Calma gente. Se você é um planejador lendo esse post, muita calma nessa hora, as coisas não são bem assim. E se você é um criativo lendo esse post, muita calma nessa hora também, as coisas não são bem assim e esse título foi só uma provocação.
Mas é fato que, em tempos onde o planejamento desempenha um papel cada vez mais importante na comunicação, esse assunto volta e meia apareça por aí. Eu mesmo já trabalhei em uma agência onde a criação mandava no planejamento, e em outra onde acontecia o contrário. Não acho que exista um certo e um errado, e cada processo tem seus prós e contras.
O motivo desse post é, na verdade, outro post, escrito pelo Neto, um dos melhores diretores de criação do marketing promocional brasileiro. Leiam aqui. Selecionei um trecho para vocês entenderem: "Outro dia, na agência, recebi a visita de 7 alunos da FAAP. Só um queria ser criativo. Quatro queriam ser Planejamento. E power point é a arma de um bom planejamento. Hoje, ser planejamento é decidir a campanha. É decidir o que a criação vai criar, antes mesmo do primeiro rough. Uma pena isso. É pior, ainda, do que a Era das Pesquisas, onde você perguntava ao consumidor como ele preferia ser surpreendido. Uma pena porque o Planejamento não usa só o power point, mas também usa a própria pesquisa. Estamos, pois, cercados."
E você, caro leitor do Promo Planners? Seja planejamento ou criação, o que você pensa disso tudo?
segunda-feira, 14 de abril de 2008
planejamento manda na criação?
por
Caldinas
às
15:25
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3 comentários:
Olá promoplanners,
Aqui na agência o planejamento é reponsável por entregar todo o processo criativo. Ou seja, delimitamos o que pode e o que nao pode, de acordo com o a história que queremos contar. Mas, vale ressaltar que a criação trabalha muito próxima neste processo. É realmente um trabalho de todos para o cliente.
Espero ter contribuído.
abraço,
fErnando
Gostei da resposta da Robi no post do Neto... e concordo com a idéia do trabalho em equipe.
Aqui na agência a criação faz questão de receber um direcionamento do planejamento, evita refação, alinha com os objetivos do cliente, todos gostam e são beneficiados.
Quanto ao meio (powerpoint ou vídeo ou nada..), o que conta mesmo é o poder de vender e defender a idéia de uma maneira criativa e que surpreenda o cliente.
Mas me surpreende essa discussão entre duas áreas aparentemente amigáveis... achava que o divertido era meter o pau no atendimento :)
A visão dicotômica da realidade é uma visão míope. Devemos, penso, agir na contramão da dicotomia: convergir no lugar da divergir.
O core do que fazemos é a idéia, o resto é apenas o modo como a embalamos. Com exceção dos ambientes dominados por um gênio, nos demais as idéias surgem melhor e com menos sofrimento quando o processo é partilhado.
Planejamento X Criação e vice-versa, como na canção e Mário Lago,"repete velhos temas tão banais".
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