quinta-feira, 26 de março de 2009

É tempo de mudanças



O Blog mudou de cara, mudou de colaboradores... Mas também outras coisas mudaram que merecem ser comentadas.

Quarta-feira, dia 24 de março, aconteceu a assembléia para a votação e posse do novo presidente do Grupo de Planejamento no biênio 2009-2010. Eu, particularmente, gostei muito da eleição de Ulisses Zamboni, de toda diretoria executiva e conselho administrativo.

Dos eventos que participei do GP e que tiveram a participação do Uli foram muito positivos, principalmente aqueles em que foi debatida não só o papel do planejamento, mas também suas diferentes formas de atuação nos diversos tipos de agências (propaganda, online, promo, mkt direto, etc). Foi o único cara que eu vi, que soube enxergar e verbalizar que sim, existe diferença entre os profissionais, cada um com seus problemas e questionamentos particulares. O próprio Gustavo já escreveu aqui um texto resultado de um evento que fomos juntos (particularmente, meu texto preferido do Promo Planners).

O GP cresceu nesses dois últimos anos e graças a gestão anterior liderada pelo Ken Fujioka. Não tenho críticas sobre como ele conduziu o grupo, muito pelo contrário! Foi muito bom ver o crescimento de nossa profissão e ver também como o Planejamento ficou em evidência na mídia, nas faculdades e nas agências. Mas não cresceu somente com profissionais de propaganda. Cresceu graças ao interesse de todos esses planejadores e estudantes que viram através do GP um espaço para discutir tendências, conhecer pessoas no mercado e aprender mais sobre o que é essa tão nova profissão.

Por outro lado, o GP sempre teve o apoio e a colaboração de planejamentos de propaganda. Não vejo adesão e participação na gestão de pessoas de outras áreas. Mesmo acompanhando o blog, os eventos do grupo, eu mesmo nunca me associei.

No "post de posse" do Uli ele diz: "Um assunto que certamente vamos colocar em pauta em muitas discussões é o do papel do planejador. A função tem sido moldada pelo mercado de forma caótica, gerando distorções e interpretações livres. Vamos tentar entender e orientar um pouco sobre esse assunto. Além disso, vamos falar dos planejadores digitais, de 'promoção' e até de channel planning, vulgo mídia. Tenho tido “chamados” sobre o assunto há algum tempo."

Finalmente! Depois dos comentários não só meus, mas dos planejadores das demais áreas ao Ken e a outras pessoas do GP, esse assunto já surge em pauta logo na posse de um novo presidente. Isso, para mim, é animador!

Agora é a nossa vez de não ficarmos somente como mero espectadores dos eventos e ajudarmos nessa nova gestão que não só tem o objetivo de crescer, mas de atender a anseios específicos de cada "tipo" de planejamento.

Uli e GP, fica aqui registrado o meu apoio para ajudar, da maneira que vocês precisarem, a gerar essa discussão e iniciar um novo passo na evolução desse grupo de planejadores. Mês que vem já estarei como associado do GP. E tenho dito!

Nenhum comentário: