terça-feira, 16 de outubro de 2007

Sobre inspiração e expressões populares

Você já deve ter exclamado, em algum momento de sua vida, a frase:
"Estava o tempo todo embaixo do meu nariz!"
Essa expressão é comum quando alguém se dá conta de um detalhe evidente e trivial, mas que havia passado despercebido. Significa, portanto, que você provavelmente encontrou a resposta para uma questão que lhe incomodava.

Mas por que muitas vezes não conseguimos ver aquilo que está bem "embaixo de nossos narizes"? A resposta não é simples, mas acredito que ela esteja relacionada ao fato de que em nossa busca incessante pelo novo, muitas vezes fechamos os olhos para o óbvio. E o óbvio nem sempre é ululante.

Vejamos, por exemplo, o case "Keep Walking", de Johnnie Walker.


O homem de smoking sempre esteve lá, caminhando imponente com seu cetro e sua cartola. Conhecido como 'striding man', foi lançado em 1909, ao mesmo tempo em que os renomados whiskys Red Label e Black Label. Desde então, ele sempre esteve presente na comunicação da marca, representando o progresso e o pioneirismo da família Walker.


Mas somente em 1999 foi lançado o conceito "Keep Walking". Ou seja, o 'striding man' precisou caminhar continuamente durante 90 anos até alguém, no caso a agência BBH/London, perceber algo que estava bem embaixo do nariz de todos: Johnnie Walker se "mantinha caminhando" desde 1909, e esse singelo detalhe poderia ser utilizado para transmitir de forma única - e altamente criativa - o conceito da marca. É tão óbvio que a própria construção desse parágrafo foi complicada, pois eu pareço estar sendo redundante em alguns pontos. Óbvio, porém genial (vide os quase infinitos desdobramentos da campanha).

Eu ia finalizar esse post por aqui, mas enquanto escrevia deparei-me com outro exemplo bem interessante que mostra nossa dificuldade em enxergar aquilo que está bem embaixo de nosso nariz. Dessa vez o exemplo é mais literal. Antes de falar o que é, responda esta pergunta:

"Quantas vezes, ao parar em um posto de combustível, você olhou pelo retrovisor para lembrar em qual lado fica o tanque do seu carro?".

Pois bem, a resposta sempre esteve embaixo do seu nariz, bem ali, no painel do carro. Repare no ícone que alerta sobre o nível de combustível: o lado para onde estiver virada a mangueira da bomba indica o lado que fica o tanque.


Um simples detalhe. Porém você nem imaginava, não é mesmo?

Se eu pudesse deixar uma mensagem final (e posso!), seria para você continuar sua caminhada em busca do novo. Mas não levante o nariz a ponto de não conseguir enxergar o que está bem embaixo dele. A inspiração que você procura pode estar aí.

2 comentários:

Marinho disse...

Gontijo, lendo seu post lembrei-me do caso da conquista da conta do uísque Cutty Sark por uma agência (que esqueci o nome) que fez uma memorávelcampanha para a marca nos anos 1970/80.
Contam os cronistas que, na fase de concorrência, quando foram pegar o briefing, o diretor de criaçnao percebeu que na sede da empresa tudo tinha o famoso clipper (tipo de veleiro) do rótulo. Maquete na recepçnao, broches nas recepcionistas, quadros e mais quadros, capacho e assim por diante. Mas nada na comunicação do uísque, cujo nome é uma homenagem ao veleiro mais veloz do mundo (o clipper Cutty Sark, que está em exposição na inglaterra), se referia a ele, exercitando apenas os clichês da comunicação do segmento: pessoas bem sucedidas, sofisticação, etc.
A agência então fez toda a campanha tendo por tema o clipper, redesenhou o rótulo dando-lhe um design sofisticadamente rústico e ganhou a concorrência.
Estav debaixo do nariz de todos, um só viu...e venceu.

Gustavo Gontijo disse...

Essa história eu não conhecia. É um ótimo exemplo que reforça ainda mais a idéia central do post.
Obrigado pela contribuição.