quinta-feira, 12 de junho de 2008

Apresentação Show

No post anterior, fiz o que seria o esqueleto da apresentação final do nosso job de tanques para lavar roupa. Nesse aqui, veremos a primeira metade da apresentação.

Mais uma vez vale reforçar que, como o propósito desta coluna é falar sobre formato de apresentação, não estou conferindo dados de mercado, nada disso. Estou, é bom deixar claro, chutando geral. Então, não se preocupe em achar erros. Dê um passo pra trás e veja a big picture.

Muito bem. Então finalmente abrimos nosso arquivinho de Power Point. Pausa. Sim, o Power Point não é a única ferramenta e existem outras melhores, mas é a mais comum e a que a monstruosa maioria utiliza. Ponto. Parágrafo. Fim da pausa.

Slide 1: capa
Qual é a função da capa?
Posicionar a respeito de que projeto vai ser visto a partir dali e de quem o fez.
Portanto, o que mais precisa ser colocado na capa além disso?
Nada.
Não é um título de livro.
É curto e grosso: "Ações para Alavancagem de Vendas", por exemplo.

Outra coisa: toda marca tem sua identidade visual. E não é por um mero acaso. Então, é recomendável segui-la. Não estamos falando aqui de uma reprodução do site, mas precisamos utilizar os mesmos elementos da comunicação.

Para utilizar como referência, abri o site do tanque que usei de exemplo no post anterior. Ele é da Tramontina. Então, seguindo a linha do “é um exemplo”, vamos fingir que nosso tanque é da Tramontina.

O site da Tramontina é assim:



Antes de começar a apresentação, selecione elementos visuais que tenham a ver com o que você vai falar.

Cada um de nós pode contar com a Criação de uma maneira, então, aqui, vou considerar a situação “trancaram a porta da Criação e tenho que fazer tudo sozinho”. Portanto, Google Images is your friend. No nosso caso aqui, saí pegando de foto de pregador às fotos de mulheres usando roupas que precisam ser lavadas na mão. Você vai perder um pouco de tempo com isso, não tem jeito. Se a gente pegar as primeiras que aparecerem, não vai ficar, é claro, muito decente. Tive a maior sorte e encontrei um site com fotos ótimas, dando um seach por “blusas tricô”, se não me engano. Fiquei uns bons minutos procurando só isso, porque queria fotos que eu pudesse pôr bem grandona no slide, sem estourar, é claro.

A partir do slide 2:

Agora, vamos seguir o esqueleto e montar a apresentação, juntando os elementos visuais da marca e as fotos que pegamos.

É preciso imaginar o ritmo da apresentação na hora de fazer o arquivo. Por exemplo: começamos com a frase “os hábitos de compra das classes baixas mudaram nos últimos anos”.

Se eu colocar essa frase como título, já jogando dados de pesquisa embaixo, que impacto isso vai ter? E eu quero que, nesse momento, as pessoas só prestem atenção no que eu tô falando, então, entrou só isso.

Os slides de pesquisa são os mais difíceis porque só os Diretores de Arte conseguem fazê-los ficarem bons e clean. O máximo que consegui foi isso que você vê aí.

O slide do vídeo, é claro, é só uma marcação. Na versão final, teríamos um vídeo mesmo ali.
A partir daí, vou ter que vender o novo posicionamento para o Cliente. Quanto mais impacto melhor. Por isso, quanto menos coisa tiver no slide – e principalmente, quanto menos letra – mais eficiente ele vai ser.

Não se preocupe com o número de slides total da apresentação. Nesse caso, por exemplo, não fica muito melhor entrar com uma informação de cada vez (texturas / tecidos delicados / a mulherada tem tudo isso e precisa lavar na mão) do que fazer um slide com todas as informações de uma vez só? O cliente vai dar uma geral no slide e, antes de você começar a segunda frase, ele já vai estar discutindo o que entendeu, você não vai conseguir seguir seu raciocínio e sabe-se Deus o que vai acontecer. Faça o cara seguir seu raciocínio. Crie uma expectativa. Assim tem mais impacto. Mas também sem ficar enrolando, porque aí o impacto vai pro beleléu, porque cansa.

Então vamos ver como ficou a primeira metade da apresentação. No próximo post, a gente segue até o final.

UPDATE: se der pau aí, como está dando aqui no meu computador, acesse o arquivo por aqui.

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