quarta-feira, 18 de junho de 2008

Os 10 Mandamentos do Engajamento

(por Fabiano Coura, Diretor de Planejamento de Ativação da Neogama/BBH)


Em meados de 2001 o YouTube não existia nem no papel e o Google ainda era só um simples site de busca. Foi nesse cenário que surgiu um projeto de comunicação que mudaria profundamente a nossa indústria: BMW Films. Através de uma série de curtas-metragens muito bem produzidos, dirigidos por grandes cineastas e oferecidos gratuitamente pela Internet, a BMW protagonizou um dos mais inovadores cases de propaganda da história. Esse projeto foi muito importante, pois pela primeira vez uma marca teria executado uma campanha exclusivamente pela Internet, sem parecer campanha, sem investir em mídia e sem se basear nos filmes de 30 segundos. O investimento foi alocado integralmente na produção do conteúdo, que teve mais de 100 milhões de espectadores durante os 4 anos em que ficou no ar.

Projetos assim são bem sucedidos porque estão baseados na compreensão de que na “Economia da Atenção” o tempo se torna o recurso mais raro e mais caro na vida das pessoas, e a atenção e a dedicação dos consumidores devem ser conquistadas e recompensadas. Definitivamente as pessoas buscam cada vez mais alternativas para ajudá-las a gastar seu precioso tempo de forma mais satisfatória, o que explica o sucesso de tantas novas tecnologias destinadas a ajudá-las a otimizar seu tempo, auxiliando a terem mais poder e controle sobre as mídias. O que isso quer dizer? Isso significa que as marcas vão ter que oferecer (ou ser) cada vez mais o que seus consumidores desejam consumir. Significa também que a preocupação com os impactos não será mais importante que a preocupação com a qualidade do tempo destinado as interações. Tudo isso porque a satisfação dos consumidores com um conteúdo oferecido por uma marca passará também a ser um importantíssimo motivador para a sua disseminação e recomendação pelas redes sociais.


Disponibilizar conteúdo diferenciado começa com um levantamento de conteúdos relevantes relacionados à sua marca. Pense nas categorias de conteúdos “extras” que sua marca teria autoridade para oferecer ou sobre os tipos de conteúdos que poderiam ajudar seus clientes a fazerem mais negócios com sua marca. Pode ser um curso, um livro, um filme de longa ou de curta metragem, uma pintura, uma música, uma banda, um poema, um programa de televisão, um blog ou uma exposição. Um conteúdo pode ser baseado em utilidade, diversão ou educação. Pode ser “mascarado” ou descaradamente comercial. Isso não importa. O importante é saber que um bom conteúdo certamente sempre terá audiência e certamente elevará a relevância de sua mensagem.


Axe Shock - Let the Game Continue...


Essa campanha vem da BBH de NY. Um conteúdo bem pertinente ao target da marca e uma forma bem bacana de consumí-lo. O filme todo tem 9 minutos e pode ser visto no site aqui. Quando o cara está muito exausto, você decide: pára tudo ou let the game continue... O produto é parte inseparável da estória: AXE Shock dá um gás para você aguentar a noite toda. Vale a pena ver.





Free Prize: Book "Think Digital" da Wunderman

Tá aqui para você baixar agora o PDF do livro Think Digital da Wunderman. A polêmica já está escancarada logo na primeira página do livro (clique para ampliar). Desde 2005 o CEO Daniel Morel vem adquirindo um monte de agências digitais e empresas de tecnologia para o grupo e está trabalhando duro para garantir uma percepção "digital" para a Wunderman.


Nike, por Guy Ritchie

Não me lembro de outro comercial da Nike tão legal quanto esse. Experimente a decepção e a glória nos 2 minutos desse belo filme criado pela 72andsunny e dirigido pelo Guy Ritchie, também diretor do “Snatch”, "Jogos, trapaças e dois canos fumegantes" e de um dos curtas do BMW Films.




Audi RS6, Desempenho em Todas as Partes

Nesse filme da BBH para promover o novo Audi RS6, ginastas húngaros representam o funcionamento e a performance de várias partes do carro, reforçando a precisão, força, agilidade e o perfeito funcionamento de cada uma das peças do veículo (faróis, pistões, turbo e bloco do motor).

O spot é um presente para os espectadores, que muito mais do que uma propaganda, assistem uma bela demonstração de arte e beleza, já que o carro só é anunciado nos últimos 3 segundos do filme.

O site também está bem bonito e apresenta um amplo conteúdo extra sobre o carro e sobre a campanha. Vale conhecer e assistir o vídeo de 2 minutos do making of.




Samsung G800 - How We Met

Vejam que bacana esse curta da Samsung para divulgar seu modelo G800, cuja principal feature é um zoom ótico de 3x, coisa rara em celulares. A produção consumiu 4 dias, 10 canetas e 16 pacotes de lenços para limpeza de maquiagem... O stop motion foi montado com 1622 fotos e já tem 8,3 milhões de views. O site só conta um pouquinho da produção e leva o usuário para a página do produto, onde tem um viralzinho tosquinho, mas que fecha o ciclo cadastrando possíveis interessados.




Coca-Cola Hapiness Factory, The Movie

A saga continua... Depois de conquistar a audiência com o spot "Fábrica da Felicidade" através da mídia paga, a Coca-cola estende a experiência com a campanha oferecendo conteúdos adicionais para serem consumidos na web, gratuitamente. Interessante imaginar que talvez o engajamento conquistado tenha pago os custos de produção, uma vez que essas fases posteriores da campanha não exigiram investimentos em mídia. Só para lembrar: Content is King! Vejam o filme abaixo e aproveitem para assistir novamente o documentário e o filme que deu origem a série.

The Movie


Behind the Scenes:


The Spot




E a ativação do filme "Fábrica de Alegria" segue forte nesse maravilhoso "extra" desenvolvido para a web:

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