terça-feira, 2 de outubro de 2007

de planejador para planejador

A:O que você faz da vida?

B:Sou publicitário.

A:Mas trabalha em qual área? É criação? (te olhando com aquela cara de "você é meio maluco, parece ser criativo")

B:Não exatamente. Sou do planejamento.

A:E o que um planejamento faz?

B:Bem...err...hummm...é mais ou menos assim ó...


Planejadores que nunca passaram por uma situação semelhante levantem a mão. Não tenho uma webcam na frente de cada leitor planejador, mas tenho certeza que nenhuma mão foi levantada por esse target.

Felizmente, alguns porque quiseram isso e outros porque simplesmente caíram de pára-quedas, o caminho que escolhemos passa por desbravar uma das áreas mais misteriosas e indefinidas de uma agência de comunicação.

Já ouvi dizer que o planejador é o novo criativo. Pode ser. Se for verdade, no mínimo facilitará bastante a resposta no caso de diálogos semelhantes a esse do começo do post.

Agora, se planejamento em propaganda já é uma coisa relativamente nova, que está ganhando força de uns tempos para cá (inclusive por causa causa do ótimo trabalho do GP), o planejamento em outras agências de comunicação praticamente nasceu ontem.

O fato é que de uns tempos para cá agências de design, internet, marketing de guerrilha e sobretudo marketing promocional começaram a criar seus departamentos de planejamento, e portanto há gente não só trabalhando nisso, como praticamente criando essa "disciplina" do zero.

"Ah, mas planejamento não é tudo igual?", alguns vão perguntar. "É tudo igual, mas é diferente". Obviamente que planejadores de qualquer tipo de agência têm as mesmas preocupações, afinal, os consumidores são os mesmos. São os mesmos, mas uma coisa é impactá-lo em frente à TV, e outra é impactá-lo na internet ou através de uma promoção. Mesmas pessoas em momentos diferentes implicam em cuidados diferentes.

E é por isso que nós, um grupo de planejadores de marketing promocional e agências afins, resolvemos nos juntar nesse blog. Nesse espaço vamos trocar experiências e pensamentos sobre planejamento dentro desses contextos, e também planejamento em geral.

"Ah, mas não é muito específico?". Não, pois há um número cada vez maior de profissionais se dedicando a isso. Além do mais o blog está aberto a interessados em geral, e principalmente gente de propaganda. Não dizem por aí que o futuro da comunicação é a integração? Pois bem, por aqui vocês poderão aprender um pouco mais sobre outras áreas...

Então é isso. A partir de agora estaremos aqui. Leiam, acompanhem, participem!

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei! Sou promo planner há 10 anos, na Bullet, e já passei inúmeras vezes pela situção descrita no post.
Hoje já me saio bem melhor com a resposta: Faço idéias brilhantes virarem realidade!

Um grande abraço a todos!

Pérola Freeman
Planejamento de promoção com muito orgulho.

Anônimo disse...

Adorei! Sou promo planner há 10 anos, na Bullet, e já passei inúmeras vezes pela situção descrita no post.
Hoje já me saio bem melhor com a resposta: Faço idéias brilhantes virarem realidade!

Um grande abraço a todos!

Pérola Freeman
Planejamento de promoção com muito orgulho.

Luciana disse...

Fantástico.

Toda vez que lia o GP, me perguntava quando teríamos um blog de promo planners. Chegou a hora.

Talvez eu seja uma das percusoras de Planejamento na área promocional, mas não daquele Planejamento Operacional, e sim aquele que chamavamos estratégico - que pensa marca, negócio, rentabilidade, presença, ativação, Wom, shopper, etc. Montei a área na Ponto Brand Promotion. Tive a oportunidade de trabalhar com alguns de vocês.

Todo esse preâmbulo para dizer que fiquei muito feliz que um grupo "pegou para si" a responsabilidade de disseminação desta atividade, cada vez mais presente e importante nas decisões de comunicação de marcas.

Parabéns!
Tenham persistência...e sigam sempre.

Luciana Cotrim
Estratégia Ponto