segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Promoção em Rede



A mecânica não é nada nova, as pessoas se inscrevem e votam no melhor. Os mais votados ganham um prêmio e podem concorrer a um prêmio maior. O interessante foi a maneira realizada e o envolvimento gerado para a promoção da Benetton, It's my Time.

Para descobrir e definir a nova cara da campanha, a Benetton convocou jovens de todas as nacionalidades a entrarem em uma espécie de rede social. Cada um cria seu perfil, descreve o que faz dele diferente, faz upload de fotos e vídeos e pronto, seu perfil está aberto a votação dos demais integrantes da rede. A rede está com quase 22 mil participantes e crescendo.



O que eles estão procurando?
We're looking for something different, something unconventional, something surprising, something real. It's not just how you look but how you are.

O diferente, o nada convencional, algo surpreendente, algo real. Não é apenas sua aparência, mas sim, como você é.

Colocar pessoas totalmente diferentes em contato tem tudo a ver com a marca que sempre ousou em propagandas mostrando pessoas e situações nada convencionais. Criar uma rede, existindo já tantas (e cansativas), podia ser um tiro no pé, mas foi super bem resolvido, talvez porque o mote seja a promo e não a rede em si - a rede é apenas o facilitador da promo. A rede também conta com um blog que vez ou outra dá dicas em como e em que tipo de pessoas votar. E, como não poderia deixar de ser, também conexão com as demais redes socias: facebook, twitter, myspace.


Os 100 finalistas ganharão vale compras no valor de 200 euros para gastar na Benetton. Esses serão depois avaliados por um júri de especialistas para eleger os 20 finais, que voarão até Nova Iorque para protagonizar a campanha publicitária United Colors of Benetton Outono-Inverno 2010/2011, confiada ao fotógrafo inglês Josh Olins.

O interessante é ver pessoas de várias nacionalidades trocando elogios, comentando as fotos uns dos outros. O chato, como em toda rede social, são os scripts pedindo votos e perfis fakes.
Mas, no final é uma promoção interessante e de acordo com o posicionamento da marca.

Abs, Filipe

2 comentários:

Tati disse...

Adoro a Benetton.
Mto bem escrito, btw

Rafael Amaral disse...

Olá Filipe!
Essa promo teve bastante repercussão na web, mas a impressão que tive se resume em parte da sua última frase: "Mas, no final é uma promoção de acordo com o posicionamento da marca".
Escrevi a respeito no SimViral e adoraria ver sua opinião sobre outro ângulo.
Abraço!