quarta-feira, 19 de março de 2008

Queeem vai quereeeeeeer, queeem vai quereeeeeeer... a-haaaaai, i-hiiiiii...

Bastante gente me pergunta - e não só quem escreve pra gente aqui no Promo Planners - se conheço um livro bom sobre Planejamento de Promoção.

Não tem um que eu conheça. Mas têm váaaarios que são legais para ler. Cada um te mostra uma coisa, um ângulo... não tem "UM SÓ" nada que seja bom.

Qual é o melhor livro que você já leu?
Qual é o melhor filme a que você já assistiu?
Qual é a melhor música que você já ouviu?

Sei lá, eu, heim... Posso citar oS melhoreS, plural.

Portanto, proponho uma coisa a todos os promo planners leitores e postadores: me mandem títulos de livros realmente legais que você já leu e que te ajudaram de alguma maneira na sua profissão.

Vou fazer um apanhado geral das sugestões e postar aqui, com as devidas recomendações e comentários.

Prazo: até o final do mês (segunda-feira, dia 31.03).

Podem mandar pro nosso e-mail, pro meu e-mail ou colocar aqui nos comments.

Pra começar, um momento Silvio Santos. Quem já assistiu a pelo menos meia hora do programa dele, em qualquer época, já o ouviu dizer "eu não vi esse filme, mas ele é muito bom".

Pois então. Eu não li esse livro, mas ele é muito bom: "A Arte do Planejamento. Verdades, Mentiras e Propaganda", de Jon Steel, que vem a ser, pra quem não conhece, um dos principais planners da Inglaterra. E foi quem disse que o planner é a arma secreta das agências ;)

É dele também "The Perfect Pitch", que o Julio Ribeiro recomendou a leitura para os executivos da Talent.

Agora é com vocês, Lombardis, aaaaa-haaaaaaaiii, iiiiii-hiiiiiiiiii... manda aí, mandaaaaíiiii o nome dos livros que você achou importante ter lidooooooo...


UPDATE: acabo de comprar esses dois livros. Quando eu acabar, posto aqui minha opinião.
:)

5 comentários:

andrea mello disse...

eu li =]
a arte do planejamento é realmente muito bom.
e quando acabar o perfect pitch você me empresta? [dizem que todo planner tem q ser meio cara de pau às vezes, então aqui está a minha vez]

Anônimo disse...

como assim "às vezes"? ahahahahhha

Anônimo disse...

Um inglês deitando e rolando na terra do Tio Sam. Esse é o cenário que vemos no livro explorado por JonSteel.

Fui entrevistado uma vez pela Mariane Maciel (Almap) e lá conversamos sobre esse livro recomendado, até então eu não o conhecia. Quando comprei e li o livro (leva uns 2 dias) realmente comprovei porque o Jon está entre os melhores planners do mundo.

Um texto bem corrido, sem teorias e muita prática explora o planejamento no dia a dia das agências de maneira muito simples e original. Isso mesmo, muito simples!! Pesquisas/análises em dia, hora e local correto. Briefings e insights passados fora de uma sala de reunião, tomando um cafézinho ou pelos corredores da empresa e muito mais, que você só encontra nessa obra maravilhosa e muito rara, abordando sobre nossa área de maneira muito clara, ao contrário de que muita gente pensa, que o planejamento é um bicho de 7 cabeças.

Como vemos também no livro, é ainda um lugar para poucos e uma área emergente, dando oportunidade a quem é muito criativo. Isso não envolve somente grandes idéias ou execuções. Envolve muitas vezes simples caminhos que levarão uma marca ao topo da montanha. E isso faz toda a diferença! bye =)

Recomendo o que leio atualmente: BRAND GAP. Bárbaro!

Anônimo disse...

Opa, César, valeuzão pela dica e pela análise literária plannerzística ;)
já vou colocar aqui no meu arquivo "referências para o post 2, a missão".
Obrigadíssima

fErnando Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.