quinta-feira, 29 de maio de 2008

Os 10 Mandamentos do Engajamento

(por Fabiano Coura, Diretor de Planejamento da NeoGama/BBH)

A preocupação com o próximo, com o meio ambiente e com o futuro tem estado cada vez mais em evidência. Fatos concretos aterrorizam a população e trazem para perto uma realidade que jamais esteve tão próxima: tsunamis que demonstram a fúria do planeta em sua própria defesa, conflitos que reforçam a injustiça e a desigualdade das nações, terrorismo que se espalha de forma incontrolável e aviões que caem para tornar pública a impunidade e a desorganização em que nossa sociedade está mergulhada.

A massa gradualmente se sensibiliza e se conscientiza na medida que assiste passivamente a proliferação do medo e da ansiedade, enquanto algumas pessoas buscam uma melhor compreensão sobre seu papel e buscam motivação e força para tentar ajudar, para tentar fazer desse mundo um lugar melhor para as futuras gerações.

No meio de todos esses acontecimentos estão as empresas e suas marcas, com a responsabilidade social e ambiental de tornar a vida de seus consumidores melhor. Será que é porque querem e acreditam em um mundo melhor? Muitas das empresas sim, mas nem todas. Tenho apenas a convicção de que a grande maioria delas o fazem mesmo porque sabem e entendem que seus consumidores percebem e punem – ou valorizam – cada vez mais a sua postura com relação a esse tema, o que no final das contas sempre implica na entrega efetiva de um lucro maior ou menor para seus acionistas.

Nesse cenário, recrutar e envolver seus consumidores com causas nobres passa a ser uma oportunidade maior para as empresas, mas que deve ser dominada com muita responsabilidade. Em outras palavras, se quer fazer, faça bem feito. Não dá para errar. Se deseja prometer, que o faça com a segurança de que irá cumprir. Nossos consumidores estão atentos, estão muito bem informados e seu julgamento será sempre imparcial. Eles exigirão a comprovação contínua do engajamento de sua empresa com esse tema, através de atitudes práticas e verdadeiras. Não tem meia-volta. Eles premiarão com sua fidelidade e cumplicidade todas as marcas que souberem ir muito além do discurso e da participação passiva em projetos já existentes, portanto pense em como se antecipar aos seus desejos e preocupações. Pense em uma causa que sua empresa seja digna de abraçar e comece hoje mesmo a SER a mudança que você deseja VER no mundo (Gandhi).

Conheça agora algumas idéias alinhadas a esse pensamento:

Banco do Planeta

O Bradesco é o banco privado que mais investe em ações de responsabilidade socioambiental no país, e o vem fazendo há mais de 50 anos. Esse fato, porém, não é percebido de maneira tão evidente pelo público em função de dois fatores: (1) o Bradesco, por julgar que antes de falar é preciso fazer, sempre foi muito reservado em respeito à divulgação de suas iniciativas na área de RSA. Um exemplo disso é o fato de que a campanha publicitária assinada pelo Bradesco para divulgar sua atuação social se deu apenas em 2006, em função da celebração do cinqüentenário da Fundação Bradesco; e (2) porque todas as diversas iniciativas empreendidas pelo banco na área eram até então feitas de maneira pulverizada por diferentes áreas da organização, o que não gerava a devida percepção sobre a profundidade do envolvimento do Bradesco com o tema.

Diante dessa constatação, a Neogama idealizou o Banco do Planeta: um novo posicionamento dentro do Bradesco que tratará o planeta como seu cliente prioritário, o relacionamento dos clientes com o meio ambiente, e no qual as ações são as que ajudem no combate ao aquecimento global. A criação do Banco do Planeta vem justamente dar foco e ampliar a vocação do Bradesco em empreender iniciativas que levem em conta de maneira ampla e efetiva os princípios da sustentabilidade ambiental. Como ele funciona? O Banco do Planeta é um banco dentro do próprio Bradesco, com produtos, serviços e projetos totalmente relacionados às questões de RSA, e com profissionais totalmente focados para este fim.





Nedbank: O Melhor Outdoor do Ano

Já imaginou se um banco realmente desse "power" (no duplo sentido) para as pessoas? E se um outdoor pudesse ser mais do que um outdoor? Foram esses insights que dirigiram o trabalho da BBDO para o Nedbank, da África do Sul. Painéis solares forneciam energia elétrica para uma escola, próxima à instalação em uma área muito pobre da cidade. Comunicação + Buzz + Responsabilidade social. Fazer ao invés de só falar. Perfeito!



Novas Mídias: o "passe adiante" da Green Tomato Car

Muito legal essa ação de uma empresa de táxi inglesa, que aumentou em 11% o número de ligações à central, com um investimento absolutamente ridículo! Com o conceito "verde" (a frota toda é constituída de Toyotas Prius) eles acharam que a comunicação também teria que ser "verde". Desenvolveram um folheto com o seguinte conceito: Veja, risque o número da sua casa no folheto e passe para seu vizinho! Assim economizamos papel. A natureza agradece!


Participe da nossa pesquisa: é só mandar um e-mail com "pesquisa" no subject e concorra a 2 livros bacanas.

Um comentário:

Dennis Marques disse...

Ótimo post! Robi Carusi estou escrevendo um artigo na faculdade e gostaria muito de saber se esse texto é seu? Caso seja, poderia usa-lo em meu artigo (citando corretamente as fontes e seguindos todas as normas da ABNT e direitos autorais)? Aguardo respostas e obrigado pela atenção.

dennis.marques@gmail.com