quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Um desafio de Paul Arden.2 – A resposta


No post Um desafio de Paul Arden, reproduzi um pequeno trecho de seu livro “Tudo o que você pensa pense ao contrário”, no qual era proposta a escolha ou criação de um slogan para o Victoria & Albert Museum.

A opção escolhida por Elizabeth Esteve-Coll, diretora do V&A foi:


Victoria & Albert Museum
Um café de primeira com um simpático museu anexo

Sei que é polêmico, ainda mais em se tratando de uma instituição (museu) vista como um templo da cultura e que o conceito “arte”, por si só, já remete a uma certa sacralidade. Sei também que houve um Duchamps dessacralizando tudo isso, mas cuja rebeldia denunciativa, como querem alguns, ou meramente oportunista, como afirmam outros, já foi devidamente enquadrada e comportadamente contida em museus.

Fico imaginando o escândalo em apresentar algo no gênero para os nossos museus. Esse slogan assume que ir a um museu é, antes de qualquer coisa, um programa de entretenimento (Um café de primeira) e, em segundo lugar (com um simpático museu anexo), um programa cultural, educativo. O que não deixa de ser um sacrilégio diante da forma como as associações dos amigos da arte vêem os museus que administram.

É polêmico, repito, mas também provocativo, e isso nos obriga a pensar ou repensar valores e conceitos. É bom registrar que Paul Arden foi diretor-executivo de criação da Saatchi & Saatchi e depois chutou o pau da barraca para ser um duchampiano diretor de comerciais e proprietário de uma galeria de fotos. Arrisco dizer que Arden encontrou no marketing uma forma de iconoclastia pela mercantilização. Daí, talvez, a irreverência.

Nenhum comentário: