segunda-feira, 28 de abril de 2008

De Job em Job

No post anterior, falamos sobre uma boa maneira de fazer o seu portfólio. Ok, e aí você está lá com o portfólio na mão, bonitão, completão… e agora? Bom, agora você terá que enviá-lo para as agências em que você está interessado em trabalhar, ora.

Passo 1 – Defina quais são as agências em que você quer trabalhar.
Eu não acho que seja vantagem simplesmente mandar seu portfólio, CV ou o que quer que seja pra tudo quanto é agência que você descobre o e-mail.

Pense como Planejador:
Qual é o seu objetivo? Determine o que você espera do seu próximo emprego. E o que você pode oferecer. Daí você saberá que tipo de departamento de Planejamento/Criação você está procurando. Como sabemos, em agências BTL, a definição de "Planejamento" varia de lugar pra lugar.

Pra saber quais lugares são como você quer, pesquise:
I - Abra o site da Ampro pra ler a lista de agências, Hot Tops, M&M, liste os nomes que você achar/se lembrar.
II – Veja nos sites dessas agências como elas se posicionam, como falam da parte de Planejamento, procure nos veículos da nossa área informação sobre elas, pergunte a seus amigos que trabalham em agência, Google is your friend etc.
III – Qual é o cara que é o profissional que você quer ser daqui a X anos? Coloque a agência dele na sua lista. Você precisa trabalhar com um cara que você admira, não? Então, se você quer ser o Marinho quando crescer, comece pela Momentum. Se você quer ser o Neto, comece pela Bullet, se quer ser o Dudi, comece pela SD etc.

Não se atenha às agências que estão contratando. Nas que não estiverem, o contato é sempre válido. Quando tiver uma vaga, se você tiver agradado, será considerado. E às vezes o cara está pensando em fazer algumas mudanças, mas ainda não é oficial, e você já marca seu lugarzinho na fila de candidatos. Um bom Diretor sempre vê portfólios de pessoas que pareçam interessante pra equipe dele.

Passo 2 – Como entrar em contato com esses caras
Bom, com a lista de agências em mãos, segure o impulso de mandar seu portfólio, por mais lindo que esteja, pro e-mail de todo mundo. E-mail com arquivo pesado de portfólio não é lido. Nunca. E você queima o contato. Percebeu o tiro n'água? Então, aqui vai uma sugestão minha:

Descubra o nome e o e-mail de cada cara com quem você quer falar. Em algumas agências é o Diretor de Criação, em outras, de Planejamento. Mas eleja um cara em cada uma. Não mande um e-mail "prezado Diretor(a) de Planejamento" e nem, em nenhuma hipótese, pra uma agência toda. Recebo muitos desses e-mails e 100% da agência sempre tem a mesma reação que eu: "que puta saco, quem é esse?". E… delete nele!

Então, mãos à obra! Quem falou que a vida é fácil? Descubra cada nome e e-mail. Um por um. Pergunte para seus amigos se conhecem alguém na agência tal. Conhece? Ótimo. Quem? Não é quem você quer? Não mande o portfóliooooooo. Se segura. Mande só um e-mail explicando que quer falar com a pessoa tal e, sendo amigo do fulano, ele passou esse nome, você poderia, por favor, me passar o e-mail do cara? Se – e somente se – o amigo do seu amigo disser pra você mandar o portfólio, que ele entrega, aí você manda. Manda mas não tira o nome da lista, você falou com o Diretor de Planejamento? Não. Que garantia você tem de que o carinha vai encaminhar mesmo pra pessoa certa? Por mais que seu amigo garanta que ele é legal, agradeça imensamente o contato, mostre que você acredita que, sim, ele vai mesmo encaminhar (porque ele super pode mesmo encaminhar, tenha fé na raça humana), mas não escreva "ok" do ladinho do nome de quem você estava querendo originalmente o e-mail. É só uma chance a mais, continue procurando um jeito de falar com quem resolve.

Em alguns casos, você não vai conseguir o e-mail do sujeito de jeito nenhum. Passe a mão no telefone, óleo de peroba na cara-de-pau e ligue no amigo PABX. Explique o que você quer e veja como é o melhor caminho pra chegar no cidadão.

