sexta-feira, 5 de outubro de 2007

promoção não é só alavancar vendas

Ontem saiu no blog do Fabiano Coura, um planejador de propaganda, um post sobre um case que ganhou Promo Lions esse ano.

Trata-se de um compre e ganhe bastante inusitado feito por uma marca de materiais e roupas esportivas que estava se tornando modinha no Japão e queria fazer uma volta às origens, com medo de que o DNA da marca se perdesse (sim, existem clientes realmente preocupados com o DNA da marca, por mais que isso signifique brecar as vendas a curto prazo).

A mecânica é simples: compre um produto da marca e ganhe uma bandana. O curioso é que para o consumidor ganhar o brinde um cupom deve ser depositado em uma urna no topo do Monte Fuji.

Obviamente que pouquíssimas pessoas devem ter conseguido essa bandana, se é que houve alguém, portanto, nesse caso, o objetivo da promoção passa longe do clássico "alavancar vendas".

O mérito da agência foi ter criado uma mecânica promocional que, justamente por ser quase impossível para a maioria dos consumidores, tem como objetivo ressaltar um posicionamento de marca e gerar um burburinho entre os consumidores mais fiéis, no caso esportistas e principalmente montanhistas.

Um comentário:

Marinho disse...

Legal, Bruno, assim que der vou fazer um post mostrando, a partir de uma observação do planejador Júlio Ribeiro como confundimos a venda como indutor da venda.
O nome da atividade deveria ser promoção de compra, mesmo que só no sentido e aceitação.

marinho