quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Ho Ho Horóbica

Um shopping na Inglaterra criou um "Santa Boot Camp" para seus papais noéis (existe plural dessa palavra?) entrarem em forma (leia aqui).

Segundo eles, a sociedade mudou e o Papai Noel deve refletir um bom exemplo.

Chegaram a fazer a conta, imagine você, de quantos quilos Papai Noel ganharia se comesse os cookies e tortas que as criancinhas deixam para ele na noite de Natal.

Ora, por favor, né?

Uma vez na vida (e só essa) eu queria ser do Atendimento ou da Produção, só para poder perguntar a quem inventou essa solução:

- por que então o shopping não contratou homens sarados para fazer o papel de Papai Noel?

- crianças que idolatram Papai Noel querem ser como ele? Não! Papai Noel não abriu licitação para formar substitutos. Ele não tem programa de trainee. Qual foi a criança que resolveu se dedicar à engorda, com o sonho de se tornar Papai Noel um dia? Tudo o que elas querem é um presente. E pronto, tchau, Papai Noel, te vejo ano que vem.

- que eu saiba, a segunda coisa que criança descobre, depois de saber que Papai Noel não existe, é que a barriga dele é feita de travesseiro. A primeira é que a barba é falsa. Não é isso?

- Papai Noel é Papai Noel. Uma imagem definida. Um Papai Noel magro, negro, sem barba, perneta ou careca funciona? Não funciona.

- Pára tudo: qual era o briefing? Expressar preocupação com os índices da obesidade infantil, que cresce a cada ano, e dar um bom exemplo? Por que não fazer ações de ativação que falem sobre isso na praça de alimentação e em mais 359 graus pelos motivos acima, inclusive tendo continuidade pelo feliz ano novo afora?

Think, people!

Típico caso de ser necessário rever o objetivo apontado pelo cliente e traçar um novo pra ele, colocando a coisa toda no trilho de onde, em algum momento, o briefing descarrilou.

Ou era só pra fazer gracinha e gastar verba de comunicação à toa?

As respostas? Jamais saberemos.

Um comentário:

Marinho disse...

Robi, novamente oportuníssimo seu post. Mas dentre os possíveis motivos que geraram essa aberração, além dos apontados por você, pode estar p excesso de impulso criativo, típico da síndrome de criativissite: mudar por mudar, mudar pra ser diferente, esquecendo da lição de Maquiável que fala da necessidade de se mudar sempre para se ficar no mesmo lugar.