Acabei de citar a palestra do Marinho no post anterior. Podemos dizer que a Regina Casé foi co-palestrante, porque ele exibiu uma das edições do Minha Periferia (é o terceiro de cima pra baixo, "um garoto de classe média..."), de 10 minutos, para mostrar como fazemos um quadro errado da realidade brasileira.
Veja só: você acha que é classe média? Pois saiba que, no Brasil, os "ricos" são 2,4% da população. E rico é igual a uma renda familiar média mensal de cerca de 22 mil reais.
A classe média mora também, por exemplo, na favela que a Regina Casé visitou (Dona Marta), com consumidores de computador, videogame, eletrodomésticos etc.
Ou seja: sim, havemos internet, blogs e second lives, sim! Mas é preciso colocar as coisas em perspectiva.
Outro dado-exemplo: nos últimos 3 meses, 28% dos brasileiros acessaram a internet. Desses, 14% têm internet em casa. E that's all, folks!
E a importância é imensa de entendermos como funciona tudo isso: está havendo um aumento do poder aquisitivo do brasileiro, e ele é de baixo pra cima: entre 2002 e 2006, a renda dos 40% mais pobres do Brasil cresceu 19%. E a dos 10% mais ricos cresceu 1,5%. Daí o fenômeno do crediário. E daí o aumento dos jobs em que esse conhecimento afiado é fundamental.
Porque, como citei no post anterior, o Marinho afirmou que as marcas estão distanciadas do consumidor:
Fato 1: o varejo trata mal seus funcionários que, por sua vez, tratam mal os consumidores.
Fato 2: o consumidor quer, sim, qualidade e marcas boas. Se for dada condição, o consumo vem. Mas as marcas ainda não perceberam que não adianta oferecer um produto de qualidade inferior. O cara pode até comprar dessa vez, mas não é isso que ele quer.
Exemplo maravilhoso de distanciamento: foi criado por um grupo de consumidoras um consórcio para comprar cremes caros de beleza. Por que isso foi criado pelas consumidoras? Ora, a marca está distante mandando um tiozinho do SAC te tratar mal.
Três grandes tendências do varejo mundial:
- personalização
- indulgências
- conveniências
O objetivo do novo consumidor não é adquirir produtos, é adquirir qualidade de vida.
Três grandes tendências do varejo mundial:
- personalização
- indulgências
- conveniências
O objetivo do novo consumidor não é adquirir produtos, é adquirir qualidade de vida.
E, para encerrar a ótima palestra, mostrou exemplos de que, se um diferencial for relevante, o consumidor vai atrás, mesmo que o preço não seja o menor:
- exemplo 1:
uma barraca de praia em Ipanema transformada em "clube" - e que tem site, clique aqui pra acessar;
- exemplo 2: dois vendedores de milho na praia (Praia da Tartaruga, uma das mais badaladas de Búzios). O primeiro vende milho a R$ 1,50. O segundo vende a R$ 2,00, mas o consumidor ganha um pedaço de fio dental para usar depois de comer o milho. Quem vende mais, Lombardi? O segundo, é claro.
- exemplo 3: David, o segundo camelô mais famoso do Brasil, segundo o próprio, só perdendo para o Silvio Santos (veja o site do cara).
Como diz o David, "o negócio é dar uma descontraída no pessoal que o povo libera a grana mais fácil".
Vem aí os posts do Bruno e do Gustavo com as outras palestras.
Valeu o dia!
Obs: os dados mostrados na palestra e reproduzidos aqui são do IBGE.
3 comentários:
Robi, talvez eu esteja sendo repetitivo mas, novamente citando Júlio Ribeiro, em uma de suas publicações (não lembro qual) afirmou que quando ele recebe um planejamento que tem em seus objetivos "aumentar as vendas" ele o joga fora. Penso que se uma empresa tem um produto honesto (não falei o melhor!), distribuição e comunicação e o porduto não vende, há muito a ser feito e não será uma ação promocional que vai solucionar o problema.
Por outro lado, com relação à palstra da Regina Casé, revelando que exite um universo subterrâneo de cosumo (subterrâneo para nós, é claro), remeto a meu próprio post aqui no PromoPlanners, "Nós, os belgas".
Marinho
P.S. Estão ótimas as impressões do "Oxigênio"
Eba, obrigada, Seu Marinhos :)
Na próxima, acho que tinham que chamar você para palestrar também!
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