segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Não dê banana aos macacos

Para aquecer os músculos cerebrais e voltar a escrever por aqui com mais frequência, nada como uma boa tirinha do Dilbert para animar a manhã de segunda-feira:


O mundo da publicidade está cheio de "WDGs", pessoas que ajudariam mais se não tentassem contribuir. E é papel do planejador, como o profissional que integra as áreas durante o desenvolvimento dos projetos, detectar esses profissionais para evitar desvios de percurso ou desgastes desnecessários.

Para isso, precisamos conhecer muito bem as habilidades de cada profissional da agência para definir quais são as pessoas mais indicadas para contribuir em cada uma das partes do projeto. Esse discernimento é vital para chegar no todo que melhor atende as necessidades do cliente.

Quer uma prova de que essa constatação é real? Peça para duas equipes separadas dentro de sua agência responderem a um mesmo briefing. Eu duvido que em alguma agência teremos resultados iguais. Talvez nem mesmo parecidos.

Então na próxima vez que estiver em uma reunião de briefing, não pense apenas no tripé marca-consumidor-comunicação. Reflita sobre as pessoas que formarão a equipe de trabalho e como cada uma delas vai contribuir para o grupo chegar ao resultado mais assertivo.

2 comentários:

Anônimo disse...

O problema é quando o WDG esta na equipe de planejamento.....

O Achista disse...

Me fez pensar no livro "a arte da guerra", tem um trecho que fala sobre isso (explorar o melhor de cada um, na função que desempenha melhor).