório e verá que precisará de muito mais palavras e explicações para falar a mesma coisa.
Na verdade os clichês são pacotes de informação, às vezes até com alguma elaboração literária que, se bem manipulados, podem ser a chave do sucesso (olha o lugar-comum aí) na comunicação de massa.
Se considerarmos que a palavra “clichê”, como metáfora, é uma unidade linguística esteriotipada de fácil emprego pelo emissor e fácil compreensão pelo receptor, como registra o Houaiss, então clichê, no sentido figurado, é sim em si, um clichê.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Perdi a fome
Lembra da invasão de passarela em pleno momento catwalk da uber Bundchen? Ação da Peta.

Agora eles estão usando uma tática bem conhecida de todo mundo - "Naked People on the streets" e nas campanhas! Sempre funciona.



Via paper-plane
Abs,
Filipe Alberto
terça-feira, 10 de agosto de 2010
A marca é a mensagem

Dois adesivos com a célebre maçã mordida acompanham as embalagens dos produtos da Apple. Nenhuma orientação, nenhum tag line, nada complementa o gift. Não precisa. A Apple sabe que os consumidores irão exibi-los no carro, na janela do quarto, na mochila, na capa da agenda, em qualquer lugar que sinalize “sou Apple”.
É evidente que as pessoas se orgulham de, mais do que ter, ser um Apple. Mas isso não é tudo. O principal motivo é que a maçã vale por um discurso, definindo um perfil, uma aspiração...uma paixão.
Top of mind, awareness, tudo isso continua valendo, mas já não basta. Maisdo que ser lembradas, as marcas precisam ser amadas. A fidelidade é subproduto de uma relação na qual as marcas não precisam conquistar consumidores, mas fãs.
Na década de 1960, Marshal McLuhan sacudiu os cânones do pensamento então contemporâneo observando que o “meio é a mensagem”. Essa afirmação de efeito sintetizava, numa frase, toda uma análise do impacto causado pelos meios de comunicação, à medida que foram e vão surgindo, e como eles acabam moldando a mensagem em si. Independentemente do conteúdo que se está comunicando, o meio age sobre como a mensagem é percebida.
Um fenômeno semelhante começa a ocorrer com as marcas: à medida em que recursos tecnológicos e nível de qualidade deixaram de ser diferenciais, vão se destacando aquelas que conseguem construir um universo referencial que qualifica quem as segue. E, nesse sentido, agora a marca é que é a mensagem.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Hands procura Planner Senior

A Hands está em busca de um profissional de Planejamento com experiência comprovada de no mínimo 4 anos em agências.
O(a) profissional deverá integrar a equipe Planejmanto Criativo da agência. Irá atuar no desenvolvimento CRIATIVO/CONCEITUAL/ESTRATÉGICO de ações e projetos de ativação e comunicação .
Habilidades necessárias:
- criatividade aliada à visão de negócios (além do mercado de Comunicação, estar atualizado com ambiente de negócios no geral: empresas, economia, política);
- argumentação lógica e assertiva;
- curiosidade e ousadia;
- interesse acima da média em atividades culturais e tendências.
COMPLETAM O PERFIL DA PROFISSIONAL:
- Espírito de equipe; capacidade de trabalhar sob pressão; comprometimento com prazos, horários, rituais e entregas; pró-atividade (“fazer acontecer”); postura crítica construtiva (questionar trazendo a solução para o problema); ética e transparência.
- Idade mínima de 28 anos, experiência comprovada de no mínimo 4 anos em agências.
- Superior concluído em Marketing, Publicidade e Propaganda ou Comunicação Social
O QUE PODEMOS OFERECER:
Um ambiente de trabalho muito bacana. Uma empresa jovem, em pleno crescimento. Oportunidade para desenvolver a carreira, baseado no conceito de meritocracia.
Regime de contratação PJ.
ENVIAR CV PARA:
rh@agenciahands.com.br (Colocar no assunto: Planner SENIOR CV – Nome)
* IMPORTANTE:
Colocar no corpo do e-mail remuneração pretendida
Envio de cases é diferencial
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Linha de Montagem no Salão do Automóvel
Saiba que a Ford já fez isso.
No Brasil.
Em 1925.
Neste ano aconteceu o primeiro salão do automóvel no Brasil.
Mais precisamente no Rio de Janeiro.
E além do belo etand que você vê na foto abaixo, a Ford montou uma linha de montagem completa para deleite dos visitantes, e produziu carros de verdade durante o período do salão.



a matéria completa aqui: Blog dos Carros Antigos
a dica veio daqui: Flávio Gomes
E você achando que seu projeto para o Salão deste ano era inovador.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Vale Brinde + de R$400,00

Saiu a 1ª resposta.
Uma saída genial como essa merece um post, não apenas um update.
Se o vale-brinde só pode ser usado para prêmios com valor até 400 pilas, como presentear o consumidor com algo mais valioso?
Simples. Entregue o prêmio em um evento em outra cidade.
Como o consumidor não pode ter nenhum ônus para receber o que ganhou, a viagem e a hospedagem passam a ser apenas custo da empresa promotora para entrega do prêmio dentro da lei.
O prêmio é apenas a filmadora de R$ 390,00.
Uma idéia tão boa quanto colocar um GPS na caixa de OMO.
Promocão OMO GPS

