Ontem li uma entrevista muito interessante realizada pelo site Jornalirismo com o publicitário Ercílio Tranjan, que já ganhou 11 leões em Cannes na área de Filmes.
Na entrevista ele fala sobre sua visão da atual publicidade brasileira, que o faz se envergonhar de ser publicitário. Ele afirma que estamos vivendo uma infantilização da propaganda, que trata o consumidor como um ser desprovido de inteligência. E isso é ruim para todo mundo. No decorrer da entrevista, que é tão extensa quanto proveitosa, ele discorre sobre o papel da propaganda, a ética na publicidade, a descoberta de caminhos criativos e a relação do planejamento com a criação (esse último assunto foi a razão pela qual resolvi publicar um post para divulgar a entrevista).
Acredito que as questões levantadas por Ercílio Tranjan são muito importantes, e não se referem apenas à publicidade tradicional, mas também a outras disciplinas da comunicação, como o marketing promocional.
Para ler a entrevista na íntegra clique aqui.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
"Me envergonha ser publicitário"
por
Gustavo Gontijo
às
11:07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Tive a ventura de ter o Ercílio como meu diretor de criação por duas vezes: uma na Denison e outra na Almap. Sou muito grato a tudo o que aprendi com ele, mesmo ele não não dando nenhuma lição.
Postar um comentário