terça-feira, 29 de abril de 2008

Os 10 Mandamentos do Engajamento

(por Fabiano Coura, Diretor de Planejamento da NeoGama)

Mandamento # 3: Envolver com Histórias

Arnet: Todos Por Un Pelo

Essa é uma campanha típica de storytelling que mescla perfeitamente a utilização de canais de massa para envolver uma grande audiência e canais dirigidos para incentivar a disseminação e o compartilhamento da estória.

A estória é a seguinte: o Juan Manuel Fraga, um careca infeliz com sua condição, fechou um contrato inédito com a empresa argentina Arnet de telecomunicações. No acordo, Juan ganharia o implante de um único fio de cabelo para cada novo cliente que ele recrutasse para o serviço de banda larga da empresa. Mesmo sabendo da fantasia toda da ação, as pessoas se identificaram com a causa e transformaram essa estória em assunto nacional.

O engajamento foi conquistado através de uma seqüência de comerciais de resposta direta engraçadíssimos que iam contando a evolução das conquistas do rapaz. Além dos filmes principais que estão abaixo, tem também o blog
aqui, o vídeo de homenagem aos carecas que o ajudaram na sua missão aqui e o vídeo final de agradecimento aqui,

Desenvolvida pela Santo (uma agência Argentina), a campanha levou prata em Cannes sob vaias, pois todos esperavam um ouro.


1o. Filme: Participem! Comprem e me ajudem!



2o. Filme: Vamos lá pessoal, está dando certo!



3o. Filme: Posso fazer uma propaganda de shampoo!



4o. Filme: Estou começando a ficar preocupado...



5o. Filme: Fiz um novo acordo com a Arnet



Lynx Jet: Relembrando o Ano Passado

O case Lynx Jet, do lançamento do desodorante Lynx na Austrália (em novembro de 2005) faturou o Grand Prix de Media Lions, dois leões de ouro em Direct e em Promo.




Depósito Lopetegui: GP de Direct 2007!


A pequena agência espanhola que ganhou o Lions Direct - e também o prêmio de agência do ano - é a Shackleton. Pelo que vi tem um modelo full-service parecido com o da Crispin.



O case vencedor foi desenvolvido para o Banco Gallego para captar novos clientes para fundos de investimento. A idéia toda gira em torno do desmaio REAL do apresentador Julien Lopetegui (ex-goleiro do Barcelona) durante uma transmissão ao vivo de um programa de esportes espanhol. O vídeo do desmaio foi amplamente divulgado pelo YouTube (claro), mas nunca veio a tona o real motivo do seu desmaio. O insight da campanha veio daí! Criaram um outro vídeo, usando as imagens reais do desmaio e editando de forma que aparece no vídeo um cara segurando uma placa com o anúncio "matador" do banco. O case foi muito bem executado em vários canais e, para minha surpresa, o próprio banco topou mudar o nome do seu próprio produto, que virou: Depósito Lopetegui. Já imaginou isso no Brasil? Fundo de Investimento Ivete Sangalo, Seguro-Auto Felipe Massa e por aí vai...

Desmaio original:


Viral da campanha:


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