Mais uma vez a Bullet inova e lança a 1ª promoção com vale-brinde ativo.
50 embalagens de OMO com GPS e transmissores serão espalhados pelos PDV’s.
Ao comprar a caixa no PDV, a consumidora será “seguida” até sua casa por uma equipe e ao chegar será informada que ganhou o prêmio.
Uma Filmadora e uma Viagem para Brotas com acompanhantes.
A promoção começa domingo, 1º de agosto, e vai até o final de setembro. O site da promoção é http://www.experimentealgonovo.com.br/ e lá você poderá acompanhar as entregas de prêmio ao vivo.
Sem dúvida mais uma inovação, mas para quem já congelou um iPod dentro de um picolé, uma caixa de sabão em pó à temperatura ambiente é um paraíso.
Sensacional.
Palmas também para a Unilever que mais uma vez acredita na inovação e principalmente, lança uma campanha que não tem o objetivo único de vender, vender, vender.
Algumas dúvidas
As embalagens serão rastreadas desde a fábrica até o PDV e depois até a casa do consumidor? Ou serão colocadas diretamente no PDV e as equipes ficarão esperando do lado de fora?
Se uma filmadora e uma viagem para Brotas valem mais de R$ 400,00, como isso pode ser um vale-brinde? Qual a solução legal para isto? (o regulamento ainda não está disponível)
Uma filmadora e uma viagem para Brotas não soam um pouco “chinfrim” para uma ação dessa magnitude?
Fontes:
MMonline
Propmark
UPDATE: Saiu o video da ação.
Para assistir em HD, clique no link.
http://www.youtube.com/watch?v=xm7qv03CSXc
Promo com GPS

Em 2004 a Coca-Cola soltou nos EUA 120 latas com receptor GPS e um transmissor celular.
Promoção Unexpected Summer
A mecânica era meio maluca, pois a lata era bem diferente da original.
Porém só era encontrada dentro de packs. Em um pais civilizado isso funciona.
O consumidor ao encontrar a lata deveria apertar o botão que ativava o sinal.
A equipe da promoção entrava em contato com o ganhador e iniciava a entrega dos prêmios, entre eles veículos Chevy Equinox 2005.
Uma forte campanha de PR foi realizada junto aos principais programas da América.
Desenvolvido pela Momentum, a promoção foi um sucesso, apesar da paranóia das forças armadas do Tio Sam que chegaram a proibir a entrada de latas nas bases militares e alguns órgãos de governo que vetaram as latas das salas de reunião com medo de espionagem.
Hoje a Bullet apresenta uma promoção que usa tecnologia GPS com muito mais propriedade e competência.
Em breve mais informações por aqui.
Derrubando um Mito

Está no ar o Winter Festival Sopas e Vinhos.
Trabalho do Banco de Eventos para Knorr.
Mais de 20 restaurantes participantes servindo receitas exclusivas preparadas com uma Sopa Knorr e o toque de cada Chef.
Acompanhando, uma taça de vinho especialmente harmonizada para cada receita.
Para finalizar a experiência, cada consumidor ganha um bowl exclusivo assinado por Isabela Capeto.
Mais do que divulgar a marca, a Knorr confirma a excelente qualidade de seus produtos com a participação de grandes chefs e derruba o mito que sopa desidratada não tem qualidade.
Minha sugestão: Sopa de Queijo do Ávila
O Winter Festival vai até 1º de agosto em São Paulo.
Para conhecer a lista de restaurantes participantes e as receitas, acesse o site do festival. http://winterfestivalsp.com.br/
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Nova Ideia RH contrata Planner Senior

