quinta-feira, 25 de outubro de 2007

os segredos dos consumidores

Consumidores são, antes de tudo, pessoas, certo?

E pessoas normais, como eu e você, não revelam todos os seus segredos em pesquisas de mercado, não é mesmo?

Na verdade há coisas que não revelamos para ninguém, e nem por isso deixamos de ser humanos. Pelo contrário, pensamentos (e as vezes atos) aparentemente absurdos também fazem parte e dão um tempero especial à nossa humanidade, não é mesmo?

É por isso que recomendo a todos os planejadores e outras pessoas que se proponham a tentar entender um pouco mais sobre os seres humanos (ou consumidores) um blog que é mais velho do que andar para frente.

PostSecret.

Há alguns anos atrás um sociólogo (ou psicólogo? agora não lembro) criou esse projeto que consistia em publicar, todo domingo, cartões postais contendo e contando segredos. Esses cartões eram enviados pelos próprios leitores do blog diretamente para a caixa postal do autor.

Hoje o blog é um sucesso tão grande que livros e uma comunidade já derivaram dele.

E o que isso tem a ver com planejamento? PostSecret se tornou, na minha opinião, uma ferramenta essencial para entendermos melhor o consumidor (ou ser humano) para além da dimensão das pesquisas e do senso comum politicamente correto.

Caro leitor, recomendo a leitura do blog toda segunda-feira para inspirá-lo pelo resto da semana.

Um comentário:

Roberta Carusi disse...

Eu adoro o Post Secret! Adoro ler bilhetinhos perdidos por aí! Adoro observar pessoas no supermercado desde antes de descobrir que isso era pesquisa de campo. Valeu, Bruneco!