Mais um briefing entra na agência. O cliente quer fazer uma ação promocional para alavancar vendas, construir marca, motivar o público interno e de quebra achar a cura do câncer. Brincadeira, mas só falta isso na lista de objetivos.
O prazo é para daqui 1 dia e a verba é 10 conto mais um passe. Brincadeira de novo, mas esse é o espírito. Prazo e verba bem enxutas, para não falar outra coisa.
A primeira idéia que surge é fazer um compre e concorra com um prêmio aspiracional, tipo uma viagem para a Disney, um iPod ou um notebook, ou seja, a pessoa compra o produto e ganha um cupom (real ou virtual) para concorrer. Legal e básico! Mas aí começam os problemas...
Infelizmente vivemos em um país onde o governo (não esse especificamente, mas todos, desde 1.500) trata seus cidadãos como débeis mentais. Dessa forma, em algum momento do passado, acharam que esse tipo de promoção com o componente sorte poderia concorrer com as loterias federais e resolveram dar o poder de aprovar ou não essas campanhas para a Caixa Econômica Federal.
Pensando que as pessoas podem deixar de fazer uma "fezinha" para comprar um picolé, via de regra a Caixa atrapalha o quanto pode, se apegando à detalhes irrelevantes nas mecânicas promocionais e demorando séculos para aprová-las. Acrescente aí os custos do advogado para fazer o processo tramitar sem maiores acidentes e o imposto salgado sobre a premiação e sua idéia está inviabilizada em uma grande parte dos casos.
É aí que aparece o plano B. Na falta de tempo, verba e bom senso da Caixa a idéia de fazer um concurso cultural sempre aparece. O concurso cultural é uma modalidade de promoção que não precisa de autorização prévia da Caixa, mas, como vocês já sabem, não existe almoço grátis...
Muitas pessoas acham que dá para atrelar um concurso cultural à compra de um produto e serviço. NÃO DÁ! Se você fizer isso, terá que pedir autorização pra Caixa. Tudo o que envolver compra e sorte ao mesmo tempo precisa da benção deles.
O concurso cultural não funciona para alavancar vendas mas pode funcionar muito bem para construir marca, divulgar alguma coisa ou simplesmente garantir visibilidade. É uma opção simples e barata, mas tem que ser usada com inteligência.
Um bom exemplo foi o concurso cultural realizado pela rede de fast food Subway para comemorar a marca de 100 restaurantes no Brasil. As pessoas tinham que responder a pergunta "o que você faria com 100 sanduíches?", e o prêmio, dado à melhor resposta de cada restaurante, era, adivinhem só, 100 sanduíches (ao longo de 6 meses). Total de prêmios: 10.000 sanduíches!
Simples, barato e eficiente. Esse é um concurso cultural que cumpriu o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o fato de que a rede estava se expandindo. Para uma marca desse ramo isso é importante, ou vai dizer que você nunca deixou de comer naquele fast food novo que apareceu no shopping do dia pra noite cujo nome nunca foi visto ou ouvido antes? Não é a toa que a grande força do McDonald´s é a garantia de que você pode comer mais ou menos a mesma coisa em qualquer canto do mundo.
Mais do que isso, esse concurso cultural também acertou em cheio ao propor pergunta e prêmio que certamente causam curiosidade e geram buzz. Aposto que você não parou de pensar sobre o que você faria com 100 sanduíches, não é mesmo? Em outras palavras, o número 100 não saiu da sua cabeça. 100 sanduíches. 100 Subways. E por aí vai...
E você? O que faria se o concurso cultural fosse seu último recurso para um briefing sem tempo e verba?
quarta-feira, 5 de março de 2008
o dilema do concurso cultural
por
Caldinas
às
16:00
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13 comentários:
Concurso cultural é sempre o último recurso. Infelizmente nossas leis tratam a promoção como jogo de azar.
A única vantagem do Concurso Cultural é a liberdade para criar e propor os prêmios e a flexibilidade para os critérios de julgamento.
Concurso cultural é falta de opção.
Aqui na agência a gente tem uma grande dificuldade em relação à burocracia da CEF.
Toda vez que é explicado pro cliente dos procedimentos, a grande maioria desiste da ação promocional justamente por ter q prestar algumas contas com documentos e afins...
Neste caso, achei interessante a sugestão do Concurso Cultural (último recurso)...
Como nós não somos agência de promo falta um pouco de know how nesta área... se puderem me dar uma dica, uma referência sobre concursos culturais.. ficaria contente..
Abraço!
Douglas, é o último recurso porque não tem vinculação à venda. Um concurso cultural não pode exigir comprovação de compra para a pessoa participar e o produto/marca não pode estar incluído na pergunta e nem na resposta (ou seja, não podemos incitar o cara a responder usando a marca no meio).
Aí começa a criatividade: se o seu produto tem alguma coisa na embalagem, por exemplo, que só ele tem, bota lá na regra que os desenhos devem ter esse treco colado, sei lá. Faça um evento em que as pessoas precisem entregar a embalagem pra entrar, para divulgar o resultado do concurso. Ou então, ponha uma push-girl na gôndola com o seguinte speech: "compre o produto e participe do concurso cultural". O consumidor vai deduzir que é preciso comprar pra participar e o speech da promotora não é contra a Lei. Sim, é jogo sujo. Life is hard.
Complementando:
Douglas, tudo o que tenha fator sorte, precisa de autorização. Então, antes de optar em fazer um concurso cultural, veja se não dá pra fazer alguma outra mecânica que tenha vínculo à compra. Compre-ganhe e junte-troque, por exemplo, não tem sorte e, portanto, não precisa de autorização.
Qq coisa, me mande um e-mail, vamos ver se consigo te ajudar.
Carusi,
Consegui compreender bem.. talvez eu tenha alguma dúvida quando entrar um job.. daí dou um grito...
Mas por enquanto esclareceu muito..
Abraço e obrigado!
Pode gritar que a gente corre pra ajudar!
:)
Prezados amigos blogueiros:
Só precisa de autorização se tiver sorte???????
Se um cursinho pré-vestibular quiser DAR um carro para o aluno de maior nota no vest de uma determinada universidade, não precisa????????????
Amigos,
Fiquei super curiosa com pergunta do nosso amigo Rodrigues Pimentel. Isso realmente pode ocorrer????
Olá, é possível realizar um concurso cultural com resposta por SMS? Posso incluir uma empresa na mensagem, sem ser na pergunta e na resposta?
Obrigada!
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