Vaga de planejamento BTL
- CLT
- Agência grande
- R$ 7.500,00
favor ligar no (11) 5585 0458 ou email para geny@novaideiarh.com.br
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Antarctica Sub Zero - Categoria Campanha de Percepção de Marca e Experimentação
Ouro na Categoria Campanha de Percepção de Marca e Experimentação
Resumo
Afim de rejuvenescer a marca e criar relevância junto a um target mais jovem, a cervejaria Antarctica apresenta um novo lançamento para o mercado, a Antarctica Sub Zero. Uma cerveja filtrada a -2°C que combina perfeitamente sabor, suavidade e refrescância.
Com isso, denota tecnologia e modernidade mostrando que a marca é antenada e atual sempre apresentando novidades para o público.
Era então chegada a hora de divulgar esse lançamento para o mercado e aproximar essa novidade do público. Assim nasceu a Estação Antarctica Sub Zero, um bar cenográfico recheado de boa música, delicioso cardápio e uma experiência exclusiva no bar congelado onde a temperatura era -2º. Até o copo de degustação era feito de gelo. Também foi criada uma estação móvel em menos escala que percorreu as praças foco.
O ambiente que recriava o visual “congelante” da campanha atraiu o público por onde passou gerando visibilidade, mídia espontânea e superando as expectativas de degustação do produto.
Histórico versus objetivo
Fundada em 1885, no Bairro da Água Branca, a companhia Antactica Paulista foi responsável pela criação de uma das mais tradicionais cervejas do Brasil.
A marca dos dois pinguins conquistou o mercado nacinal e, posteriormente começou a ser exportada para Europa, Estados Unidos e Ásia.
Em 1992, a Antarctica leva todo o seu expertease para o Centro de Tecnologia de Alimentos do Senai, tornando-se uma das apoiadoras da primeira cervejaria escola do país.
A qualidade desta Pilsen rendeu inclusive prêmios internacionais como o de melhor cerveja estrangeira em Miesenbach, Berlim, Dusseldorf e Baviera. Além do selo de qualidade em Monde Selection.
Dia 1º de julho de 1999 é anunciada a fusão da Companhia Antarctica Paulistana com a Companhia Cervejaria Brahma, criando a Ambev – Companhia de Bebidas das Américas. Multinacional brasileira a Ambev surge como terceira maior produtora de bebidas do mundo.
Em 2009, surge a necessidade de rejuvenescer a marca Antarctica.
Antarctica é uma cerveja amplamente conhecida e que apresenta participações muito diferentes, tanto em preferência como em market share, de uma praça para outra.
O produto atua em um mercado maduro e “mainstream”, onde há grande similaridade entre os “players”. Em termos de comunicação, a guerra é constante e bastante acirrada.
Apesar de muito bem aceita no Rio de Janeiro, em SP, MG e algumas cidades do Centro Oeste, a marca não apresentava performance significativa. A altíssima relevância destas praças criou a necessidade de transformar a Antarctica numa forte concorrente, com condições de disputar, pelo menos, a 3ª posição na preferência dos consumidores.
Em pesquisas, identificou-se que o consumidor não rejeitava Antarctica, mas considerava a cerveja pesada e desatualizada.
Era preciso trazer novidades, rejuvenescendo a marca e conquistando uma fatia maior do mercado.
Neste cenário, Antarctica decide lançar uma novidade, suportada por uma inovação de produto, que possa se tornar a grande força da marca, sendo capaz de gerar diferenciação e reforçar a qualidade e, consequentemente, ganhar consideração e market share.
Surge assim: Antarctica Sub Zero. Feita por quem entende de cerveja, ela é a combinação perfeita de sabor, suavidade e refrescância.
Durante a fabricação, Antarctica Sub Zero passa por um moderno processo de filtragem a frio, no qual a temperatura é baixada a -2ºC. Isso faz com que a linha de produção fique coberta por uma camada de gelo, e a cerveja chegue quase a congelar. O resultado é uma cerveja suave, extremamente refrescante, boa de beber.
Os objetivos da agência eram:
• Desenvolver e executar o lançamento de Antarctica Sub Zero nas praças foco do produto remetendo a uma nova fase para a marca.
• Deixar claro que se trata de um lançamento inovador.
• Passar a idéia de uma cerveja extremamente refrescante devido ao seu diferenciado processo de dupla filtragem a -2ºC.
• Trabalhar a identidade visual de acordo com o ambinente explorado na campanha publicitária: fábrica congelada.
Estratégia da campanha
Para cumprir os objetivos do lançamento, a agência apostou na estratégia de aproximação entre consumidor e conceito de comunicação na maior intensidade possível. Para isso, foram criados dois espaços vivenciais, totalmente inspirados no ambiente de Antarctica Sub Zero. O primeiro destes espaços foi o Bar Móvel Antarctica Sub Zero que circulou pelas praças foco surpreendendo o target com degustação do produto num ambiente que reproduzia cenograficamente a “fábrica” mostrada no comercial.
Após esta blitz diferenciada foi a vez da criação da Estação Antarctica Sub Zero, um bar em formato de Iglu que conquistou espaço nos principais veículos de comunicacão e também na agenda dos consumidores que formavam filas para visitar o inusitado bar de gelo.
Conceito promocional
Antarctica Sub Zero. Duplamente filtrada, duplamente refrescante.

Meios de comunicação utilizados
- BAR MÓVEL ANTARCTICA SUB ZERO
Um ambiente com cenografia totalmente inspirada no comercial de lançamento de Antarctica Sub Zero. Além de experimentar a nova cerveja, eles também eram convidados a tirar uma foto com uma gelereira de fundo e acompanhados pelos famosos pinguins da marca. Em poucos minutos, a foto era impressa e empastada em manta de imã, tornando-se um brinde para o visistante.
- BLITZ
Para atrair o target até o bar móvel, uma blitz de promotores vestidos como funcionários da fábrica Antarctica Sub Zero, circularam pelas proximidades da região.
- ESTAÇÃO ANTARCTICA SUB ZERO
Depois que o Bar Móvel concluiu seu roteiro, um promoter exclusivo trabalhou na ativacão dos formadores de opinião. A intensão era atrair a atenção dos principais influenciadores do target para gerar buzz e PR a respeito da iniciativa da marca. Para isso, os mesmos receberam um convite para festa de lançamento. Somente quando colocada no freezer, a peça revelava todo seu conteúdo.
No dia seguinte à festa de lançamento, a Estação Antarctica Sub Zero foi aberta ao público. O bar cenográfico, em formato de iglu oferecia música de qualidade, ambiente agradável e um cardápio recheado de excelentes opções elaboradas especialmente para harmonizar com o produto.
Mas a verdadeira experiência acontecia num segundo ambiente. Os visistantes tiveram a oportunidade de conhecer um bar todinho feito de gelo onde a temperatura era exatamente a mesma que o produto é submetido durante seu processo de filtragem: -2º.
Resultados da campanha
- O número de degustações realizadas no Bar Móvel Antarctica Subzero superou as expectativas. Os consumidores que visistaram o espaço, manifestaram grande curiosidade sobre a cenografia elaborada com canos congelados de verdade. Muitos se interessaram pelo roteiro da ação e solicitaram uma nova edição no verão. A ação em formato itinerante conseguiu imapctar os consumidores das praças foco, otimizando os recursos e a cobertura.
- Mais do que experimentar um novo produto, o consumidor teve a oportunidade viver uma experiência de marca sensorial. Na Estação Antarctica Subzero os visitantes entraram em contato direto com o conceito do lançamento da marca.
- Além do brand experience, a estrutura da ação, marcou presença nas cidades onde esteve presente, gerando grande visisbilidade.
- 9497 pessoas passaram pelo Lounge da Estação Antarctica Sub Zero e dessas, 5370 visitaram o Bar de Gelo.
- A grande aceitação do target fizeram o sucesso do novo produto e levaram o evento para os mais diversos tipos de mídia, sendo citada inclusive no site de tendências THE COOL HUNTER.
Ficha Técnica:
Planejamento: Aldo Pini
Criação: Tatiana Palladino, Christian Sampaio, Priscila Guimarães e Renan Gago
Produção Gráfica: Fabiana Lima e Paula Pereira
Atendimento: Mariana Fleury, Liz Nery e Gabriela Frigo
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Seda Urban Salon - Categoria Melhor Campanha de Percepção de Marca e Experimentação
Localizado num dos endereços mais sofisticados da cidade, a Oscar Freire, o salão oferecia uma experiência completa com análise uma experiência completa com análise da estrutura capilar, lavagem, secagem, maquiagem e foto para finalizar o tratamento.
Clientes de lojas e restaurantes da região puderam usufruir desse atendimento VIP e ainda receberam um e-mail com a análise capilar e dicas fundamentais para manter um cabelo saudável.

