Mais uma vez a Bullet inova e lança a 1ª promoção com vale-brinde ativo.
50 embalagens de OMO com GPS e transmissores serão espalhados pelos PDV’s.
Ao comprar a caixa no PDV, a consumidora será “seguida” até sua casa por uma equipe e ao chegar será informada que ganhou o prêmio.
Uma Filmadora e uma Viagem para Brotas com acompanhantes.
A promoção começa domingo, 1º de agosto, e vai até o final de setembro. O site da promoção é http://www.experimentealgonovo.com.br/ e lá você poderá acompanhar as entregas de prêmio ao vivo.
Sem dúvida mais uma inovação, mas para quem já congelou um iPod dentro de um picolé, uma caixa de sabão em pó à temperatura ambiente é um paraíso.
Sensacional.
Palmas também para a Unilever que mais uma vez acredita na inovação e principalmente, lança uma campanha que não tem o objetivo único de vender, vender, vender.
Algumas dúvidas
As embalagens serão rastreadas desde a fábrica até o PDV e depois até a casa do consumidor? Ou serão colocadas diretamente no PDV e as equipes ficarão esperando do lado de fora?
Se uma filmadora e uma viagem para Brotas valem mais de R$ 400,00, como isso pode ser um vale-brinde? Qual a solução legal para isto? (o regulamento ainda não está disponível)
Uma filmadora e uma viagem para Brotas não soam um pouco “chinfrim” para uma ação dessa magnitude?
Fontes:
MMonline
Propmark
UPDATE: Saiu o video da ação.
Para assistir em HD, clique no link.
http://www.youtube.com/watch?v=xm7qv03CSXc
14 comentários:
Acho complicado essa história de monitorar os movimentos do cliente e um pouco tenso. Sentiria-me muito insegura ao saber que o produto que comprei está com um GPS e que estão me seguindo.
Fora a possibilidade de fraude, uma vez que uma pessoa qualquer pode se identificar como sendo da OMO e me assaltar.
O melhor é se a Dona de casa resolver dar uma paradinha com o Ricardão no motel antes de ir pra casa onde o Mezenga ta esperando...hehehehe
Seus pontos tem até alguma relevância, mas fica difícil discutir com alguém que não se identifica. Anônimo não.
A minha identidade não vai alterar meus argumentos. Segue mais um: qual a relação entre OMO e GPS? Qual é o apelo da campanha: A OMO é Twitter e te segue na vida real?! Acho que a campanha da Kibon foi realmente exemplar, muito bem associada ao produto, já essa da OMO não teve nexo. Semelhante a muitas campanhas de Realidade Aumentada: A tecnologia foi criada e descoberta, porém muitas agências não sabiam como utilizar de maneira útil e relevante. Até hoje, poucas campanhas foram realmente legais e bem boladas para RA. Acho que se aplica a este caso.
Outra coisa: Como funciona a questão de direitos autorais?! A pessoa "Aceita" passar seus direitos de imagem imediatamente quando compra o produto!? Ou, para ganhar o prêmio, ela deve estar de acordo com isso? De qualquer forma, é um pouco mal bolado, na minha opinião, pois a pessoa não informa inicialmente que quer participar da promoção e acho um pouco de mal gosto ela só ter que informar isso depois que ganha o prêmio, meio forçado.
Bom, vamos às questões:
Questão - 1 As embalagens sairão das fábricas dentro de pallets. Tudo isso está sendo auditado por profissionais credenciados pela Caixa Econômica Federal. O que facilita a localização é o sistema implementado. Ao ficar em movimento, o GPS manda mensagens para uma central. Isso significa que ao notarmos que a embalagem parou em algum lugar, iremos verificar via sistema de mapas se a embalagem parou em um local que é ponto de venda. Sendo assim, as coligadas próximas serão acionadas. Os promotores só sairão do QG, quando o GPS começar a se movimentar novamente.
Questão 2: como vocês verão em regulamento, o que está contemplado em vale-brinde é somente a câmera mesmo. O que sugerimos para cada um dos contemplados é receber esse prêmio em uma viagem para Brotas para experimentar algo novo. O consumidor fica livre para aceitar ou negar participar do evento, pois evento não é objeto de prêmio, é apenas uma cerimônia de entrega do prêmio no qual o consumidor comparece se desejar. Caso ele não vá, ele receberá o prêmio da mesma forma.
Questão 3 - Quando o briefing entrou na casa, a maior preocupação da marca não era em vender. Omo tem 80% de penetração no target e por isso está em cerca de 50 milhões de lares no Brasil. Por isso, dar grandes prêmios não era o intuito.
O negócio era construir marca. Reforçar o posicionamento do produto que diz: partículas de limpeza vão atrás da sujeira, assim como nosso vale brinde vai atrás de você. O Conceito de "tentar algo novo" tomou conta de todo o processo.
