terça-feira, 30 de junho de 2009
De volta com o Promo Pérolas
Voltamos! Sim, voltamos com o nosso divertido post de cada dia que conta as melhores situações vividas por planners, seus briefings e outros momentos tão interessantes de nossos dias na agência.
E para celebrar a volta, trouxe 4 pérolas que aconteceram nos últimos meses.
Promopérola 1:
Briefing recebido no planejamento - "Precisamos criar uma ação com foco em reciclagem... Em todo material de comunicação é obrigatório destacar a importância da seleta coletiva"
Promopérola 2:
Mais um briefing recebido no planejamento - "Precisamos sugerir locais para fazer shows locais inusitados na cidade de São Paulo. Não é necessário pensar em ações de divulgação dos shows pois a empresa XXXX vai fazer um ARGH para promover cada evento."
Promopérola 3:
Atendimento entra com o briefing para o planejamento dizendo: "Vamos apresentar um projeto de pró-ativação"
Promopérola 4:
E-mail do atendimento ansioso para entregar o briefing para o planejamento e criação diz: "Pessoal, precisamos falar URGENTE sobre esse projeto. Vamos fazer uma reunião amanhã de manhã no primeiro horário? Todos podem às 14hs?"
As Promo Pérolas são diálogos e acontecimentos flagrados nas agências, que fazem com que o dia valha a pena... e o salário, não.
Nomes e algumas referências serão alteradas para proteger os inocentes e os empregos.
Para colaborar, mande a sua promo pérola (mas tem que ser verdadeira, senão não tem graça).
Bronze em Promo #6
Essa ganhou em mídia, mas para mim é uma promoção.
Já que ocupa apenas metade de uma vaga, nada mais justo que o Smart pagar meia em estacionamentos. É do Brasil, é da Ponto de Criação.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Bronze em Promo #5
Buscando atrair novos clientes entre executivos, a cia de ônibus De Lijn, com criação da
Duval Guillaume de Bruxelas, transformou os cartões de visita dos seus funcionários em passes livres para seus ônibus. Na mensagem. "Com este cartão, você sempre pode me encontrar."sexta-feira, 26 de junho de 2009
Bronze em Promo #4
A cerveja Carlton Draught, aquela do "Big Ad", fez uma ação fantástica.
Criada pela Clemenger BBDO Melbourne, a promoção consistia em jogar o seu carro velho do alto de um avião.
Se acertasse o alvo, o felizardo levava 100.00 dolletas. Errando ou acertando levava um Dodge Journey.
Bronze em Promo #3
Transformar um momento de ódio em uma oportunidade é o grande mérito dessa ação da Goss, Gothenburg.
Ao ver uma multa no para-brisa de um carro estacionado, o promotor colocava ao lado um folheto que dava o mesmo valor da multa em desconto na compra de uma bicicleta na loja Sportspec.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Bronze em Promo #2
Eu jogo Atari, entende.
Era para postar os cases de cannes, mas vi isso no blog do Flávio Gomes e não resistí.
Reparem na dublagem que fizeram no rei do futebol.
por
Panhoca; Bruno
às
12:39
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Bronze em Promo #1
Sem muita ordem ou constância, vamos apresentar aqui alguns cases que faturaram leões em promo.
O primeiro é fantástico.
Na Suécia, mais precisamente em Gotemburgo, existem dois times de futebol: o GAIS e o IFK Goteborg. O GAIS é "freguês" do IFK Goteborg há 16 anos.
Para tirar um sarro, o IFK Goteborg iniciou uma campanha, criada pela ANR.BBDO Gothenburg, vendendo flores com as cores do rival.
Todo o dinheiro arrecadado seria doado para o GAIS, para melhorar a equipe.
Aqui com certeza acabaria em morte.
Cobertura Cannes Lions
Olá amigos leitores!
Escrevo esse post para lembrar que eu e meu amigo Alisson Avila estamos fazendo uma cobertura do Cannes Lions no blog da Aktuell. Dêem uma passada por lá e vejam o Festival por uma ótica diferente. Não se esqueçam de participar deixando seus comentários.
Quando retornar para o Brasil volto a postar no Promo Planners normalmente. É que as coisas aqui são muito corridas e seria impossível manter o volume de posts que a cobertura exige e ainda escrever em nosso querido blog. Mas o importante é que o conteúdo está acessível a todos.
Abraços. Au revoir!
Escrevo esse post para lembrar que eu e meu amigo Alisson Avila estamos fazendo uma cobertura do Cannes Lions no blog da Aktuell. Dêem uma passada por lá e vejam o Festival por uma ótica diferente. Não se esqueçam de participar deixando seus comentários.