O Seda Urban Salon foi um sucesso
Os dois meses iniciais viraram três, as agendas de horários se estenderam em listas de espera e mais de 2.200 clientes visitaram o salão, incluindo figuras importantes da mídia e 3 dos 7 experts: Tom Taw, Yuko Yamashita e Mauro Freire. A Oscar Freire ficou pequena para a ação que ganhou destaque nos principais veículos de massa do Brasil.
Esse case foi Prata na categoria e quem fez bonito foi essa galera abaixo:
Planejamento: Juliana Walllauer e Denise de Cássia
Atendimento: Caroline Ciarleglio, Fernando Melo e Fernando Figueiredo
Produção de eventos: Isabel Marques e Juliana Queiroz
Produção gráfica: Natalia Goto, Guilherme Gaggl, José “Neno” Formiga.
Criação: Anna Karina Brockes, Adriano Cerullo, Mentor Muniz Neto, Adriano Cerullo, Luciana Brasil e Thais Mazelli.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Case Oi Multa - Categoria Melhor ideia ou conceito inovador
Prata nas categorias: Melhor ideia ou conceito inovador e Melhor campanha de baixo investimento.
Resumo
O cenário da telefonia no Brasil era a chegada da portabilidade. A maioria das operadoras, para segurar seus clientes ofertava aparelhos em troca de planos anuais e em caso de quebra de contrato, eles deveveriam pagar uma multa.
A Oi, em resposta a essa obrigação e a favor da portabilidade, entra com uma campanha retratando um mundo cheio de absusrdos, um deles, ser obrigado a pagar multa pra sair da sua operadora e se responsabiliza pelo pagamento do valor em caso de migração.
Os objetivos da nossa ação eram: potencializar a campanha “Oi Paga sua Multa”, enfraquecer a oferta da Claro e incentivar a migração de novos clientes.
Para tangibilizar esse conceito, foi criada a ação Oi Multa.
Um promotor caracterizado de guarda saia pelas ruas multando as pessoas pelos mais diversos motivos.
Após o susto, ele abordava as pessoas dizendo que tão absurdo quanto ser autuado por sair do metrô, do shopping ou do cinema é pagar multa pra sair da sua operadora. Na sequência, convidava os consumidores a se dirigirem a loja mais próxima da Oi e caso eles se decidissem pela mudança, a marca cobriria o valor da multa.
Em apenas 4 dias de ação 5000 pessoas foram multadas, ou melhor, abordadas pelos guardas. A ação gerou grande repercussão junto aos consumidores e até menções em mídia expontâneia, consolidando o diferencial da marca.

Histórico versus objetivo
A Oi, maior empresa brasileira de telecomunicações. E ousadia sempre foi uma de suas características mais fortes. Se destaca no mercado por oferecer serviços e conteúdos e não focar seu negócio na venda de aparelhos celulares. Com esse posicionamento, sempre se firmou a fovaor dos direitos do consumidor prncipalmente no que tange a liberdade de escolha de que operadora utilizar.
Antecipou-se à lei que exige a venda desbloqueada de aparelhos celulares pelas operadoras telefônicas lançando o movimento BLOQUEIO NÃO e oferecendo aparelhos desbloqueados de fábrica sem cobrança alguma.
Com uma experiência muito feliz junto ao movimento do desbloqueio que gerou grande percepção pelo público, era a chegada de comprar outra batalha. O cenário da telefonia no Brasil era a questão da portabilidade – o direito dos consumidores de migrarem de uma operadora para outra a qualquer momento sem nenhum tipo de puniçnao financeira.
A maioria das operadoras, para segurar seus clientes ofertava aparelhos em troca de planos anuais e em caso de quebra de contrato, eles deveveriam pagar uma multa.
O desafio era como se posicionar frente a este cenário através de uma ação que conscientizasse o público em relação aos seus direitos e mobilizar a população para reivindicar a portabilidade sem multa.
Estratégia da campanha
A Oi, em resposta a essa obrigação e a favor da portabilidade, entra com uma campanha retratando um mundo cheio de absurdos, um deles, ser obrigado a pagar multa pra sair da sua operadora e se responsabiliza pelo pagamento do valor em caso de migração.
O roteiro do filme passeia por loucuras como caminhões de lixo que despejam detritos no quintal das casas, pessoas tomando vinho em pratos, carros andando pela calçada... A estratégia da agência era tangibilizar um desses absurdos para levá-lo às ruas e impactar os consumidores de maneira irreverente e divertida.
Conceito promocional
Pagar multa por sair de qualquer lugar é um absurdo, inclusive da sua operadora.
Meios de comunicação utilizados
Promotores trajados como policiais abordavam de maneira divertida os consumidores nos mais diversos locais. O público era multado por ter saído dos locais que estavam – lojas, cinema, metrô, shopping. A ideia era mostrar que tão absurdo quanto ser multado por ter saído de um lugar, era ser multado por ter saído da sua operadora.
Ao final do speech, o nosso guarda maluco afirmava que a Oi é a favor de liberdade e do seu direito de ir e vir. Por isso, lá você fica por que é obrigado, mas por que quer. Sendo assim, ninguém não paga multa pra sair.
Por fim, convidava os consumidores a experimentar e divulgava que caso eles se decidissem pela mudança, a marca cobriria o valor da multa.
Resultados da campanha
De maneira criativa e inusitada, a agência conseguiu tornar real a campanha, firmar o discurso de liberdade da marca e ainda divulgar a promoção do pagamento da multa da outra operadora em caso de migração.
Em apenas 4 dias de ação, mais de 5 mil pessoas foram abordadas na cidade de São Paulo gerando buzz e visibilidade.
A ação é da b\ferraz e os responsáveis estão listados abaixo:
Planejamento: Alex Vendrametto e Catarina Moraes
Criação: Tatiana Palladino, Christian Sampaio e Ricardo Untura
Atendimento: Carol Pellicano, Ana Ferraz, Renata Bravo, Marina Cesar
Produção: Liliam Braga, Cesar Laranjeira, Fabiana Lima e Paula Pereira
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Ampro Globes Awards 2010 - Os Vencedores

