sexta-feira, 6 de junho de 2008

Visibilidade é o &$)#*$)@!

Se você trabalha em agência de marketing promocional, com certeza muito de seus briefings já solicitaram ações de visibilidade. Independente dos objetivos reais do cliente, a tal da visibilidade quase sempre está lá. E o motivo pelo qual estou escrevendo este post é justamente porque estou de saco cheio dela. Por isso não reparem no tom revoltado de minhas palavras, o que talvez me faça ser um pouco extremista.

Visibilidade não serve para nada (já comecei com o pé na porta).
Talvez para recall de marca. Nada além disso.
Nada de experiência. Nada de interação. Nada de relevância. Nada de construção de marca.
É apenas um logo em um boné. Um banner gigante pendurado em um prédio. Um dirigível voando pelos céus. Uma fonte de água patrocinada. Homens-sanduíche espalhados pela rua.

No fundo eu sei que ações de visibilidade têm sua função. Mas é que ela precisa ser meio, nunca um fim. Muitas vezes uma ação tailor made pensada cirurgicamente é bem mais eficaz do que sair gritando por aí para quem quiser ver.

Eu sei que isso não é novidade. Mas sei também que na hora da prática as pessoas parecem se esquecer. É isso. Obrigado por lerem meu manifesto contra a visibilidade pela visibilidade.

Para finalizar, uma imagem que ilustra de uma maneira divertida o que estou dizendo:



É meio viagem, mas tudo bem. Pegaram?

Nenhum comentário: