quarta-feira, 7 de maio de 2008

Inside Information de Curso

Falei aqui sobre vários cursos bacanas que rolaram / rolam / rolarão / estarão estando rolando na ESPM.

Nossa leitora Dea fez um desses cursos e nos mandou o relato-inside-information que é sempre muito bem-vindo e útil para quem pensa em fazer um desses cursos:

"Bom, meu primeiro acesso ao site da Miami Ad School da ESPM começou com o tão propalado sonho de fazer o Bootcamp. Fiquei super ultra entusiasmada com a proposta do curso, mas o mesmo não posso dizer da mensalidade. Passado o choque do primeiro momento ao ver aquele monte de números juntos, investi em uma sessão de argumentos em cadeia tentando convencer meu chefe do quanto valia a pena investir e bancar uma parte do curso - afinal de contas, eu era a única planner da agência e o curso era uma chance de investir no aprimoramento e desenvolvimento do departamento de planejamento da empresa.

"After muitos e muitos "nãos", descobri os cursos de curta duração e achei que valia a pena tentar de novo, o máximo que poderia acontecer seria eu ouvir mais um "não", que iria se perder no meio de tantos outros (e como os valores são mais acessíveis, eu mesma poderia pagar integralmente em última instância).

"Minha petição foi aceita e aguardei ansiosamente o início do curso Fundamentos do Planejamento Estratégico. O professor foi o Fernando Diniz, da Y&R, que além de abarrotar minha cabeça com vários cases, um pouco de teoria e muitas dicas de livros legais ainda teve paciência para anlisar um projeto desenvolvido por mim e dar várias sugestões. A turma era composta em sua grande maioria por recém-formados, poucos planners e algumas pessoas tentando uma colocação no mercado.

"A primeira aula não trouxe muita novidade, pois foi bem básica com muita história & teoria e poucos cases. O melhor dela foram as dicas de livros e a frase de Cícero: If you want to persuade me, you must think my thoughts, feel my feelings and speak my words. Da segunda aula em diante, começamos a pôr a mão na massa analisando briefs, perfil de consumidores, ciclo de vida das marcas e as diferentes etapas que podem ajudar no desenvolvimento de um bom planejamento. Tudo sem fórmulas e recheado com muitos cases.

"O trabalho final: uma apresentação sobre o panorama geral da classe C e seu relacionamento com as grandes redes varejistas como Casas Bahia, Marabraz e afins [super alinhado com dos últimos posts da Robi no Promo Planners].

"Gostei muito do curso, mas por fornecer um panorama geral, recomendo para planners em início de carreira ou estudantes. Para alguém com mais experiência na área acho que talvez o curso seja meio superficial, embora as dicas do Fernando quanto a livros e diferentes formas nada ortodoxas de coletar informações e compreender o consumidor a fundo já valham a inscrição no curso. E, de bônus, o super bom humor do professor.

"Hoje comecei um outro curso, também na Miami Ad School: Pensamento Estratégico. E só pela primeira aula já tenho a sensação de que vai ser muito diferente do primeiro. E pra melhor!"

Portanto, em breve, mais inside information.
Minha inside information é que tentei me inscrever no curso "Pensamento Estratégico" e simplesmente não consegui. Impressionante. A Secretaria da ESPM deve funcionar com uma equipe de ex-atendentes de telemarketing.

Valeu, Dea!
;)

6 comentários:

Leandro disse...

Boa tarde.

Dea e queridos Planners, também estou fazendo esse curso "O Pensamento Estratégico" na ESPM, caso queiram também posso fornecer um relato Inside-Information pós-curso.
Tentei inscrever-me na primeira etapa desse curso "Fundamentos", mas acabei perdendo a data, mas pelos seus comentários, acho que por um lado fiz bem, pois já trabalhei com planejamento e não me considero tãaao leigo assim.


Bjos, Leandro.

Leandro disse...

Dea, você possui algum material que possa disponibilizar a respeito desse primeiro curso? Seja um documento em word, dicas de livros, anotações, enfim...Caso possua algo, poderia enviar por e-mail?

Agradecido, Leandro.

Robi Carusi disse...

claro, Leandro, manda aí pra gente: promoplanners@gmail.com
quanto mais inside information, melhor.
: )

[dea] disse...

oi leandro, me manda seu e-mail que eu te passo!

Leandro disse...

Carusi, assim que terminar o curso enviarei meu inside-information.

Abraços.

Leandro disse...

Dea, muito obrigado.

Fico no aguardo.

Segue meu e-mail: leandro.scalize@gmail.com

Abraços.