Ontem foi a festa do Ampro Globes Awards. O dia em que pudemos saber os prêmios recebidos por cada um dos cases que estamos mostrando aqui desde a semana passada. A festa foi bem bacana e teve a presença em peso daqueles que fazem o mercado promocional brasileiro.
Confira a lista de todos os vencedores da edição 2010 do Ampro Globes Awards
Categoria: Melhor Campanha de Comunicação Integrada
Ouro
Agência Mood (São Paulo)
Campanha: Lançamento Devassa Bem Loura
Cliente: Schincariol
Prata
Agência: Toledo Comunicação (São Paulo)
Campanha: A chegada da Oi nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul
Cliente: Oi
Categoria: Melhor Campanha de Patrocínio ou Tie-in
Prata:
Agência: Regional Promo (Recife)
Campanhas: Roda da Paquera
Bronze
Agência: Bullet (São Paulo)
Campanha: Zero Bala
Categoria: Melhor Uso de Marketing Direto
Ouro
Agência: Casanova (Distrito Federal)
Campanha: ClubMob
Cliente: Oi FM
Prata
Agência: B/Ferraz Comunicação Promocional (São Paulo)
Campanha: Case RIC Expansão do Varejo
Cliente: Comgás
Categoria: Melhor Ideia ou Conceito Inovador
Ouro
Agência: Casanova (Distrito Federal)
Campanha: Degustação Literária
Cliente: Caixa Econômica Federal
Prata
Agência: B/Ferraz Comunicação Promocional (São Paulo
Campanha: Oi Multa
Cliente: Oi
Bronze
Agência: The Marketing Store Worldwide (São Paulo)
Campanha: Fiat 500
Cliente: Fiat
Categoria: Melhor Uso de Mídia Interativa
Prata
Agência: Future Group (São Paulo)
Campanha: Aplicativo Nestlé Receitas
Cliente: Nestlé
Categoria: Melhor Campanha de Construção de Marca
Ouro
Agência: B/Ferraz Comunicação Promocional (São Paulo)
Campanha: Case RIC Expansão de Varejo
Cliente: Comgás
Prata
Agência: Samurai (São Paulo)
Campanha: Sempre Livre Especial - Perto de Você
Cliente: Johnson & Johnson
Bronze
Agência: Hands (Rio de Janeiro)
Campanha: O Brasil em Cartaz
Cliente: Cinemark Brasil
Categoria Melhor Campanha Business to Business
Pratas
Agência: NewStyle (São Paulo)
Campanha: Brasil Master Chopp 2009
Cliente: Ambev
Agência: Momentum Promoções (São Paulo)
Campanha: Grande Prêmio Brasil Lenovo
Cliente: Lenovo Tecnologia do Brasil
Categoria: Melhor Campanha de Trade Marketing, Canal ou Varejo Específico
Ouro
Agência: Casanova (Distrito Federal)
Campanha: Passo à Frente
Cliente: Ministério da Justiça e DM9DDB
Prata
Agência: Cobram - Cia Brasileira de Marketing (São Paulo)
Campanha: Desafio Petrobras e seu relacionamento com o trade
Cliente: Petrobras
Bronze
Agência: Umbigo do Mundo Comunicação (São Paulo)
Campanha: Que a vaquinha dá leite você sabia. Mas que o leite dá vaquinhas, isso é novidade!
Cliente: Brasil Foods (BRF)
Categoria: Melhor Campanha de Marketing de Eventos
Prata
Agência: NewStyle (São Paulo)
Campanha: Smirnoff Experience
Cliente: Diageo
Bronze
Agência: Guia Mkt Promocional (Belo Horizonte)
Campanha: Nova Fiat Strada Adventure Cabine Dupla
Cliente: Fiat
Categoria: Melhor Campanha Gerando Fidelidade à Marca
Prata
Agência: Umbigo do Mundo Comunicação (São Paulo)
Campanha: GiraSurpresa
Cliente: Giraffas
Bronze
Agência: Mix Brand Experience (São Paulo)
Campanha: Programa Surpreenda Mastercard
Cliente: Mastercard Brasil Soluções de Pagamento
Categoria: Melhor Uso da Internet, Viral ou Redes Sociais em Uma Campanha de Marketing Promocional
Ouro
Agência: Agência Mood (São Paulo)
Campanha: Lançamento Devassa Bem Loura
Cliente: Grupo Schincariol
Prata
Agência: Umbigo do Mundo Comunicação (São Paulo)
Campanha: Ajude o Chef! Você pediu, o Giraffas fez!
Cliente: Giraffas Administradora de Franquias
Categoria: Melhor Campanha de Incentivo Para Equipe de Vendas
Prata
Agência: Rock Comunicação (São Paulo)
Campanha: Desafio imobiliário Gafisa
Cliente: Gafisa
Bronzes
Agência: Cobram - Cia Brasileira de Marketing (São Paulo)
Campanha: Desafio Petrobras 2009
Cliente: Petrobras
Agência: Hot Shop Group (São Paulo)
Campanha: Sexto Sentido
Cliente: Danone
Categoria: Melhor Campanha de Percepção de Marca e Experimentação
Ouro
Agência: BFerraz Comunicação Promocional (São Paulo)
Campanha: Bar de Gelo Antarctica Subzero
Cliente: Ambev
Pratas
Agência: B/Ferraz Comunicação Promocional (São Paulo)
Campanha: Boutique Magnum
Cliente: Unilever do Brasil
Agência: Bullet (São Paulo)
Campanha: Seda Urban Salon
Cliente: Unilever Seda
Campanha: Melhor Campanha Gerando Incremento de Volume
Ouro
Agência: Marcativa (Salvador)
Campanha: Skol Folia Carnaval Salvador 2009
Cliente: Ambev
Prata
Agência: BFerraz Comunicação Promocional (São Paulo)
Campanha: Promoção Petrobras "O Brasil se encontra aqui"
Cliente: Petrobras
Bronze
Agência: Samurai (São Paulo)
Campanha: Sempre Livre Especial - Perto de Você
Cliente: Johnson & Johnson Sempre Livre
Categoria: Melhor Campanha de Responsabilidade Social
Ouro
Agência: Casanova (Distrito Federal)
Campanha: 1 Ano de Lei Seca
Prata
Agência: Wedo Marketing Promocional (Rio de Janeiro)
Campanha: Pedigree - Adotar é tudo de bom/ Brasil
Cliente: Masterfoods
Bronze
Agência: Rock Comunicação (São Paulo)
Campanha: Ampulheta Lei Anti-Fumo
Cliente: Governo do Estado de São Paulo
Categoria: Melhor Campanha de Baixo Investimento
Ouro
Agência: Biruta Mídias Mirabolantes (Rio de Janeiro)
Campanha: Movimento dos Sem Namorados
Cliente: Par Perfeito
Prata
Agência: BFerraz Comunicação Promocional (São Paulo)
Campanha: Ação Oi Multa
Cliente: Oi
Bronze
Agência: Routerbeta (São Paulo)
Campanha: Sony PS3 God of War III - Kratos
Cliente: Sony Brasil
Destaque Criativo do Ano
Aaron Sutton e Antonio Rosa, diretores de criação da Agência Mood, pela campanha "Lançamento Devassa bem Loura".
Melhor Agência Promocional
B/Ferraz Comunicação Promocional (São Paulo)
Regionais
Melhor Agência Promocional - Região Sul
Inside Direct Marketing Focado
Melhor Agência Promocional - Região Sudeste
Biruta Mídias Mirabolantes
Melhor Agência Promocional - Região Centro-Oeste
Casanova
Melhor Agência Promocional - Região Nordeste
Marcativa
Colocaremos aqui ainda alguns cases vencedores do prêmio. Se você quiser divulgar seu case mande para promoplanners@gmail.com
terça-feira, 13 de julho de 2010
Zero Bala - Categoria Melhor Campanha de Patrocínio ou Tie-In
"Para proporcionar máxima exposição do Novo Fox em um case inédito, produzimos um game show emocionante, interativo e divertido.
Patrocinado pela Volkswagen e apresentado por Daniela Cicarelli e Otávio Mesquita nas tardes de domingo na Band, o Zero Bala mobilizava competidores que queriam trocar seus carros velhos por um Novo Fox, participando de um quiz ao vivo. Após passar por cinco baterias de perguntas, eles tentavam ganhar o Novo Fox na Roleta de Prêmios. A audiência também concorria a prêmios, respondendo um quiz via SMS.
E para estimular ainda mais a participação, foram realizadas ativações como a Kombi Zero Bala, que captava inscrições pela cidade e a aplicação de mais de 120 mil adesivos de 'Vende-se' com um número de telefone em carros estacionados. Ao ligar para o número, o proprietário ou interessado ouvia uma gravação incentivando sua inscrição.