Quando retornar para o Brasil volto a postar no Promo Planners normalmente. É que as coisas aqui são muito corridas e seria impossível manter o volume de posts que a cobertura exige e ainda escrever em nosso querido blog. Mas o importante é que o conteúdo está acessível a todos.
Abraços. Au revoir!
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Realidade pré-ampliada
Quando o mercado de videogame ainda estava definindo um padrão, embora já houvesse um claro domínio do Atari, diferentes plataformas conviviam, algumas até muito mais interessantes que essa.
Com o objetivo de atender às solicitações de meu filho por um videogame, procurei unir o agradável ao útil, buscando uma solução que, além de divertir, trouxesse algum benefício educacional. Para minha surpresa, ela existia, era um produto da Philips, o Odissey, que tinha uma característica peculiar: possibilitava um certo nível de interação entre o jogador e o jogo.
No Odissey, através de um teclado, era possível “customizar” alguns jogos como o Pac Man, por exemplo, no qual se podia redesenhar livremente o labirinto onde o bichinho e os monstros agiam.
Uma outra característica do Odissey, que eu admirava, nada tinha de tecnológico: eram os jogos que combinavam a ação na tela do monitor com a progressão do jogo em tabuleiros, como War, Banco Imobiliário e outros no gênero. Havia um jogo do Senhor dos Anéis, em particular, em que essa convivência entre o virtual e o real era o seu maior apelo.
Os jogos que tinham tabuleiros por plataforma possibilitavam a convivência entre os jogadores, coisa que o videogame à la Atari não permitia. Essa experiência acabei levando para o mundo promocional ao fazer uma adaptação do War como dinâmica numa convenção para uma seguradora: os “combates” eram travados no computador e o “teatro” de guerra, realizado num tabuleiro cenográfico gigantesco.
Agora vejo que isso está sendo recuperado, através das soluções de realidade aumentada, com seus “tabuleiros” 3D e animados, incorporando, obviamente, a magia que a tecnologia atual permite e a falta de recursos de antes compensava com a imaginação.
Vejo na realidade aumentada uma nova fonte de recursos para ações de marketing promocional ao “tirar” o virtual da tela de um monitor ou, ainda, ao fazer uma ponte entre o universo do écran e o tampo da mesa na sala de jantar, onde famílias ou tribos estarão reunidas.
Promo Planners em Cannes
Bonjour!
Estive ausente nesses últimos dias em decorrência de grandes mudanças por quais estava passando a Aktuell. Além do usual volume de trabalho, estávamos cuidando de nossa própria marca. Não é porque a casa é de ferreiro que o espeto precisa ser de pau. Mergulhamos fundo em nossa própria essência para descobrir como deveriamos nos posicionar diante o mercado. Agora somos a Aktuell, Comunicação com Atitude. Temos uma nova identidade visual, um novo site e um blog (no qual também passarei a escrever). Todos aqui na agência gostaram bastante do resultado, porque ficou a cara da gente. Então passa lá e nos conheça um pouco mais.
Além disso, estava deixando a casa em ordem e arrumando minhas malas para o Festival de Cannes. Estou viajando para lá amanhã, com a missão de fazer uma cobertura diferente desse evento que todos já conhecem muito bem.
Estou indo como representante da Aktuell, e por isso farei a cobertura pelo blog da agência. Mas como também sou um Promo Planner, sempre colocarei aqui links para vocês aproveitarem todo o conteúdo interessante que rolar por lá. E tenho certeza que vai rolar muita coisa boa.
Então a partir de sábado fique ligado aqui no Promo Planners e no blog o2 Aktuell para dar uma espiada no maior festival de publicidade do mundo. O que posso prometer é que eu e meu companheiro de viagem, Alisson Ávila, tentaremos trazer coisas de uma maneira diferente daquela que os grandes veículos de comunicação costumam fazer.
Au revoir!
por
Gustavo Gontijo
às
09:20
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Novidades direto de Cannes
O Marcelo Heidrich, nosso jurado brasileiro em Cannes na categoria Promo Lions, junto com a Ana Paula, VP de Criação da Ponto estão gravando vídeos e postando novidades e notícias de todo o processo de julgamento dos trabalhos inscritos no festival. Abaixo tem dois vídeos deles contando como anda o primeiro dia.
Quem quiser ver mais sobre o que rola em Cannes, os dois fizeram um site que reune todas as mídias que eles estão usando. http://www.pontodecriacao.com.br/livecannes
Quem quiser ver mais sobre o que rola em Cannes, os dois fizeram um site que reune todas as mídias que eles estão usando. http://www.pontodecriacao.com.br/livecannes
por
Matheus Flandoli
às
15:57
Marcadores:
cannes 2009,
jurado,
matheus flandoli,
ponto de criação,
promo lions
terça-feira, 16 de junho de 2009
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Prova de Fogo
Para provar que seus soutiens realmente cumprem a função primária de manter a peitaria no lugar, a marca de lingerie inglesa Ultimo promoveu esta ação sensacional.
