segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Sonífera ilha


Tenho a impressão de que nós do marketing promocional vivemos mesmo abaixo da linha ou, numa possibilidade fantástica, estamos tão above the line que não enxergamos nada do que nela ocorre.

Acontece que a linha contemporânea, no mundo, é a linha de tiro de uma crise que movimenta governos, autoridades da economia e do insondável mundo das finanças.

Amanhecemos ao sul e ao norte do Equador com pedidos de concordatas da Ford e da GM, para entardecermos com desmentidos oficiais. De concreto, os prejuízos bilionários realizados por gigantes da eficiência como Votorantim, Aracruz e Sadia e o vaticínio de uma crise ainda maior que o crash de 29.

Enquanto isso, na nossa aldeia, silêncio...

Blogs e sites de notícias do lado promocional do marketing comentam o de sempre, mas nada que sinalize qualquer ameaça de ataque da besta-fera engendrada por Bush & cia. Este mesmo Promo Planners é exemplo. Um post sobre a discutível premiação de um festival como o Globes Awards provocou, até o momento, 18 inflamados comentários, o que, dada a “mornalidade” dos assuntos aqui tratados, configura um blockbuster.

Pelo visto, e tudo leva a essa conclusão, somos uma ilha. Espero, apenas, que não seja a de Lost.

3 comentários:

Anônimo disse...

MARINHO E DEMAIS PROMOPLANNERS,

DESEJO QUE A SONIFERA ILHA NAO ACABE SENDO UM TERRIVEL PESADELO QUANDO A GENTE ACORDAR. SE É QUE UM DIA VAMOS DESPERTAR PARA ALGO ALEM DA BOLSA DE VALORES.

GILDA

Panhoca; Bruno disse...

Marinho,

isso é fruto da especialização e da segmentação. Quem busca sites do do lado promocional do marketing, está atrás deste assunto específico. Para ler sobre a crise econômica existem sites e blogs muito mais competentes e especializados. Porém, acho que todos nós pecamos em não refletir sobre como esta crise vai afetar do lado promocional do marketing.Jea comecaram as demissões e com certeza verbas para 2009 já estão sendo mutiladas.
Enquanto isso, nossa ilha segue sonolenta e moribunda. Você estea certo. Vamos acordar.

Marinho disse...

De fato, Panhoca, sites e blogs de marketing e afins não são os mais indicados para nos informarmos de assuntos macroeconômicos. Minha crítica (na verdade, minha necessidade)era e é ter uma análise desse macro em nosso micro universo. Estamos (o mercado promocional) nos aproximando de um momento sazonalmente crítico (fim/início de ano) e como isso pode afetar os negócios? Por outro lado, as demissões que estão ocorrendo em algumas agências são, no mínimo, oportunistas, repondem a problemas conjunturais das empresas e não a fatores estruturais do mercado.
É isso...