Resultados: Pico de 3,71 pontos de audiência por dia e 2,75 de audiência em domicílio - o dobro da média no horário - mais de 80 mil SMS enviados em uma única semana, geração de mídia espontânea e 7 novos fox distribuídos no programa, que contou com um baixo investimento frente à grande exposição alcançada."
Planejamento: Monica Pedro e Denise de Cássia.
Atendimento: Alexandre Dupont, Fernando Melo e Fernando Figueiredo.
Criação: Daniela Tordino, Rubens Casanova, Cesar Leite e Mentor Muniz Neto.
Produção de Eventos: Isabel Marques e Juliana Queiroz.
Produção Gráfica: Guilherme Gaggl, Natalia Goto e Neno Formiga.
Hoje é a cerimônia de entrega dos prêmios. Amanhã atualizo os posts com cada prêmio e vamos continuar com a sessão de cases por aqui. E lembre-se: se você quiser divulgar o seu case premiado no Ampro Globes Awards, mande a prancha e a ficha técnica para promoplanners@gmail.com. E tenho dito!
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Comgás - Categoria Melhor Campanha de Construção de Marca
Vamos ao case:
A Comgás é a maior distribuidora de gás natural canalizado no Brasil.
O segmento de fornecimento de gás para cozinha no Brasil é dividido em 2 grandes categorias: GLP (botijão) e gás natural canalizado. O GLP oferece algumas desvantagens, como a necessidade de carregar e armazenar botijão. Em contrapartida, a sua utilização é tradicional em meio às consumidoras.
Já o gás natural apresenta vantagens como: o fornecimento contínuo e o pagamento feito após o uso. Por outro lado, o público B2C não tem familiaridade com a Comgás nem com o serviço que ela presta.
A estratégia adotada pela Comgás – efetuar as vendas e a ligação do gás ao mesmo tempo em que a rede de gás é construída, já estava sendo otimizada por uma comunicação regional, bairro a bairro. Mas apesar de as vendas continuarem aumentando, as pesquisas de acompanhamento indicaram um novo fator: o agente Comgás precisava de 4 a 5 visitas à casa do consumidor até fechar negócio. Os motivos: falta de conhecimento de marca, falta de informações sobre o gás natural e falta de credibilidade em relação ao serviço e à marca.
Foi assim que novos desafios foram definidos:
- comunicar-se com o público-alvo de forma mais clara e efetiva;
- definir uma nova ferramenta capaz de gerar desejo pelo gás natural canalizado;
- otimizar o trabalho do vendedor;
- aumentar a credibilidade da Comgás;
- tudo isso respeitando a Lei Cidade Limpa, que proibiu qualquer tipo de comunicação externa em São Paulo.
Estratégia da campanha
O primeiro passo foi a realização de pesquisas para entender a percepção do consumidor B2C em relação à Comgás. Foi identificada uma grande dificuldade em entender o recebimento de gás em casa como um serviço (e não um produto, como o botijão). Mais do que isso, percebeu-se que uma forma eficaz de explicar essa relação seria a comparação com outros serviços já conhecidos, como a água e a luz.
Foi então criado o conceito: “Comgás é gás direto na sua casa, como a água e a luz”. Mas ainda era preciso aumentar a credibilidade da empresa e gerar desejo pelo gás natural. A solução foi buscar um garoto-propaganda popular, crível, ativo no universo “casa”, moderno, próximo do universo feminino, que pudesse ser a voz da Comgás.
A escolhida foi Ana Maria Braga, após nova pesquisa. Todos os materiais de expansão de varejo da Comgás seriam estampados com a apresentadora que, na percepção da dona de casa, “não dá sua cara a tapa e só recomenda aquilo em que realmente acredita”.
Mas isso não era tudo. Ainda faltava uma ferramenta para informar melhor a dona de casa sobre as vantagens do gás natural canalizado, otimizando o trabalho do agente de vendas. Por meio de uma parceria com a Editora Abril foi então criada a “Seja +”, a revista da Comgás. Com conteúdo relevante para o dia a dia da mulher (decisora na compra do serviço), a revista traz interessantes matérias do universo feminino e de cuidados com a casa, colocando a Comgás e o gás natural diretamente no contexto tratado.
Conceito promocional
Comgás.
É gás direto na sua casa, como a água e a luz.
Meios de comunicação utilizados
Envelopamento dos principais comércios
A cada novo bairro em que a Comgás chega, é feita uma pesquisa de perfil dos moradores e identificação dos estabelecimentos relevantes. Eles então recebem sacolas, sacos de pão, sacos de farmácia, lixa de unha, jogos americanos, cartazes e folhetos com comunicação da Comgás.
Revista Seja + (parceria com Editora Abril)
Em meio às matérias do universo feminino e de cuidados com a casa, as vantagens do gás natural canalizado são apresentadas em pílulas. Ex: nas páginas de uma receita deliciosa e simples de fazer, existe um destaque para o benefício de o gás não acabar no meio da receita.
As 2 primeiras edições são entregues pelo próprio agente Comgás, durante suas visitas. A terceira revista é entregue no dia da ligação do gás e tem um tom de “boas-vindas” ao universo da Comgás.
Ação Flores para Você
Promotoras uniformizadas entregam flores às donas de casa, de porta em porta, comunicando a chegada da Comgás de forma simpática. O objetivo é diminuir a resistência e desconfiança em abrir a porta para a equipe vendas da Comgás. Todo o material da ação tinha Ana Maria Braga em destaque.
Endomarketing
Foi produzido um vídeo em que a própria Ana Maria Braga se apresenta como nova garota propaganda da Comgás. Ela deixa uma mensagem de incentivo, reforçando que agora está ao lado de cada um para ajudar a fechar negócio. A equipe de vendas ainda recebeu um kit com: livro oficial de receitas da Ana Maria Braga, avental, bloquinho de anotações e camiseta.

