quarta-feira, 5 de março de 2008

o dilema do concurso cultural

Mais um briefing entra na agência. O cliente quer fazer uma ação promocional para alavancar vendas, construir marca, motivar o público interno e de quebra achar a cura do câncer. Brincadeira, mas só falta isso na lista de objetivos.

O prazo é para daqui 1 dia e a verba é 10 conto mais um passe. Brincadeira de novo, mas esse é o espírito. Prazo e verba bem enxutas, para não falar outra coisa.

A primeira idéia que surge é fazer um compre e concorra com um prêmio aspiracional, tipo uma viagem para a Disney, um iPod ou um notebook, ou seja, a pessoa compra o produto e ganha um cupom (real ou virtual) para concorrer. Legal e básico! Mas aí começam os problemas...

Infelizmente vivemos em um país onde o governo (não esse especificamente, mas todos, desde 1.500) trata seus cidadãos como débeis mentais. Dessa forma, em algum momento do passado, acharam que esse tipo de promoção com o componente sorte poderia concorrer com as loterias federais e resolveram dar o poder de aprovar ou não essas campanhas para a Caixa Econômica Federal.

Pensando que as pessoas podem deixar de fazer uma "fezinha" para comprar um picolé, via de regra a Caixa atrapalha o quanto pode, se apegando à detalhes irrelevantes nas mecânicas promocionais e demorando séculos para aprová-las. Acrescente aí os custos do advogado para fazer o processo tramitar sem maiores acidentes e o imposto salgado sobre a premiação e sua idéia está inviabilizada em uma grande parte dos casos.

É aí que aparece o plano B. Na falta de tempo, verba e bom senso da Caixa a idéia de fazer um concurso cultural sempre aparece. O concurso cultural é uma modalidade de promoção que não precisa de autorização prévia da Caixa, mas, como vocês já sabem, não existe almoço grátis...

Muitas pessoas acham que dá para atrelar um concurso cultural à compra de um produto e serviço. NÃO DÁ! Se você fizer isso, terá que pedir autorização pra Caixa. Tudo o que envolver compra e sorte ao mesmo tempo precisa da benção deles.

O concurso cultural não funciona para alavancar vendas mas pode funcionar muito bem para construir marca, divulgar alguma coisa ou simplesmente garantir visibilidade. É uma opção simples e barata, mas tem que ser usada com inteligência.

Um bom exemplo foi o concurso cultural realizado pela rede de fast food Subway para comemorar a marca de 100 restaurantes no Brasil. As pessoas tinham que responder a pergunta "o que você faria com 100 sanduíches?", e o prêmio, dado à melhor resposta de cada restaurante, era, adivinhem só, 100 sanduíches (ao longo de 6 meses). Total de prêmios: 10.000 sanduíches!

Simples, barato e eficiente. Esse é um concurso cultural que cumpriu o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o fato de que a rede estava se expandindo. Para uma marca desse ramo isso é importante, ou vai dizer que você nunca deixou de comer naquele fast food novo que apareceu no shopping do dia pra noite cujo nome nunca foi visto ou ouvido antes? Não é a toa que a grande força do McDonald´s é a garantia de que você pode comer mais ou menos a mesma coisa em qualquer canto do mundo.

Mais do que isso, esse concurso cultural também acertou em cheio ao propor pergunta e prêmio que certamente causam curiosidade e geram buzz. Aposto que você não parou de pensar sobre o que você faria com 100 sanduíches, não é mesmo? Em outras palavras, o número 100 não saiu da sua cabeça. 100 sanduíches. 100 Subways. E por aí vai...

E você? O que faria se o concurso cultural fosse seu último recurso para um briefing sem tempo e verba?

13 comentários:

Panhoca; Bruno disse...

Concurso cultural é sempre o último recurso. Infelizmente nossas leis tratam a promoção como jogo de azar.
A única vantagem do Concurso Cultural é a liberdade para criar e propor os prêmios e a flexibilidade para os critérios de julgamento.
Concurso cultural é falta de opção.

Douglas Merighi disse...

