sexta-feira, 24 de abril de 2009

Você guarda um segredo?

Todo mundo já deve conhecer o Post Secret. Ele foi assunto de um post do Bruno nos primórdios do Promo Planners.

Trata-se de um blog que revela segredos ocultos enviados por correspondência pelos seus próprios "guardiões".

Hoje descobri um site que bebe da mesma fonte, só que de uma forma diferente. É o Secret Message Service, que também revela segredos de anônimos, só que esses são enviados por SMS.

Postei isso aqui porque acho interessante esse movimento de compartilhar segredos com o mundo. Segredos que antes não eram compartilhados nem com os melhores amigos. Qual seria a razão disso? Estariam loucos os deuses? :)

Na minha opinião, esse é um movimento irreversível. O ser humano é um animal social, e ele sente necessidade de interagir com seus semelhantes. Essa interação ocorre de diferentes maneiras, e a internet impulsionou várias delas.

(Só esse tópico da interação daria assunto para vários posts, mas vamos nos focar na questão do compartilhamento de segredos).

Antigamente as pessoas escreviam seus segredos em diários, guardados em um esconderijo a 7 chaves. Mas o que era um diário senão um confidente, uma ferramenta para exteriorizar pensamentos e sentimentos? As pessoas não foram programadas para guardar segredos, e eu aposto que no fundo toda adolescente desejava que alguém encontrasse e lesse suas confissões.

A internet veio ao encontro desse desejo. Agora as pessoas podem contar ao mundo tudo que acontece em suas vidas. E caso o fato seja muito comprometedor, basta postar no anonimato. De qualquer forma, alguém, em algum lugar, estará lendo. E a sensação de não ser o único a saber de algo já é o suficiente para confortar.

Blogs, fotologs, redes sociais, sites com conteúdo colaborativo... tudo isso só é uma realidade hoje por causa dessa necessidade do compartilhamento.

Hoje já não basta pensar para existir, é preciso também compartilhar.

É justamente por isso que o Promo Planners existe. Mas esse é nosso segredo, tudo bem? ;)

Um comentário: