No post anterior, vimos as 5 lições que tirei, ao longo da carreira, para se fazer uma apresentação eficiente. O e-mail do Promo Planners bombou e agora as 5 lições passarão a constar aí na barra lateral, para você acessar, sem trabalho nenhum, sempre que precisar.
Então agora vamos ver como tudo isso se aplica na prática. Para tanto, acho que o melhor é criarmos um job fake aqui para montar a apresentação dele.
Vou usar como job fake o exemplo esdrúxulo que inventei para o Desafio Hipotético 10:
Cliente: fabricante de tanques de lavar roupa
Briefing: o cliente quer alavancar suas vendas, já que as vendas estão despencando.
Ele pediu uma promoção de vendas em que o consumidor compra um tanque e ganha, na hora, 5 lindos pregadores.
Precisamos desenvolver esse brinde e criar a comunicação da promoção.
Ok, briefing na mão, a agência chegou a algumas conclusões, soluções e idéias:
Primeiro: por que as vendas dele estão despencando? Porque as classes baixas estão comprando tanquinho? Mais do que isso, porque grande parte já está comprando máquinas com centrifugação e diversos features. Então, a promoção não vai adiantar nada.
(Não esqueça que esse é um job fake e estou mandando ver aqui sem checar nenhum dado, citação, é só um exemplo)
Porém, cada vez mais temos pessoas jovens morando sozinhas, casais jovens etc., pessoas que têm tanque em casa meio porque "tem que ter".
Então, vamos falar com essas mulheres, cheias de blusinhas com linhas, texturas, apliques e brilhinhos que são destruídos pela máquina de lavar, afirmando que, com esse tanque em casa, elas poderão manter suas roupas especiais sempre impecáveis e de maneira muito fácil.
Vamos lá: o Cliente vai chegar na reunião esperando ver o layout da promoção de Dia das Mães. Como fazemos a apresentação que o convencerá de que estamos certos?
Neste post, o passo 1: esqueletar a apresentação. Faça um esqueleto de tudo o que você vai falar, na ordem, a lápis ou no computador, como você preferir, para ter uma visão geral da apresentação, antes mesmo de começar o arquivo final. Assim, você não se perde e, sabendo o que vem depois, já constrói os elos certos entre um slide e outro, ganhando dinamismo e continuidade.
Esqueleto 1: mostrando todo o raciocínio feito pelo Planner
1.
Dados do briefing:
-O tanque tem x% de mercado, mas já foi o líder de vendas em sua categoria.
- seu design anatômico facilita a lavagem de roupas de todos os tipos.
- as consumidoras pesquisadas disseram que este modelo é muito bonito e reconhecem a qualidade.
2.
Objetivos
- alavancar as vendas.
- aproveitar o incremento de vendas que o mercado em geral tem por conta do dia das mães pra implementar uma promo comprou-ganhou.
3.
Considerações iniciais:
A. os novos hábitos de consumo das classes C e D.
- Inserir pesquisa com dados de mercado, do varejo e do segmento de eletrodomésticos – conclusões dessa parte.
B. constatação de que, no Dia das Mães, as mulheres não querem ganhar um tanque de lavar roupa:
- Inserir pesquisa em que as mulheres falam o que acham de ganhar presentes “para a casa” no dia das mães.
Interrompemos essa apresentação para dizer que o cliente levantou e foi embora dizendo “que enrolação, não foi isso que eu pedi”.
Nova tentativa - Esqueleto 2: começo-bomba para prender a atenção do cliente
1.
As mulheres não querem ganhar um tanque de presente de Dia das Mães
2.
Inserir pesquisa que mostra os presentes mais desejados pelas mulheres no Dia das Mães e sua opinião sobre ganhar um tanque de lavar roupas.
Interrompemos essa apresentação para dizer que o cliente levantou e foi embora dizendo “você acha que sabe mais do meu negócio do que eu? Estou a 50 anos no mercado, meu filho!”
Nova tentativa - Esqueleto 3: apresentação-show
1.
Os hábitos de compra das classes baixas mudaram nos últimos anos:
como era / como é hoje
quem era a consumidora de tanques / o que ela quer hoje.
2.
Opinião das mulheres sobre ganhar um tanque no Dia das Mães:
vídeo de 1 minuto:
Lettering “o que você gostaria de ganhar no Dia das Mães?”
Clipe das melhores respostas.
Lettering: “e o que você faria se ganhasse um tanque de lavar roupa ao invés disso?”
Clipe com as melhores respostas e expressões.
3.
Oportunidade:
(fotos de mulheres jovens com peças de roupa com linhas, texturas, apliques etc que não podem ser lavadas na máquina)
Dizer que as mulheres de 20 a 30 anos precisam ter outra forma de lavar suas roupas especiais. Lavanderia -> é caro
Empregada -> nem sempre toma o cuidado necessário
Solução -> tanque desenvolvido para isso -> novo posicionamento
4.
Idéia criativa
Desdobramento de ações:
- Abordagem em pontos de convergência
- Material impresso em ptos de venda de imóveis de baixa metragem
- Material entregue nas lojas de roupas
- Promoção junto às revistas femininas da Ed. Abril
- Promoção junto a marca de sabão em pó
- Ação específica para SPFW
5.
Prognóstico e possibilidades de continuidade das ações
6.
Anexos:
- Lista completa de lojas de roupas, empreendimentos imobiliários, revistas e marcas – possíveis parcerias.
- Pesquisa completa de hábitos de compra das classes baixas.
- Pesquisa com dados do mercado de eletrodomésticos com ênfase no segmento de máquinas de lavar roupa.
- Exemplos de roupas que estão em voga hoje e que são destruídas se lavadas na máquina.
No próximo post, a gente passa a construir a apresentação propriamente dita.
; )
segunda-feira, 2 de junho de 2008
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5 comentários:
Que bacana... ótima idéia desconstruir os processos de planejamento!
Realmente o mais difícil é simplificar uma idéia que vc demorou para construir.
Está perfeito o raciocínio! ;)
Já estou esperando a conclusão da apresentação!
Eba, valeu, Arthur. E güenta aí que a gente chega no fim. É que é muita informação. Como diz o Marinho, a hora da apresentação é a mais dramática.
: )
Beijos
mal posso esperar pelo próximo post. vc conseguiu ler o "beyond the bullet points"? vale à pena?
um post do seth goding sobre amateur type designers que ajuda a deixar o ppt (e não só ele) mais bonito e gostoso de ver e ler: http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/2008/06/7-tips-for-amat.html
Menina, eu não ando conseguindo ler nada além de briefing, ahahahahah
Separei esse link aí pra dar uma bizoiada.
Hmmm... "bizoiada" entrega idade pra caraca. ahahah
Beijos
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