Outro ponto: Carro, casa e tudo o que todas as agências dão, as pessoas, principalmente o Target OMO está querendo experiências novas. Coisas novas. Isso inclui mecânicas de participação inovadoras, não somente o clássico SMS e internet. A mecânica inovadora surgiu do conceito de Tentar Algo Novo, que por sua vez é fundamentado numa pesquisa que mostra a importância disso para o desenvolvimento das crianças.
Questão 4 - Com relação às fraudes, podem ficar tranquilos. O GPS terá alguns sistemas de identificação. Um deles é que quando a equipe chegar à porta da consumidora (com carro adesivado, uniformizados, com todos os aparatos e documentos legais previstos pela lei) um sistema buzzer será acionado.
Ele fará a caixinha apitar. No próprio interfone, a consumidora desconfiada poderá falar com a equipe que perguntará se a embalagem começou a apitar. A equipe recomendará que ela ligue para o 0800 que estará na embalagem para falar com o SAC e identificar, por nome, cada um dos promotores.
E outra coisa, somente uma equipe altamente restrita e capacitada terá acesso sistema.
Dá trabalho fazer uma promoção que gera todo esse buzz. mas também dá muito orgulho. O que talvez seja “chinfrim” para essa consumidora seja mais uma promoção como todas as outras.
Com relação aos direitos autorais, aqueles que não quiserem que sua imagem seja utilizada, não utilizaremos. Já aqueles que não se incomodarem, assinarão um termo de uso de imagem. Simples assim. Qualquer dúvida da promoção, "Anônimo", é só mandar um e-mail para danielmarques@bullet.com.br
Abraços, Daniel Marques, Planejamento da Bullet da conta de Unilever.
Para ver um vídeo que explica desde quando o job entrou na casa, galera é só clicar www.bullet.com.br. O site www.experimentealgonovo.com.br estará aberto no dia primeiro de agosto.
Bom, vamos às questões:
Questão - 1 As embalagens sairão das fábricas dentro de pallets. Tudo isso está sendo auditado por profissionais credenciados pela Caixa Econômica Federal. O que facilita a localização é o sistema implementado. Ao ficar em movimento, o GPS manda mensagens para uma central. Isso significa que ao notarmos que a embalagem parou em algum lugar, iremos verificar via sistema de mapas se a embalagem parou em um local que é ponto de venda. Sendo assim, as coligadas próximas serão acionadas. Os promotores só sairão do QG, quando o GPS começar a se movimentar novamente.
Questão 2: como vocês verão em regulamento, o que está contemplado em vale-brinde é somente a câmera mesmo. O que sugerimos para cada um dos contemplados é receber esse prêmio em uma viagem para Brotas para experimentar algo novo. O consumidor fica livre para aceitar ou negar participar do evento, pois evento não é objeto de prêmio, é apenas uma cerimônia de entrega do prêmio no qual o consumidor comparece se desejar. Caso ele não vá, ele receberá o prêmio da mesma forma.
Questão 3 - Quando o briefing entrou na casa, a maior preocupação da marca não era em vender. Omo tem 80% de penetração no target e por isso está em cerca de 50 milhões de lares no Brasil. Por isso, dar grandes prêmios não era o intuito.
O negócio era construir marca. Reforçar o posicionamento do produto que diz: partículas de limpeza vão atrás da sujeira, assim como nosso vale brinde vai atrás de você. O Conceito de "tentar algo novo" tomou conta de todo o processo.
Outro ponto: Carro, casa e tudo o que todas as agências dão, as pessoas, principalmente o Target OMO está querendo experiências novas. Coisas novas. Isso inclui mecânicas de participação inovadoras, não somente o clássico SMS e internet. A mecânica inovadora surgiu do conceito de Tentar Algo Novo, que por sua vez é fundamentado numa pesquisa que mostra a importância disso para o desenvolvimento das crianças.
Questão 4 - Com relação às fraudes, podem ficar tranquilos. O GPS terá alguns sistemas de identificação. Um deles é que quando a equipe chegar à porta da consumidora (com carro adesivado, uniformizados, com todos os aparatos e documentos legais previstos pela lei) um sistema buzzer será acionado.
Ele fará a caixinha apitar. No próprio interfone, a consumidora desconfiada poderá falar com a equipe que perguntará se a embalagem começou a apitar. A equipe recomendará que ela ligue para o 0800 que estará na embalagem para falar com o SAC e identificar, por nome, cada um dos promotores.
E outra coisa, somente uma equipe altamente restrita e capacitada terá acesso sistema.
Dá trabalho fazer uma promoção que gera todo esse buzz. mas também dá muito orgulho. O que talvez seja “chinfrim” para essa consumidora seja mais uma promoção como todas as outras.
