quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O lado falso da vida


Para nós, planejadores, contar boas histórias é uma habilidade muito valorizada. Mas certamente não contaríamos essas histórias para nossos filhos dormirem. Isso me leva a crer que a expressão "história para boi dormir" nasceu em um brainstorming.

7 comentários:

Octávio Lopes disse...

Você virou hippie?

Gustavo Gontijo disse...

Não. Ainda sou um planejador que trabalha em uma agência de marketing promocional e conta histórias para marcas. Mas não é por isso que não posso ter espírito crítico. Acho que é saudável. Obrigado pela preocupação.

Octávio Lopes disse...

Você teria coragem de fazer um post desses usando a imagem de um cliente da sua agência? Ou seu espírito crítico é menor que o seu medo de perder o emprego?

Gustavo Gontijo disse...

Entre no site da agência e escolha o cliente.

Gustavo Gontijo disse...

Quando escolher, aproveite para se apresentar. Gostaria de saber de quem vou atender um pedido.

Octávio Lopes disse...

Bom, meu nome é Luis Octávio Lopes, estudo comunicação na UniRadial e me interesso pelo blog de vocês.
Acredito que os publicitários tem o dever de ser responsaveis socialmente.
Desculpa se te ofendi no meu comentário, não foi minha intensão.
Queria ver um post seu sobre como funciona esse pensamento na prática. Estou começando a carreira, qualquer informação é importante.

Gustavo Gontijo disse...

Bem Luis Octávio, como você já sabe, meu nome é Gustavo Gontijo e trabalho no planejamento da Aktuell, agência de marketing promocional (gostamos de falar em comunicação).

Seus comentários não me ofenderam de forma alguma, mas cheguei a pensar que você trabalhava na Coca-Cola (ou atendia esse cliente). E o ponto é que eu não quero atacar nenhuma marca especificamente, mas sim a dinâmica do mercado como um todo. Além do mais, como eu disse no post "Entre a cruz e a espada", meu objetivo é justamente "alfinetar", estimular a reflexão, gerar um diálogo construtivo. Essa é a única "linha editorial" que me motiva a continuar escrevendo.

Acho que agora que nos apresentamos a conversa vai ficar mais agradável. Pode ter certeza que escreverei um post mostrando um pouco de como podemos aplicar esse pensamento no dia-a-dia da agência. Só peço um pouco de tempo pois amanhã viajo para Trancoso, Bahia, e ficarei completamente offline (e para falar a verdade, bem que eu não acharia ruim virar hippie e morar na cidade).

Enquanto isso, recomendo a leitura de dois posts do blog Estalo que falam desse assunto. Vou postar no Promo Planners para que mais pessoas leiam.

E só para constar, esse é um blog livre e minha opinião não representa a opinião da Aktuell. Então eu não teria o menor pudor em criticar de forma consistente e fundamentada um cliente da agência caso ele tenha cometido algo digno de crítica. Mesmo porque eu mesmo já perdi a conta de quantas vezes planejei campanhas que passaram longe de ser socialmente responsáveis.

O importante é saber onde se quer chegar e batalhar diariamente para dar passos à frente.

Obrigado pela participação e pelo diálogo. Não deixe de questionar ou de desafiar quando tiver uma opinião ou quiser ir mais a fundo em um assunto. É de gente assim que precisamos.

Abraço,
Gustavo Gontijo