Resultados da campanha
Com novos materiais, novas ferramentas e uma nova identidade, a Comgás assumiu uma comunicação clara, capaz de diminuir as barreiras de entendimento do serviço pelo consumidor. A compreensão do gás natural canalizado como uma categoria diferente do gás de botijão foi efetiva, reforçando seu posicionamento voltado para a modernidade.
Ao chegar nas casas da dona de casa, os vendedores encontraram consumidores informados pela revista Seja + e com menos dúvidas em relação ao serviço e suas vantagens. Por esse motivo, o número de visitas dos agentes até fechar negócio diminuiu de 4 ou 5 para 2 ou 3.
A presença de Ana Maria Braga agregou credibilidade à Comgás, devido à identificação da consumidora com sua imagem de mulher moderna, que cuida da casa e que está sempre disposta a mudar para melhor.
Mais uma novidade: a negociação com estabelecimentos para o envelopamento foi facilitada, já que a maioria tem interesse em pegar carona na popularidade de Ana Maria Braga. Somente de janeiro a maio, cerca de 500 estabelecimentos foram positivados nos seguintes bairros: Butantã, Vila Sônia, Casa Verde, Artur Alvim, Jabaquara e nas cidades Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.
As promotoras da ação “Flores para Você” abordaram mais de 16 mil casas, sendo recebidas com interesse e simpatia. As vendas continuam aumentando e tudo indica que 2010 será um ano e tanto para a Comgás.
Ficha Técnica
Planejamento: Aldo Pini e Matheus Flandoli
Criação: Tatiana Palladino, Christian Sampaio, Guto Blanco, Karina Borges e Ricardo Untura
Produção: Cesar Laranjeira, Lucyenne Ferrer e Miucha Benetti
Atendimento: Márcia Fernandes, Priscilla Germano e Thalita Gallo
Amanhã é o dia do evento de premiação e mais um dia para postar um case premiado no Ampro Globes Awards. Até lá!
quinta-feira, 8 de julho de 2010
PromoPlanners Entrevista: Rubens Casanova