Diversas modelos usando o soutien da marca em uma montanha russa.
Como disse a matéria do globo.com, a ação tem valor científico zero, mas é um colírio para os olhos.
Aqui você vê as fotos, no link o vídeo da ação.
P.S. Me segurei pra não por "Seguuuura Peitão" no título do post.
O caso da porcelana inglesa
No início da década de 1991, uma senhora, revendo velhos guardados da família formados por fotos, documentos e esquecidas lembranças, deparou com um envelope no qual havia uma coleção de rótulos de produtos Nestlé já amarelecidos pelo tempo. Junto, um recorte de anúncio de revista descrevia uma promoção na qual colecionando-se um dado número de rótulos de produtos Nestlé a consumidora ganhava um jogo de chá de porcelana inglesa.
Surpresa, a senhora verificou que o número de rótulos correspondia ao exigido pelo regulamento, que também não estabelecia um prazo de validade para a campanha.
Movida mais pela curiosidade do que pela esperança, ela procurou a Nestlé e expôs o caso. A empresa pesquisou e soube que se tratava de uma campanha feita no final da década de 1930. Ocorre que, com a eclosão da 2ª Guerra Mundial, em 1938, cessou a importação de jogos de porcelana inglesa e a promoção não pôde premiar os consumidores que atingiram o objetivo determinado pela campanha.
Vendo que tinha um bom case nas mãos, a Nestlé, passados mais de 50 anos, fez a entrega do prêmio, o que rendeu matérias na mídia e até uma entrevista com a ganhadora no então Jô Onze e Meia.
Além da curiosidade e da oportunidade de marketing para a Nestlé, o episódio ilustra como são antigos os recursos utilizados para promover vendas e fidelizar clientes.
O que não mudou neste tempo todo? Foram as pessoas ou os apelos promocionais?
PromoPlanners quer saber - Resultado
Demorou, mas chegou!
Com 15 dias de atraso, estou divulgando aqui o resultado da pesquisa. O site que estava hospedado deu um pau enorme e eu consegui resgatar a prévia.
Marinheiro de primeira viagem, sabe como é, né?!
Mas aqui abaixo encontram-se as agências votadas na nossa pequena enquete. Não tem valor de pesquisa, mas deu para ver a enorme diferença da Bullet em relação às outras agências. Clique na imagem
Outra coisa bacana também foi ver no campo "Outros" aparecer a Santa Clara, que se mostrou uma agência desejada tanto na pesquisa do Brainstorm #9, como aqui.
Pincei aqui também uns comentários que vocês escreveram justificando os votos na Bullet:
“Um diretor de criação respeitado.”
“Lembrança de marca. Por algum motivo, os cases da Bullet são os que primeiro me vem à cabeça.”
“Por ser uma empresa pioneira no formato de ativação e pela aparente liberdade de criação presente em suas ações.”
“Um toque a mais de criatividade que as outras.”
“Acho que a criatividade e a liberdade de idéias.”
“Não conheço todas, mas acredito que a cultura da Bullet e da sua diretoria é a que mais se enquadra no meu perfil.”
“A Bullet é claramente uma agência voltada para a criação que, penso, dê mais valor às novas idéias e se esforce em realizá-las.”
“Profissionais inspiradores.”
“Podbility”
“Uma agência estruturada sem perder em criatividade e ousadia.”
E aí? Todos concordam com isso? Vamos usar o espaço para discutir um pouco mais, que tal?
Com 15 dias de atraso, estou divulgando aqui o resultado da pesquisa. O site que estava hospedado deu um pau enorme e eu consegui resgatar a prévia.
Marinheiro de primeira viagem, sabe como é, né?!
Mas aqui abaixo encontram-se as agências votadas na nossa pequena enquete. Não tem valor de pesquisa, mas deu para ver a enorme diferença da Bullet em relação às outras agências. Clique na imagem
Outra coisa bacana também foi ver no campo "Outros" aparecer a Santa Clara, que se mostrou uma agência desejada tanto na pesquisa do Brainstorm #9, como aqui.
Pincei aqui também uns comentários que vocês escreveram justificando os votos na Bullet:
“Um diretor de criação respeitado.”
“Lembrança de marca. Por algum motivo, os cases da Bullet são os que primeiro me vem à cabeça.”
“Por ser uma empresa pioneira no formato de ativação e pela aparente liberdade de criação presente em suas ações.”
“Um toque a mais de criatividade que as outras.”
“Acho que a criatividade e a liberdade de idéias.”
“Não conheço todas, mas acredito que a cultura da Bullet e da sua diretoria é a que mais se enquadra no meu perfil.”
