sexta-feira, 20 de junho de 2008

Planejamento x Produção

Post enviado pelo Matheus Flandoli, planner da B\Ferraz. Para pensar.



Ouvimos sempre em palestras, livros e cursos sobre a importância do papel do planejamento dentro do processo criativo. A necessidade de se entender o problema do cliente, identificar oportunidades, criar um ótimo briefing, a importância de se relacionar com a Criação já são assuntos mais do que batidos.

Quando trabalhamos em planejamento de promoção tem mais uma coisa que devemos considerar. A produção.

Uma ativação mal executada pode colocar a perder todo o planejamento da ação.

Eu entendo o trabalho da produção. De verdade. Eles vivem todos os dias com projetos mirabolantes na mão tendo que colocar dentro da pequena verba do cliente (Sim, porque sempre temos que criar uma ação impactante, envolvente, que gere visibilidade e que seja muito barata).

Muitas vezes, na correria do dia-a-dia da agência, o planejamento não consegue acompanhar todo o processo. Aí, nos últimos minutos antes de apresentar o projeto ao cliente, quando chega a hora de reduzir custos e chegar na verba, a produção reduz a sua ação teaser, ou pior, corta ela do projeto.

Por isso acredito que todo planejamento deve acompanhar o projeto do começo ao fim. Questionar cada mudança e quando ela destoar de sua estratégia, propor outros caminhos que mantenham a ação (ou na pior das hipóteses cortar outras ações não tão importantes do projeto).

Um planejamento integrado com a produção também cria já pensando na execução. Planejamento também tem que acompanhar o briefing de fornecedores. Eles estão no campo todos os dias e quando contamos a estratégia, podemos receber insights que mantenham a idéia, garantam a execução e ainda por cima que caiba no budget limitado.

Se mesmo assim sua ação não couber na verba, não se tem referências já feitas antes, mas a pesquisa e o caminho estratégico ainda assim justificar a idéia, bata o pé e peça para apresentar, pois o cliente sempre está pronto para pagar mais por uma boa idéia.

Valeu Matheus. Se você também quiser colaborar, envie seu texto para promoplanners@gmail.com

Nenhum comentário: