sexta-feira, 27 de março de 2009

Jurado de Promo em Cannes



Festivais sempre geram polêmicas, principalmente nos resultados.
Mas esse ano, Cannes saiu na frente antes mesmo do festival começar, com a escolha do jurado brasileiro da categoria Promo.
Uma categoria que chama menos atenção, que tem está entrando no seu 4º ano no festival, mas que no ano passado trouxe 3 bronzes com iPod no Palito da Bullet e instituto Akatu da Fabra Qinteiro

Em 2006, o jurado brasileiro foi o grande Geraldo Rocha Azevedo, um dos pioneiros da Promoção Brasileira. Em 2007, ele mesmo presidiu o júri. Em 2008, Mentor Muniz Neto, da Bullet representou o pais no júri. Dois nomes incontestáveis. Dois caras que conhecem muito do nosso mundo BTL, que entendem a promoção e sua função dentro da comunicação, e principalmente o processo criativo da nossa atividade

Para 2009 o escolhido foi Marciano Heidrich Neto. Ou como ele mesmo prefere ser chamado, Marcelo Heidrich, da Ponto de Criação. Sem dúvida um grande empresário do nosso setor, mas, na minha opinião um cara que por sua posição está muito longe da criação. Um homem de negócios, um empresário com uma visão ampla sobre o mercado promocional que na sua atuação dentro da agencia não está diretamente envolvido com o cotidiano da criação. Por isso talvez lhe falte a veia criativa, a sensibilidade de perceber as sutilezas do processo criativo que valorizam uma peça ou uma campanha.

É por isso que o Ron Dennis é dono da equipe e o Hamilton pilota.

Reparem que na lista dos jurados brasileiros, somente o de Promo não é uma pessoa da criação.

Film Lions - Sophie Schoenburg (redatora da AlmapBBDO)
Press Lions - Leo Macias (diretor de criação da Talent)
Outdoor Lions - Alexandre Peralta (sócio e diretor de criação da PeraltaStrawberryFrog)
Cyber Lions - Eco Moliterno (VP de criação da Wunderman)
Radio Lions - André Faria (diretor de criação da F/Nazca)
Direct Lions - Rui Piranda (diretor de criação da Giovanni DraftFCB)
Design Lions - Luciano Deos (sócio e diretor de criação do GAD Branding & Design)
Promo Lions - Marcelo Heidrich (presidente da Ponto de Criação)
Media Lions - Gleidys Salvanha (diretora de mídia da W/)
PR Lions - João Rodarte (diretor da CDN)

Por ser uma categoria nova talvez ainda estejamos em fase de ajustes, mas acho que quanto mais próximo da criação o jurado, mais condições de entender e julgar corretamente.

E você, concorda com a indicação?
Quem você indicaria no lugar de Marciano Heidrich Neto?

9 comentários:

Anônimo disse...

Hummm... a gente tem que dar um voto de confiança. Afinal, ele pode iniciar uma nova maneira de julgar uma peça. Pela rentabilidade! "...isso aqui dáva prá ganhar x% de markup, xx% de BV, e voilá! sai uma peça premiada!

Anônimo disse...

Santa Propina, rogai por nós de ego inflado e desejo incontrolável de aparecer. Promessa feita, no próximo ano Marciano será jurado de Advertising!!!
Se assim fizer, prometo que vou dar muita esmola no farol, para aplacar um restinho de consciência que eu possa ter.

felipe disse...

Nunca ouvi um diretor de arte ou redator falar bem desse sujeito marciano.

Anônimo disse...

De fato esta pessoa esta indo muito além do que pode ir...
Jurado?
Qual categoria?
Deixe-me ver.....seria ,,rentabilidade?
Nessa o leão é dele

Anônimo disse...

vindo de um Marciano isso me cheira mal. Picaretaichian, lá em Marte, digamos.

Darth Mau disse...

Ah...se era pra ser um ET, por quê não convidaram o Mestre Yoda, que pelo menos é sabio?...

Anônimo disse...

Parabéns pra ele. Ou era ele ou era o super-diretor-de-criação dele... affff...

me lembro muito bem o dia que mandei um briefing de um job "médio" pra eles... to esperando a resposta até hoje. eles são muito grandes.. não tem como atender job médio, pequeno...

Justino disse...

A agência de Promoção Mais Premiada: tem logo dois short lists em cannes! hahahahahah

Anônimo disse...

Será que ele já terminou o intensivão de ingrês? Pelo que eu lembro, ele não sabia pronunciar os dias da semana.... é marciano... não vai ter tradução simultânea lá hein!! haha