segunda-feira, 12 de maio de 2008

Economia da Atenção

Qual recurso, hoje em dia, é mais escasso que o dinheiro, e por isso mesmo tende a ser o principal fator de movimentação da economia? Segundo o físico Michael Goldhaber é a atenção.

Segundo ele conseguir a atenção de alguém é muito mais difícil do que conseguir o dinheiro da pessoa, afinal temos menos de 24 horas por dia para prestarmos atenção e algo, e se estamos com o foco em alguma coisa, necessariamente deixamos de olhar para todas as outras, certo?

Em sua teoria, que eu acabei de conhecer aqui, celebridades, políticos e intelectuais sacaram isso faz algum tempo, e assim conseguem capitalizar em cima da atenção que as pessoas dedicam à suas idéias, discursos, atos etc.

Obrigado pela atenção. ;)

Um comentário:

Marinho disse...

Há tempos venho insistindo que a comunicação do marketing não deve se basear na informação mas no tanto que consegue conquistar a atenção do público em meio a tantos apelos. Golddhaber toca nesse assunto com relação ao cyberespaço mas essa realidade é anterior. A atenção já era objeto de disputa nas mídias tradicionais. Esse post é muito oportuno para se esatbelecer critérios de análise na definição dos approachs de uma campanha promocional.