Então, o que eu fiz foi perguntar por aí, pedir ajuda dos leitores promo planners, enviar e-mails pra alguns fodões da nossa área e fuçar em livrarias. Espero que o resultado ajude você, como ajudou a mim, a compor uma pequena parte de suas referências.
Só que, olha... leia de tudo. De Contigo a Wired, de Veja a New Yorker, de Cebolinha a Archive. Leia livros bons, de qualquer estilo, de autores que saibam o que estão fazendo, da área e fora da área. Vá ao cinema, ao teatro, leia jornais, blogs, sites, veja TV, DVD, converse com as pessoas, observe, fale, ouça, visite, pergunte, questione, fuce no youtube, go crazy! E, sempre que tiver um tempinho, vá lendo estes livros que foram importante para várias pessoas com que conversei nesses dias:
No post anterior, você viu esses aqui:
O Fabiano Coura, da NeoGama e do post aí de baixo, também disse que Perfect Pitch está na lista dos must-read dele. E ainda mandou mais 3, que ele acha que foram importantes pra ele:
Purple Cow, do Seth Godin
Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make Competition Irrelevant, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne
E também Beyond Disruption: Changing the Rules in the Marketplace, de Jean-Marie Dru
O Gustavo, que escreve aqui no PP, recomenda fortemente o livro Como Fazer Sua Propaganda Fazer Dinheiro, de John Caples.
"Ele é um ótimo livro para dar um gostinho do que é publicidade "pé-no-chão". Hoje em dia ficamos divagando sobre construção de marca, comunicação 360º, experiências multisensoriais, blá, blá, blá... Legal. Mas acabamos nos esquecendo do essencial, das origens da comunicação, da simplicidade."
Pra mim, livro do Júlio Ribeiro é como do Luís Fernando Veríssimo. Entrou no campo visual, eu já entrei na fila pra pagar, sacumé? Lá vão eles, todos valem a pena:
Entenda propaganda - 101 perguntas e respostas
Fazer Acontecer
Tudo o que Você Sempre Queria Saber Sobre Propaganda e Ninguém Teve Paciência Para Explicar, com vários autores.
Esse livro é veeeelho, ganhei de presente quando passei no vestibular, em 1812, se não me engano. Mas tenho até hoje, já emprestei, já recomendei, já vi MUITA gente lendo e andei perguntando para pessoas com idade começada com 2, como nossa leitora Andressa, e me garantiram que ele ainda é legal. No mínimo, vale a visita para um momento retrô. A Magy Imoberdorf já foi, já voltou e os mais novos nem sabem quem ela é. O livro é da época que ela estava no auge. Eu disse. É velho. Mas vale a pena. Peça emprestado pra ler só a parte de Planejamento (Júlio Ribeiro), se você estiver com preguiça.
Quer mais?
Hitting the Sweet Spot: How Consumer Insights Can Inspire Better Marketing and Advertising, de Lisa Fortini-Campbell
The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, do Chris Anderson
Peguei uma dica que o Neto, da Bullet, passou uma vez, que é o Made to Stick: Why Some Ideas Survive and Others Die, dos irmãos Chip e Dan Heath. Ele é uma continuação não-oficial de outro livro muito recomendado por aí, The Tipping Point, do Malcolm Gladwell. "O livro é um verdadeiro manual técnico e prático de criação, ideal para quem ainda acha que criar, em comunicação é uma “arte” ou que demanda 'inspiração'", disse o Neto aqui. "É leitura obrigatória para velhos e novos profissionais de comunicação, prova disso é que vem indicado por uma dezena de gurus, entre eles (...) Chris Anderson e Guy Kawasaky".
Brand Gap, de Marty Neumeier, segundo o César, é bárbaro!
A [dea] está lendo Lovemarks: The Future Beyond Brands, do Kevin Roberts, que leva você a "ver o Planejamento sob um ponto de vista profundamente essencial, o amor". Leia na versão original, diz ela. A traduzida é cheia de erros e não há amor que resista.
O próximo livro da lista dela e da minha (depois que terminar os dois que prometi ler no post anterior...) é Things I Have Learned in my Life So Far, do Stefan Sagmeister. Quem viu a palestra dele no TED deve ter colocado o livro na listinha também (postei aqui).
Olha... e tem muito mais. Se nosso trabalho é saber o máximo de coisas e estar sempre antenado, os livros da área não dão conta. De novo: leia de tudo. Mas... espero que essa listinha ajude na próxima visita à livraria, pra você ficar menos perdido.
UPDATE: chequem, nos comments, mais dicas e opiniões. Valeu, gente!
2 comentários:
Faltou um outro velhinho: Posicionamento, de Al Ries e Jack Trout.
Oi Robi e amigos promoplanners...
Confesso que vi o post sugerindo as dicas, mas não deu tempo de mandar... Portanto, vou colo car as minhas dicas por aqui. Espero que seja de bom uso para todos
1) Cauda longa é bom demais, não vejo a hora do ler o próximo livro do Chris Anderson, que terá como tema a distribuição gratuita, tema que interessará a todos, principalmente os promoplanners.
2) Além da Disrupção tb recomendo, embora a minha percepção foi ler os mesmos conceitos diversas vezes... nele você aprende mesmo se não quiser, rs.
3) Lovemarks é show... a mensagem é bem bacana. Isso sem falar na diagramação do livro que proporciona uma leitura bem agradável
4) Como planejar a propaganda , do alan cooper (traduzido por aqui pelo GP) é legal para entender os primeiros passos da diciplina... muita coisa mudou desde a publicação.
5) Criatividade, do Pat Fallon é interessante, pois pretende ensinar a usar a criatividade a favor dos negócios.
6) Na linha de livros que se propoem nos ajudar a resolver problemas e vender idéias por imagens, indico dois: The Back of the Napkin (Dan Roam) e Envisioning Information (Edward R. Tufte)... ainda não li, pois estão a caminho (pela amazon), mas foram muito bem recomendados
Além disso, acho legal ler biografias de empresários... Dão uma visão bem bacana de como eles enxergaram os negócios e o que fizeram para manter ou inverter totalmente a direção.
Quanto aos demais livros sugeridos já estão na lista de PRECISO LER URGENTE!!!
Abraços
Fernando
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