Formado em propaganda na Unip, iniciou a carreira na house da Itautec-Philco, passagens pela agência Colucci Propaganda, SM Comunicação como Diretor de Arte, e atualmente, é Diretor de Criação da Dos Mesmos Criadores na Bullet, divisão voltada a embalar promocionalmente oportunidades e produtos de conteúdo.
Já criou para clientes como Volkswagen, Volkswagen Caminhões e Ônibus, MAN, Audi, Kraft, Itaú, Uniclass, Credicard, Diners Club, Citybank, Santander, O Boticário, Intelig Telecom, Claro, Nokia, entre outros.
Rubens foi um dos jurados da etapa nacional do Ampro Globes Awards e topou fazer uma entrevista aqui para o Promo Planners para comentar sobre a premiação.
PromoPlanners: Como foi a experiência de participar do júri do Ampro Globes Awards pela primeira vez?
Rubens Casanova: É uma experiência interessante pela dinâmica da premiação e pela possibilidade de ver o que as agências estão fazendo. De certa forma, é um parâmetro necessário de competitividade. Ou da visão de competitividade que cada agência tem. É um juri multidisciplinar. Isso tira o foco somente da criatividade. Além do conceito, planejamento, resultados e execução também têm pesos importantes.
PP: O que mais te impressionou nos cases inscritos?
RC: A variedade de ferramentas usadas para atingir os objetivos de cada briefing. Estamos realmente utilizando diversas mídias. Explorando variados pontos de contato. Alguns cases exploraram mídias variadas de maneira muito inteligente e eficaz.
PP: Como funciona o processo de júri?
RC: Existe uma etapa online. Os cases ficam a disposição para votação no site da Ampro. Subdivididos em 16 categorias. Cada categoria julga conceito, inovação, execução e resultado com notas de 1 a 10. Da votação online sai o shortlist de cada categoria julgado na etapa presencial. A partir do shortlist, vem a decisão sobre que peças levarão ouro, prata ou bronze.
PP: O que é que torna uma peça num prêmio de Bronze, Prata ou Ouro?
RC: São vários fatores. Levam vantagem os cases com mais exposição na mídia. Que conquistaram mídia espontânea. Que viralizaram. É importante saber a maneira certa de inscrever os cases e quais as categorias mais adequadas para cada case.
Alguns cases foram descartados apesar de terem uma boa pontuação por não estarem na categoria certa. A clareza com que o case é inscrito também importa muito. São centenas de cases para serem julgados, então objetividade também ajuda muito. Alguns cases com informacões demais e pranchas poluídas perdem competitividade.
Geralmente, ouro é a indicação mais espontânea do júri. Alguns cases conseguiram unanimidade. Resumindo, o ouro vem para quem tem a melhor idéia e sabe a maneira certa de executar e mostrá-la para o juri. É a consequência do equilíbrio de um case. Em algumas categorias não tivemos idéias dignas de ouro. Quanto mais dividida a opinião do júri, mais prata ou mais bronze o case fica.
PP: Foi muito difícil escolher os vencedores de cada categoria?
RC: Ouros geralmente são decisões mais fáceis. Existem categorias mais competitivas. Com cases maiores, mais verba e mais exposição na mídia. E categorias com menor número de inscrições. Isso também interfere na dinâmica de escolha de um case medalhista. Diversos cases dividiram a opinião do juri. Inclusive geraram debates sadios sobre a relação categoria/case.
Reforçando, saber inscrever cases é muito importante. Isso inclui saber contar o que é realmente importante para o case.
PP: Na sua análise, quais são as principais dificuldades que uma agência tem para ganhar um prêmio?
RC: A maior dificuldade está em saber realmente se ela tem trabalhos bons para inscrever.
PP: Qual sua dica para aqueles que desejam concorrer nos próximos anos para o Ampro Globes Awards?
RC: Uma campanha que quer ganhar esse prêmio deve ser criteriosa e coerente desde a ideia seminal, planejamento, execução e medição de resultados.
Ela nasce no briefing e geralmente é feita em parceria com um cliente disposto a inovar. A qualidade não pode cair em nenhuma etapa do processo.