terça-feira, 7 de junho de 2011

O mercado precisa formar o mercado


Vocês tem visto aqui no blog a quantidade de vagas que estão pipocando em nosso mercado.

Somos um departamente relativamente novo, mas em um crescimento absurdo em todas as agências de BTL.

Nossa primeira geração de promo planners (todos que trabalham em planejamento em BTL) vieram das mais diversas áreas. São ex-redatores, ex-diretores de arte, ex-produtores ou ex-atendimentos que por terem uma habilidade (ou necessidade) de explicar uma ação mais detalhada, criar uma organização mínima em um plano de ativação, começaram a disciplina.

De lá pra cá muita coisa mudou. Hoje já temos até gerações que fizeram toda a sua carreira dentro do planejamento. Nossa atividade virou moda (vide a conferência do GP com cada vez mais participantes). Graças ao Grupo de Planejamento nos mostramos unidos e com vontade de discutir os rumos dessa nova atividade em todas as ferramentas de comunicação.

Mas e no BTL? O que temos feito para desenvolver a nossa disciplina? Venho conversando com alguns colegas em diversas agências e todos precisam de profissionais experientes para ajudarem no desenvolvimento dos projetos que não param de chegar e das demandas que surgem programadas ou não. As vagas estão abertas e não são preenchidas porque não existem profissionais suficientes no mercado. E em uma política de boa vizinhança não "roubamos" planners dos outros para não prejudicar nossos colegas.

Fato é que daqui até 2016 nossas demandas só vão crescer graças aos milhares de reais em investimentos vindos dos eventos esportivos e da economia aquecida. O que você tem feito para preparar a sua agência?

Nosso mercado sofre gravemente de pessoas capacitadas para já terem responsabilidades e começarem a trabalhar com grandes clientes. A cada dia que passa essas pessoas ficam cada vez mais caras e mais raras.

Esse post é para fazer uma proposta a você diretor de planejamento ou dono de agência. Ajude a formar o mercado. Tem um monte de gente louca para entrar no planejamento, afim de realizar e concretizar grandes projetos. As faculdades não vão atender às nossas peculiaridades e as informações básicas que precisamos ao entrar no planejamento BTL.

Por isso, permita que essas pessoas se formem em sua agência. Crie bons profissionais para esse mercado que tanto cresce e saiba reconhecê-los para que continuem trabalhando para seus clientes. Os remunere direito, crie um plano de carreira, verticalize sua estrutura para que haja menos espaço entre um cargo e o outro. Crie métodos e avaliações para a promoção de profissionais e esclareça os passos que ele deve percorrer para assumir mais responsabilidade e mais grana também.

Pegue aquela sua vaga de planner senior e transforme em 3 vagas de planner junior. Sua vaga de planner junior em 3 vagas de estagiário. O trabalho do planner de BTL não é só pensar. Tem muito operacional que está preso em profissionais que são caros para esses processos e gente querendo aprender e precisam dessa vivência para entrarem no mercado.

Faça isso daí que eu também estou fazendo daqui. Para que em um ano ou dois, não tenhamos mais jobs do que profissionais capazes de atendê-los, para que sua agência possa crescer de forma estruturada. Para que possamos ter vagas adequadas para a quantidade de profissionais suficientemente capacitados para atender ao job description. Para que haja menos remendo em estruturas e mais estruturas sólidas. Para que possamos continuar crescendo unidos. Para que possamos amadurecer como departamento e como disciplina. Mas acima de tudo: para que não sejamos um departamento da modinha e de fato revolucionemos a comunicação.

7 comentários:

Daniel Vieira disse...

Muito bom e realista. Parabéns.

Luana Marks disse...

Como quem tá do outro lado, querendo aprender mais e atuar em BTL, assino embaixo cada linha.

Por aqui, muitas pessoas de agência até me perguntam o que é BTL, quando digo que é nessa área que eu quero me especializar/trabalhar. É um mercado que ainda patina nessa disciplina.

Alex de Miranda disse...

Concordo plenamente com o ponto de vista!

.... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Machado disse...

Quero entrar nesse ramo, mas sou formado em Direito e não tenho experiência, mas as pessoas dizem que escrevo muito bem e levo jeito pra "coisa". Tenho um blog www.10diasnoperu.com, meu Twitter é @decaomachado e meu Facebook é http://www.facebook.com/decaomachado. Dá umas dicas aê, amigo?