segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Breakonsumers - Documentário sobre a nova Classe C

O Brasil vem vivendo nos últimos anos uma revolução socioeconômica gerada pelo crescimento econômico, o que está transformando a vida de milhões de brasileiros: são pessoas que estão ascendendo socialmente, que possuem novas aspirações e valores.

A Limo Inc., criou um documentário chamado Breakonsumers em 2008 e que pode ser visto nos quatro vídeos abaixo.




Foram feitas 30 entrevistas etnográficas e ouvidos 2.016 integrantes das classes A, B e C em Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Na classe C, 81% dos entrevistados dizem ter tido mais oportunidades na vida do que os pais. Com isso, é identificado um momento de novos paradigmas para essas pessoas, que agora possuem oportunidades de crescimento e a mudança de valores, como a valorização da educação e o aumento da exigência por bons serviços e produtos.

O estudo também fez uma segmentação psicográfica, traçando três perfis atitudinais: os estáveis, os emergentes e os engajados. Cada um deles tem visões de vida e padrões de comportamento diferenciados. Os estáveis, por exemplo, querem a manutenção do status quo já atingindo e raramente buscam desafios maiores na vida, enquanto os emergentes são mais insatisfeitos com sua posição na sociedade e almejam aproveitar o momento emergente do Brasil para crescer também.

Como resultado disso, aumenta a importância das empresas se aproximarem destes consumidores e investir cada vez mais em conteúdo, não apenas como uma nova forma de comunicação, mas principalmente como um modo relevante de participar da vida destas pessoas.

Parabéns para toda a equipe da Limo Inc., para Laura Chiavone e Ana Paula Kuroki que foram responsáveis pelo projeto.

Nenhum comentário: