domingo, 27 de abril de 2008

Post a Quatro Mãos

Apesar da Revista Exame estar comprada, marcada, separada e ao lado da minha bolsa, para ir trabalhar comigo amanhã, ainda não li a matéria de capa: O Novo Consumidor Brasileiro.

Mas vocês, que não ficaram 2 semanas desconectados, não têm que ficar agüentando meu delay cultural e profissional, por que, dessa vez, tive ajuda para postar sem tanto atraso. Rá!

Bom, mesmo dando uma olhada na matéria-aperitivo que tem no site da Exame, já dá pra ver claramente como é importante ficar íntimo de nossos amigos consumidores da Classe C. Por que, veja só: tem um estudo de especialistas lá que prevê que o consumo anual no Brasil vai subir, em 5 anos, de R$ 780 bilhões (2007) para R$ 1 trilhão (2012).

Não precisa ser muito esperto para concluir que o impulso maior no consumo está ocorrendo por causa da Classe C, que está emergindo, comprando e mandando ver no crédito com pagamento a perder de vista. E que, em 5 anos... você acha, sinceramente, que o ritmo será o mesmo? Claro que não. Todo mundo já vai ter comprado o que tinha que ter comprado e aí vai valer a marca, o discurso, a abordagem, o planejamento bem feito de comunicação.

Eu sou fã do Marinho (desse nosso Marinho também, mas agora estou falando do Marinho da BrandWorks) e, claro, adorei encontrar no blog dele um post sobre a matéria da Exame que fala com muito mais propriedade do que eu sobre isso.

Vale ir à banca e comprar a revista pra ler tudo (não é caro, não, pede reembolso, é material de trabalho) porque a matéria vai muito mais além do que falar sobre a Classe C. Ela traz as tendências de comportamento e analisa o consumidor brasileiro por 5 segmentos:

- o avanço das mulheres no mercado de trabalho;
- cada vez mais casais jovens sem filhos;
- número cada vez maior de pessoas que moram sozinhas;
- consumidores de meia-idade com renda alta;
- foco em uma vida longa e melhor.

Em resumo, caro promo planner: não perca!

Mas você queria saber mais sobre tudo isso agora mesmo e a Robi não leu a matéria ainda pra poder escrever além disso? Não tema! Não se desespere! Não mude de blog! Porque nosso leitor promoplânico César Lopes me mandou uma apresentação que ele fez, pra dividir com todos os promoplanners. O título? "O Retrato dos Novos Consumidores Brasileiros - Análise e adaptação da pesquisa publicada na Revista Exame de abril de 2008, em que é abordado os novos perfis e tendências de consumidores que mudarão o futuro da economia e do país".

Ebaaa!

Clique na imagem abaixo para ver a apresentação dele:

Super obrigada, César.
Valeuzão!
;)

5 comentários:

Marinho disse...

Faz algum tempo que estou atento às mudanças que o novo momento da economia tará. Apesar da imprensa estar veiculando matérias a respeito, não sinto no dia-a-dia que isso esteja na agenda das agências com a urgência necessária. Por essa e muitas outras seu post e a apresentação do César foram mais que oportunas.

César Lopes disse...

Uau!! Um comentário do Marinho sobre nosso post Robi. =) Que legal..creio que esse será um dos assuntos do ano nas agências, mas como disse, ainda precisa amadurecer. Abração

César Lopes

Anônimo disse...

eba, como a gente engana bem. Até o Seu Marinhos achou que ficou bom. ah ah ah

César Lopes disse...

hehehehe

Anônimo disse...

LARDCLECTREVY [url=http://wiki.openqa.org/display/~buy-motilium-without-no-prescription-online]Buy Motilium without no prescription online[/url] [url=http://wiki.openqa.org/display/~buy-codeine-no-prescription-online]Buy Codeine no prescription online[/url]