![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBIocCsZ69HdL2B8SDE385DElkE1sU9p1UuSuLFtyrjIkBctHJxbMRsuXavVnj0o2D3a1mFvwl6HdDadz3ppS-9r2Nkzj5LoVxR3ulPcZfm711VxCuQs6eOV9zwpTJeXmf2Mz-Y0ItZjY/s200/pesquisa.jpg)
Nesse primeiro post, vou contar como aprendi a fazer uma apresentação eficiente (ah, a falta de modéstia):
Capítulo 1: trabalhei com muitos redatores bons, alguns ótimos e 3 geniais (Marcelo, Marinho e Dudi, todos Planners, aliás). Com eles, aprendi como desenvolver um raciocínio de modo a que as pessoas entendam de onde saí (diagnóstico), por onde passei (estratégia) e onde cheguei (a solução).
Lição 1: todo projeto tem que ter começo, meio e fim.
Capítulo 2: em 2003, fui para o Banco de Eventos. Se você nunca apresentou uma campanha para o Victor Oliva, vou contar como é: ele se senta diante de você, à mesa de reunião, controle remoto da TV, interruptor de chamar a secretária, telefone, tudo ali em volta. De repente, ele grita: “Bom, filha, me conta rápido sua idéia”. E você conta.
Se em um minuto ele não se interessar pela conversa, ele começa a mexer nas coisas, chama a secretária, atende o telefone, liga (ou desliga) a TV etc. Se em 2 minutos, mais ou menos, ele não se convencer de que você tem uma boa idéia, ele te interrompe com uma bordoada verbal e aí ou você resume em uma frase ou vai embora refazer.
Lição 2: trate o Cliente na reunião como tratamos os consumidores diante das gôndolas: chame a atenção dele em 10 segundos. E seja rápido, porque ele vai para a gôndola do lado em questão de minutos. E não é só o Victor, não.
Capítulo 3: no BE eu também aprendi como se faz uma boa apresentação – e não estou falando do projeto em si, do amigo Power Point, mas de tudo, tudo, t-u-d-o, desde que o Cliente entra na sala de reunião, até a hora em que ele passa pela porta de saída.
Lição 3: utilize outros recursos. Fez pesquisa, daquelas de mini-amostragem? Edita e joga na apresentação. Tem ação de abordagem com algum material difícil de explicar? Contrata a recepcionista pra fazer um freela e servir de promotora.
Capítulo 4: Há dois anos, voltei para a SD. Percebi que o Dudi ficava muito impressionado com o conteúdo dos meus projetos, mas trocava um monte de coisa de ordem. Ele buscava um slide láaaaaa atrás e trazia pra frente.
Lição 4: por mais maravilhoso que seja seu planejamento, ponha a mão no coração, trema o queixinho e admita: ele é apenas um obstáculo entre o Cliente e a idéia criativa, que é o que ele quer ver.
Capítulo 5: Como já mencionei aqui, uma vez o Neto viu um Power Point meu e se recusou a ler “você não pode impor uma quantidade de informação assim a ninguém! Quem tem tempo?”.
Lição 5: seja objetivo. Sempre.
Com tudo isso aprendi a fazer um projeto com começo, meio e fim, que vai direto ao assunto e não se demora lá.
Ou seja: vamos ver aqui se a gente consegue deixar isso:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBD16B95fCCoXISXvDuKttiF4sxJkwv-BHUGbvupX6pIO9WFApEKI5XjQaGpv5wv9GErRhb0LOZYM4S7_agcJy50pRbapvDrhjAqmh4LnNnpwqgrlVsrR83wl9egY75NbXBCk_cB5QYr8/s320/Imagem1.jpg)
... o mais próximo possível disso:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMZ2OZ8FNo83XOo_OcT9YfOjCndi96TM0xXfoShD6qyEe_xYrdbVtkBkoeUsusoxlNGhsA-0AJD_ezxZXMCmRr_pi_EH6CygXs9as-uJ0idSIFGrhMxQa4Ppsag5h9-Xu54wKUkk_f2pc/s320/Imagem2.jpg)
(para ver o PPT inteiro, clique aqui)
Aproveito para agradecer a todos os citados nesse post, que me ensinaram, cada um a seu modo, como se faz uma apresentação show!
2 comentários:
Robi, este post, pelo potencial que tem em dicutir/orientar como se fazer uma boa apresentação abre a oportunidade para que possamos propor a realização de um workshop ou grupo de discussão sobre o assunto, com ilustrações, cases, etc.
O que os Planners acham?
Então, Seu Marinhos, essa é uma nova coluna, ainda com muitos posts por vir, já que esse assunto dá pano pra manga...
: )
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