Ok, então você tem dois canais: e-mail ou telefone.

Qual é o objetivo deste e-mail ou telefonema? Mostrar o seu portfólio? Nãaaaao. É falar que você tem interesse e quer marcar uma entrevista pro cara te conhecer e conhecer seu portfólio. Se você vir que não vai rolar, pergunte se pode enviar o portifa pra ele. Mas apresentar ao vivo é um milhão de vezes melhor, então, nem que demore um mês, mas tenta ir até lá, com hora marcada.

Outra coisa: pode acontecer de você ligar pra uma agência tentando obter o e-mail do Ciclano... e passarem a ligação pro Ciclano. Ou seja: fale o que você ia falar no e-mail, só que no telefone. Não se desespere, se prepare.

Passo 3 – Escrevendo o e-mail
Palavra-chave 1: objetividade. Nem eu, que sou tagarela e compreendo a tagarelice alheia, tenho paciência e/ou tempo para e-mails e ligações não-objetivas no meio do dia.

Então, não conte toda a sua trajetória profissional nem perca tempo enumerando tudo o que você já fez e acha que pode fazer pela empresa do cara. Lembre do objetivo deste e-mail. Na entrevista (e já falaremos disso no próximo post), você poderá se alongar e ser mais específico. Cada canal com sua função. Mostre que você sabe disso.

Nada daqueles e-mails "olá, eu trabalho há 5 anos em agências e, nesse tempo…" e, na última linha, "gostaria de saber se podemos marcar…". Por que o cara vai ler sobre o que você fez nos últimos 5 anos se ele não sabe quem é você e o que você quer? Eu, heim…

Palavra-chave 2: profissionalismo. Não seja demasiadamente formal, porque ninguém quer contratar um porta-voz pro Presidente. Não seja demasiadamente informal, porque você não conhece a pessoa e não sabe que apito ela toca. Cabe um "valeu!", mas não cabe um "tô procurando um trampo" ou "rs" ou algo assim. Sem gracinhas nem piadinhas (é preciso muita sorte e muita mão pra não se ferrar aqui, melhor não arriscar). É trabalho. Depois, com o tempo, você vê o tom do e-mail de cada pessoa.

Também não caia no erro de sair listando tudo o que "eu fiz", "eu conquistei" e "eu realizei". Uó. De novo: a pessoa não te conhece. Fica parecendo presunção; e/ou que você trabalha em grupo e pega o mérito só pra você.

Eu, particularmente, evitaria o "estou saindo de lá à procura de novos desafios". Quando alguém é demitido, o e-mail geral que rola pra agência não é justamente um falando que o fulano partiu em busca de novos desafios? Então isso não te valoriza em nada. E, de novo: na entrevista você fala o que rola, agora você só tem que marcar uma entrevista. Não complique sua vida.

Exemplo: vou fingir que não conheço o Marinho e escrever o que seria meu e-mail tentando marcar uma entrevista com ele.

From: Roberta Carusi
To: Mario Nascimento
Date: 28/04/2008 19:30
Subject: Candidata a Planner da Momentum


Olá, Marinho.

Acabo de atualizar meu portfólio e gostaria de saber se é possível que a gente marque um horário para eu poder apresentá-lo a você e para nos conhecermos pessoalmente.

Tenho quase 15 anos de experiência, sendo 12 na área promocional, e, apesar de ter começado como Redatora, hoje minha atuação e interesse é mesmo na área de Planejamento. Acompanho os cases e notícias sobre a Momentum e acredito que posso ter uma atuação bastante positiva aí, além de que terei a oportunidade de aprender muito e crescer profissionalmente com Planners do seu gabarito.

Fico aguardando, então, seu retorno.

Desde já, muito obrigada pela atenção.
Roberta Carusi
8130-XXXX


Agora, com comentários (em vermelhinho):

From: Roberta Carusi
To: Mario Nascimento
Date: 28/04/2008 19:30
Subject: Candidata a Planner da Momentum
O Subject é uma desgraça pra saber que raio podemos pôr aí. Eu sou partidária do "ir direto ao ponto". Veja o que você prefere.

