quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cagada mesmo.

Imagine se a VW fizesse uma versão moderna da Brasília?


E se o famoso GTI voltasse a reinar soberano nas ruas?


Todo mundo com mais de 25 anos, de alguma forma viveu bons momentos a bordo ou sonhando com os carros da VW.

Entre eles, o designer Du Oliveira, o irmão do Décio.

Por hobby, ele redesenha clássicos da indústria automobilística nacional e posta em seu blog. São meros exercícios de design, nem sempre com resultado satisfatório, mas muito divertidos.

A cada novo post no blog do irmão do Décio minha memória vai longe, relembro dos sonhos que tive com nossas carroças da década de 80 e me conecto diretamente com a marca recordando de seus velhos filmes do anúncios em PB nas revistas e da minha esperança de conseguir comprar um Gol GTS 1.8 quando completasse 18 anos.

Eu e milhares de leitores achamos o blog do irmão do Décio e seus trabalhos maravilhosos.

A VW não acha.

Nesta semana, o Du Oliveira recebeu uma notificação da montadora exigindo que todos os trabalhos e citações da marca fossem retirados do ar por uso indevido da imagem.

Veja o que aconteceu aqui e aqui.

Esse post tem o intuito de mostrar que muitas marcas ainda não aprenderam a lidar com este novo cenário, onde um consumidor chega ao ponto de amar tanto uma marca que se sente parte dela, que quer colaborar, usar e as vezes abusar dela.

Em tempos de blogs “Eu Odeio”, ter sua marca bem tratada deveria ser motivo de orgulho.
Os comentários no blog vem sempre carregados de boas lembranças, elogios e sentimentalismo.

Parece que a indústria automobilística ainda tem muito que aprender sobre conteúdo colaborativo. Mini e Smart são boas exceções.

Sério mesmo que uma empresa do tamanho da VW acha que os desenhos do irmão do Décio oferecem perigo à imagem da marca? Ou será só um exercício de bater o salsichão na mesa?

Segundo o Flávio Gomes, a VW parece ter se arrependido da notificação, mas agora, como sempre, é tarde.

Web 2.0 ainda é para poucos.

3 comentários:

Caio Blumer disse...

Que coisa mais ridícula exigir a retirada dos desenhos.

Algo tão legal, que faz exatamente o que você citou, demonstra o amor que as pessas tem à marca!

Impressionante a nuvem negra que ainda está na frente da vista dessas grandes empresas.

Tsc, tsc, tsc.

Abraço.

@FGonsales disse...

Acho que a VW perdeu foi uma boa oportunidade de potencializar a marca na web em cima de um trabalho pronto e bem cotado.

bauer disse...

#VWFAIL