Com relação aos direitos autorais, aqueles que não quiserem que sua imagem seja utilizada, não utilizaremos. Já aqueles que não se incomodarem, assinarão um termo de uso de imagem. Simples assim. Qualquer dúvida da promoção, "Anônimo", é só mandar um e-mail para danielmarques@bullet.com.br
Abraços, Daniel Marques, Planejamento da Bullet da conta de Unilever.
Para ver um vídeo que explica desde quando o job entrou na casa, galera é só clicar www.bullet.com.br. O site www.experimentealgonovo.com.br estará aberto no dia primeiro de agosto.
Daniel,
A saída da entrega do prêmio foi genial. Inclusive virou post aí em cima.
As dúvidas da "Anônimo" são estúpidas, mas em nome do blog agradeço a sua paciência em respondê-las
A mecânica do GPS é bem parecida com a da TV de Barueri do CQC. Testada e aprovada.
A questão das vendas foi inclusive motivo de parabéns à Unilever no meu texto. Fico feliz de ver nosso cliente usando a promoção como uma ferramenta de buzz e imagem.
O prêmio "chinfrim" não foi para denegrir ou detonar a campanha, foi uma forma de dizer que uma idéia tão inovadora merecia uma premiação mais impactante. Mas como nossa legislação promocional é um lixo, nos restam poucas alternativas.
Obrigado por ler o blog, pelas respostas e pela rapidez das mesmas.
O espaço está sempre aberto.
O Panhoca não responde aos anônimos, afinal, de engenheiro de obra pronta o mercado está cheio.
Já eu, não repondo a quem usa expressões como "mal bolado".
Enfim, valeu pela paciência Dani.
E parabéns pelo planejamento impecável.
Achei ótimo seu post Dani. Ficou claro que o anônimo não é um profissional e...ah, não importa.
Parabéns para todos nós da Bullet.
Olá. Quero dizer que a Anônima tem questões relevantes. O problema de fraude não é com o GPS, mas com pessoas que podem chegar em qualquer casa e falar que é da Unilever. Também achei que a questão do GPS poderia ter sido mal amarrada, mas não consegui ver o filme, pois pior que a legislação promocional brasileira é a internet brasileira, um vagalume. Mas o grande movimento foi o cometário do Daniel Marques: completo, educado e sem muita agressividade, sendo que ele explica muita coisa, como parte do processo de planejamento. Bão, esse comentário tb não é pra por lenha na fogueira, sou até amigo de um dos bloggers daqui... Abraço, Bedran
Olá. Quero dizer que a Anônima tem questões relevantes. O problema de fraude não é com o GPS, mas com pessoas que podem chegar em qualquer casa e falar que é da Unilever. Também achei que a questão do GPS poderia ter sido mal amarrada, mas não consegui ver o filme, pois pior que a legislação promocional brasileira é a internet brasileira, um vagalume. Mas o grande movimento foi o cometário do Daniel Marques: completo, educado e sem muita agressividade, sendo que ele explica muita coisa, como parte do processo de planejamento. Bão, esse comentário tb não é pra por lenha na fogueira, sou até amigo de um dos bloggers daqui... Abraço, Bedran
Parabéns a toda a equipe! Excelente trabalho.
Dani, parabéns pela promo e pelas explicações claras sobre a mecânica.
Sensacional!!!
abs,
Guilherme.
Senhores,
Problemas de fraude qualquer promoção tem. Existem milhares de casos de emails, telegramas e telefonemas de pessoas que se identificam como staff de uma promoção e dizem que a pessoa foi contemplada em uma promoção.
Através disso tentam pegar uma série de documentos, endereços e até dinheiro dessas pessoas. O problema não é o GPS e a fraude até porque dará muito mais trabalho ao fraudador e um investimento muito maior, uniformizar toda uma equipe, envelopar um veículo, etc.
Como o Daniel disse, o GPS é super pertinente com o principal benefício e diferencial do produto.
A Bullet foi capaz nessa promoção de inovar em dois pontos que são amarrados por leis antigas e que não são revistas há muito tempo.
Para quem trabalha com isso todos os dias, é muito legal ver uma promo diferente no mercado.
Trabalhamos em agências concorrentes, mas nem por isso somos adversários. O brasileiro tem uma tendência, principalmente na internet, de destruir algo que alguém construiu do que elogiar ou então construir algo inovador e diferente. Parece que é mais fácil atirar uma pedra sob aquele que está embaixo de um spotlight de luz.
Volto a dizer o que falei no meu twitter há dois dias atrás: Ponto pra Bullet, ponto pra OMO e agora ponto também para o @jackdanniels que foi brilhante em seu comentário por aqui.
Como o Panhoca disse, o espaço estará sempre aberto.
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