Olá, Marinho.
Se o mercado inteiro chama o cara de Marinho, tacar um Mário aqui deve soar estranho até a ele. Não fica parecendo que pirei e quero dar uma de enturmada, portanto ;)

Acabo de atualizar meu portfólio e gostaria de saber se é possível que a gente marque um horário para eu poder apresentá-lo a você e para nos conhecermos pessoalmente.
Se você tiver tido uma indicação, já mande um "Sou amiga da Fulana e ela me passou seu contato" ou simplesmente "a Fulana me passou seu contato". Se você não for amigo e disser que é… ai. Faz isso não, tá? Sinceridade conta pontos.
Perceba que eu já falei que tenho um portfólio. Muitos e muitos planners não têm e, se isso me diferencia positivamente, tem que ter destaque. Além disso, vamos ser práticos: a entrevista vai render mais com projetos da pessoa na mão, então é menos difícil o cara nem considerar falar com você.
E já falei de uma vez o que quero: uma entrevista.

Tenho quase 15 anos de experiência, sendo 12 na área promocional, e, apesar de ter começado como Redatora, hoje minha atuação e interesse é mesmo na área de Planejamento.
Não preciso falar mais do que isso. Se ele tiver interesse, ele me chama e terei prazer em discorrer sobre cada emprego, cargo e job que ele quiser saber.

Acompanho os cases e notícias sobre a Momentum
Tradução: conheço o mercado, procuro me informar e, nossa, acho a Momentum tão legal e top que vale a pena acompanhar. Se eu não achasse, estaria mandando um e-mail por quê? Eu sei, é puxação de saco. Mas concorda que te põe na frente da fila?


... e acredito que posso ter uma atuação bastante positiva aí, além de que terei a oportunidade de aprender muito e crescer profissionalmente com Planners do seu gabarito.
Ou seja: será ótimo pra mim trabalhar aí mas também pra vocês (muito cuidado pra não soar arrogante. É você que NÃO tem um emprego nessa agência ainda, certo?).
Se você estiver mandando um e-mail pra um cara que é Planner, não é o Diretor (supondo aqui que você se matou de tentar e não conseguiu o e-mail do fodão, heim?) e não é conhecido na área, maneire, que nem ele vai cair nessa. Aqui, vale, porque o Marinho é conhecido e de altíssimo gabarito. Adequação.

Fico aguardando, então, seu retorno.
O cara só não vai retornar se for um mal-educado maldito e aí quem quer trabalhar com um cara assim? Eu não quero. Conforme o retorno, a ação: se ele disser que não tem jeito, vc pergunta se pode enviar o portfólio pra ele (e pergunte se ele prefere por e-mail ou um CD na recepção); se ele disser pra você ligar mês que vem pra marcar, você liga no primeiro dia que se caracterizar "mês que vem"; se ele perguntar tudo aquilo que eu falei nesse post que você não precisa pôr no e-mail, aí você põe. Mas se o cara quiser saber seu CV, o que vc já fez… proponha mandar o portfólio ué.

Desde já, muito obrigada pela atenção.
Roberta Carusi
8130-XXXX
Sei que ele não tem tempo e estou valorizando realmente ele ter lido meu e-mail. É simpático e educado, certo?
Meu e-mail tem meu nome. Por isso, acho péssimo começar por "meu nome é Roberta Carusi". Mas acho legal reforçar na saída, e com o celular, que é pro cara ter outra forma de contato. Tem gente que prefere ligar, uai.
Não mande seu contato do MSN. A pessoa não te conhece.
Não mande esse e-mail do endereço da agência! Só use seu e-mail pessoal. Sempre. Se você não tiver um (fala sério!), faça um hotmail da vida, mas não mande do seu e-mail profissional. E nem dê seu telefone da agência, né? Não tem nada mais anti-ético. E quem quer contratar alguém assim?

Ok, no próximo post, a gente fala sobre como se preparar pra uma entrevista. Afinal, com um e-mail tão certinho, você vai marcar um monte delas, certo.
Eh eh
; )

Dúvidas, disk-Robi.

Nenhum comentário: