segunda-feira, 15 de junho de 2009

PromoPlanners quer saber - Resultado

Demorou, mas chegou!

Com 15 dias de atraso, estou divulgando aqui o resultado da pesquisa. O site que estava hospedado deu um pau enorme e eu consegui resgatar a prévia.

Marinheiro de primeira viagem, sabe como é, né?!

Mas aqui abaixo encontram-se as agências votadas na nossa pequena enquete. Não tem valor de pesquisa, mas deu para ver a enorme diferença da Bullet em relação às outras agências. Clique na imagem




Outra coisa bacana também foi ver no campo "Outros" aparecer a Santa Clara, que se mostrou uma agência desejada tanto na pesquisa do Brainstorm #9, como aqui.

Pincei aqui também uns comentários que vocês escreveram justificando os votos na Bullet:

“Um diretor de criação respeitado.”

“Lembrança de marca. Por algum motivo, os cases da Bullet são os que primeiro me vem à cabeça.”

“Por ser uma empresa pioneira no formato de ativação e pela aparente liberdade de criação presente em suas ações.”

“Um toque a mais de criatividade que as outras.”

“Acho que a criatividade e a liberdade de idéias.”

“Não conheço todas, mas acredito que a cultura da Bullet e da sua diretoria é a que mais se enquadra no meu perfil.”

“A Bullet é claramente uma agência voltada para a criação que, penso, dê mais valor às novas idéias e se esforce em realizá-las.”

“Profissionais inspiradores.”

“Podbility”

“Uma agência estruturada sem perder em criatividade e ousadia.”

E aí? Todos concordam com isso? Vamos usar o espaço para discutir um pouco mais, que tal?

14 comentários:

Felipe disse...

Qual foi a base de respostas (quantos profissionais)?

Matheus Flandoli disse...

Felipe,

Foram pouco mais de 50 respostas. quase 75% deles trabalhavam em agência.

Lembrando que nem a metodologia ou a amostra serve como base de pesquisa. Foi uma enquete feita por nós para iniciar uma conversa com todos nós planejadores de promoção.

Mauro disse...

De onde saiu a lista base da pesquisa?

Algumas agencias como The Marketing Store, Plano 1, Plano Trio, Pepper entre outras, que possuem "awareness" no mercado, não fizeram parte da lista original.

Foi com base em algum Ranking?

Marinho disse...

Não acho que uma lista contendo as agências que ficaram ausentes ou mesmo uma abordagem mais científica modificasse o óbvio: a Bullet é, de longe, a agência de promoção que aprendeu que em casa de bom ferreiro o espeto é de ferro mesmo.

Mauro disse...

Meu ponto não foi questionar a Bullet, até porque concordo que é uma das principais agencias Brasileiras, e o resultado mais do que esperado.

Fica apenas a curiosidade com relação a origem da lista inicial.

Panhoca; Bruno disse...

Mauro, se não me engano essas agências estavam sim na pesquisa. Acredito que elas não aparecam no resultado pois não tiveram nenhum voto.

Pedro disse...

Realmente a Pepper estava. Mas as demais nao.
Alguma razão em especial?

Matheus Flandoli disse...

Mauro e Pedro,

A lista original não era e nunca foi fechada. Tínhamos a opção de responder a pesquisa com um campo "Outras".

A Santa Clara Nitro apareceu na pesquisa dessa maneira, com pessoas respondendo a pesquisa e entendendo que em matéria de BTL, a agência mais interessante para eles era a Santa Clara Nitro.

Tivemos por volta de 50 votos o que consideramos ainda uma quantidade baixa. Algumas agências listadas ficaram sem nenhum voto e só listei nos resultados aquelas que tiveram pelo menos um voto.

Independente da lista gerada ou não, sempre daremos a oportunidade para que outra agência ou resposta não listada apareça. O campo "Outras" serve justamente para isso.

Até porque ao contrário das agências de propaganda que podem ser segmentadas pelo ranking de investimento publicitário, não temos muito como segmentar o nosso mercado com um ranking das 50 maiores ou mais importantes.

A lista só serve para ajudar e se sua resposta não estiver por lá e aparecer em número relevante no campo "Outras" pode ter certeza que aparecerá na lista na próxima pesquisa.

Abraços,

Matheus Flandoli

Mauro disse...

Matheus,

Acho que vc me entendeu mal.

Não estou questionando a validade da lista, nem qualquer aspecto de validade da pesquisa, muito menos insinuando qualquer tipo de vies..

Muito pelo contrário, achei a iniciativa muito bacana.

A pergunta que fiz foi simplesmente por curiosidade com relação a lista original.

Gostaria de saber como chegaram nela.

Pode ter sido simplesmente com base nas agencias que vem a sua cabeca. Não sei. Não estou perguntando isso por julgamento, mas por curiosidade.

Matheus Flandoli disse...

Sei que vc não está questionando! Só tinha entendido que as pessoas tinham buscado essa opção, mas que não tinha na pesquisa. Sacou? :-)

Montar a lista aconteceu através de um mega brainstorm mesmo. Comecei a conversar com uma galera e fomos listando.

Mas decidimos deixar o campo outras aberto pq sabíamos que estávamos esquecendo algumas.

Mas não achei uma lista ou um ranking para eleger as melhores. Se alguém achar, mande para a gente. Quem sabe aumenta mais essa discussão. :P

Mauro disse...

Blz.

Acho uma informação interessante, pq reflete o awareness de uma galera antenada no mercado.

Abs,

Marinho disse...

Acho que esse aspecto levantaado pelo Mauro que é o ponto: awereness. Inclusive isso serviu de alerta aqui em minha agênica, a Momentum, cuja consciência da marca não corresponde à realidade do mercado.

Flávio disse...

Idem ao ponto do Marinho. A agência onde trabalho, a Creata, é muito conhecida talvez pelas marcas que trabalhem com o público infantil (os brinquedos do McLanche Feliz, do McDonald's, são nosso maior porta voz, já que somos responsáveis pela criação e fabricação de grande parte deles). De qualquer modo, mil parabéns pela pesquisa. A Bullet é uma agência realmente inspiradora e tem estado super em alta.

Pérola disse...

Pode ser informal, mas o resultado da pesquisa representa a mais pura verdade. Sou suspeitíssima pra falar, fiquei 12 anos na Bullet e saí ainda amando trabalhar lá. Por onde passo todo mundo me pegunta se eu estava louca quando decidi sair. Foi bem consciente,eu realmente precisava fazer isso, mas não foi fácil não. :)