“A Bullet é claramente uma agência voltada para a criação que, penso, dê mais valor às novas idéias e se esforce em realizá-las.”
“Profissionais inspiradores.”
“Podbility”
“Uma agência estruturada sem perder em criatividade e ousadia.”
E aí? Todos concordam com isso? Vamos usar o espaço para discutir um pouco mais, que tal?
por
Matheus Flandoli
às
11:42
Marcadores:
agências,
matheus flandoli,
pesquisa,
resultado
sexta-feira, 12 de junho de 2009
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Estúpido cupido
Estava na festa de aniversário de um amigo, num bar avarandado, quando, da rua, veio alto o trovejar de um carro de som ululando para quem quisesse (e principalmente para quem não quisesse) ouvir quanto sua namorada o amava. Houve quem achasse aquela declaração hiperbólica um mico, outros, mais leves, se divertiram e muitos se emocionaram sinceramente com o gesto rasgado.
Em outra oportunidade, também num aniversário, um quarteto de seresteiros irrompeu na reunião entoando standards românticos que culminaram com o irrepreensível Carinhoso.
Esses momentos emblemáticos vieram à minha lembrança por ocasião do indefectível Dia dos Namorados. É uma data comercial (qual não é?), todo mundo sabe e assim a reconhece. Mas as pessoas vão se sentir gratificadas pela lembrança, menos amadas se não lembradas e até deprimidas quando sem um amor para delas lembrar ou esquecer.
O amor, parece-me, precisa mesmo se realimentar de gestos, exagerados como um tango ou sussurrantes como um chorinho de Pixinguinha.
Afinal, como sentenciou Fernando Pessoa, “todas as cartas de amor são ridículas”, para depois suspirar “quem me dera o tempo em que as escrevia sem me dar por isso”.
Disso tudo vejo pouco, quase nada, nas ações promocionais do Dia dos Namorados. Cupido, vai ver, não flechou o planejamento promocional.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Nosso Mundinho
Engraçado como algumas coisas do nosso mercado são surreais e mesmo assim aceitamos, mas quando colocadas em um contexto do cotidiano elas parecem ainda mais absurdas. Vejam com seus próprios olhos no vídeo abaixo.
Bonus: Abaixo outro vídeo que retrata bem nosso dia a dia.
Ainda bem que isso não acontece só aqui em terras brasileiras.
Dica da @Lilica
Video do excelente blog Piores Briefings do Mundo
Bonus: Abaixo outro vídeo que retrata bem nosso dia a dia.
Ainda bem que isso não acontece só aqui em terras brasileiras.
Dica da @Lilica
Video do excelente blog Piores Briefings do Mundo
por
Matheus Flandoli
às
17:42
Marcadores:
agência,
cliente,
desabafo,
matheus flandoli,
mercado promocional,
relacionamento
segunda-feira, 1 de junho de 2009
iPhone Apps
Devagar, as marcas estão aprendendo a lidar com esta ferramenta de infinitas possibilidades.
Entre as apps corporativas só consigo enxergar dois tipos: as úteis e as divertidas.
As úteis passam informações sobre o produto, dizem onde comprar, dão dicas de consumo entre outras. Substituem com tecnologia os antigos folhetos.
As divertidas, minhas preferidas, servem para entreter, alegrar conversas de boteco, tirar um sarro e garantir risadas.
Recursos como o touch screen e o acelerômetro são muito bem utilizados por alguns programadores.
A Gillette conseguiu com esse app.
Deixa que o consumidor se divirta brincando de Chicano, Pierre, Dali, Fidel, etc.
A criatividade do consumidor é o limite. Meninas também podem usar e ensaiar novos formatos de depilação antes de se decidirem.
Entre as apps corporativas só consigo enxergar dois tipos: as úteis e as divertidas.
As úteis passam informações sobre o produto, dizem onde comprar, dão dicas de consumo entre outras. Substituem com tecnologia os antigos folhetos.
As divertidas, minhas preferidas, servem para entreter, alegrar conversas de boteco, tirar um sarro e garantir risadas.
Recursos como o touch screen e o acelerômetro são muito bem utilizados por alguns programadores.
A Gillette conseguiu com esse app.
Deixa que o consumidor se divirta brincando de Chicano, Pierre, Dali, Fidel, etc.
A criatividade do consumidor é o limite. Meninas também podem usar e ensaiar novos formatos de depilação antes de se decidirem.
82,8% dos Twitteiros, são solteiros.
Peaquisa realizada pela área de presença digital da Bullet revelou o perfil do twitteiro brazuca.
Veja aqui a apresentacão completa.
Excelente material.
Veja aqui a apresentacão completa.
Twitter no Brasil
View more Microsoft Word documents from bullet_promo.
Excelente material.
Assinar:
Postagens (Atom)