Aqui na agência a gente tem uma grande dificuldade em relação à burocracia da CEF.

Toda vez que é explicado pro cliente dos procedimentos, a grande maioria desiste da ação promocional justamente por ter q prestar algumas contas com documentos e afins...

Neste caso, achei interessante a sugestão do Concurso Cultural (último recurso)...

Como nós não somos agência de promo falta um pouco de know how nesta área... se puderem me dar uma dica, uma referência sobre concursos culturais.. ficaria contente..

Abraço!

Anônimo disse...

Douglas, é o último recurso porque não tem vinculação à venda. Um concurso cultural não pode exigir comprovação de compra para a pessoa participar e o produto/marca não pode estar incluído na pergunta e nem na resposta (ou seja, não podemos incitar o cara a responder usando a marca no meio).
Aí começa a criatividade: se o seu produto tem alguma coisa na embalagem, por exemplo, que só ele tem, bota lá na regra que os desenhos devem ter esse treco colado, sei lá. Faça um evento em que as pessoas precisem entregar a embalagem pra entrar, para divulgar o resultado do concurso. Ou então, ponha uma push-girl na gôndola com o seguinte speech: "compre o produto e participe do concurso cultural". O consumidor vai deduzir que é preciso comprar pra participar e o speech da promotora não é contra a Lei. Sim, é jogo sujo. Life is hard.

Anônimo disse...

Complementando:
Douglas, tudo o que tenha fator sorte, precisa de autorização. Então, antes de optar em fazer um concurso cultural, veja se não dá pra fazer alguma outra mecânica que tenha vínculo à compra. Compre-ganhe e junte-troque, por exemplo, não tem sorte e, portanto, não precisa de autorização.
Qq coisa, me mande um e-mail, vamos ver se consigo te ajudar.

Douglas Merighi disse...

Carusi,

Consegui compreender bem.. talvez eu tenha alguma dúvida quando entrar um job.. daí dou um grito...


Mas por enquanto esclareceu muito..

Abraço e obrigado!

Anônimo disse...

Pode gritar que a gente corre pra ajudar!
:)

Unknown disse...

Prezados amigos blogueiros:

Só precisa de autorização se tiver sorte???????

Se um cursinho pré-vestibular quiser DAR um carro para o aluno de maior nota no vest de uma determinada universidade, não precisa????????????

Unknown disse...

Amigos,

Fiquei super curiosa com pergunta do nosso amigo Rodrigues Pimentel. Isso realmente pode ocorrer????

Anônimo disse...

Olá, é possível realizar um concurso cultural com resposta por SMS? Posso incluir uma empresa na mensagem, sem ser na pergunta e na resposta?

Obrigada!

Anônimo disse...

generika cialis cialis generika erfahrungen
costo cialis cialis online
cialis comprar cialis precio farmacia
cialis prix prix cialis en pharmacie

Anônimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis[/url] kaufen cialis 20mg
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]comprare cialis[/url] cialis
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] cialis comprar
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis generique[/url] cialis france

Anônimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis[/url] cialis ohne rezept
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]comprare cialis[/url] costo cialis
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] cialis
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis generique[/url] cialis bayer en ligne

Anônimo disse...

Is your normal downfall that insatiable sweet tooth understanding that's why you have to have cookies through the day. The whole family can engage within the Body Test and compare their progress together phen375 i do great, eat great healthy colorful meals with plenty of veggies. This results in shedding pounds quickly which could last for any long stretch of time even if you are beyond the dietary plan regimen. In the continuing weight loss phase, the intake of carbohydrates is slightly increased having a slight surge in how much vegetables http://www.phen375factsheet.com keep yourself full with foods that are good for you and you will find that it is much easier not to cheat. You will become familiar with about the best place to buy resveratrol, how to go about buying it, how to have the best prices possible, and above all what to consider when selecting resveratrol [url=http://www.phen375factsheet.com]phen375 fat burner[/url] if you're consistent while using meal plan and workout regimen from the med fast fat loss program, you'll be able to expect to get rid of between two to pounds a week until you reach your ideal weight.