quinta-feira, 18 de março de 2010

Pegando carona com o Santo

Ontem foi dia de São Patrício, ou St. Patrick's Day. Pouco conhecido por aqui (não para os frequentadores de pubs) o Santo é padroeiro dos irlandeses e essa é a mais tradicional festa irlandesa.

Diz a lenda que São Patrício utilizava um trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade aos povos pagãos da Irlanda. O trevo tornou-se um dos símbolos nacionais irlandeses, e a festa é até hoje caracterizada pela planta e sua cor. E tradicionalmente, como é feito há anos centenas de pessoas tingiram de verde Dublin e outras cidades do mundo para celebrar, com desfiles, bandas de música e (claro) muita cerveja.

A festa não fica só na Irlanda e todo ano, há 50 anos o Rio Chicago e o Rio Calumet em Chicago são tingidos de verde para comemorar a data. Dizem que a ideia surgiu acidentalmente em 1961, quando se aplicou um corante esverdeado no Rio Chicago para diferenciar dejetos e associaram o uso do corante a festa.


Mas, o interessante é que sabendo que o evento vai acontecere e, com certeza, vai ser pauta nos principais veículos do país e do mundo, uma empresa tem a ideia em pegar carona em toda essa exposição. O McDonalds (amo muito tudo isso) fez uma instalação de um copo gigante derramando no rio o seu produto, o Shamrock Shake, uma espécie de milk shake comemorativo. O objetivo (claro) era gerar mídia grátis.





abraços, Filipe

Nenhum comentário: