Ontem à noite estávamos conversando aqui na agência sobre conteúdo de marca ("branded content", para os mais deslumbrados) e os reflexos dessa prática cada vez mais frequente no cenário da comunicação.
Hoje, propaganda coxinha de 30 segundos virou piada (e das sem graça). Quando vejo os intervalos comerciais da televisão brasileira - salvo raras exceções - sinto aquela incômoda vergonha alheia. Apesar de já ser um discurso já velho e desgastado, a maioria do mercado ainda trabalha sob as velhas lógicas da comunicação unilateral.
- Obviamente existe uma questão mais ampla a ser discutida, como efetividade em comunicação de massa para diferentes perfis de público (simplicidade, repetição de velhas fórmulas, jingles melosos, GRP, alcance, etc.), mas meu julgamento é o de um profissional de propaganda que busca "nivelar por cima", e não "por baixo" -
Mas por que eu estou falando isso se o Promo Planners é um blog de planejamento promocional? Bem, o Promo Planners é, antes de tudo, um blog de planejadores feito para planejadores. E hoje em dia já não faz mais sentido colocar uma linha no meio do grande círculo da comunicação.
Foi por isso que fiquei com a pulga atrás da orelha quando um redator que participava da conversa sobre conteúdo de marca me mostrou o vídeo abaixo:
Afinal, o que será isso? Um louco que realmente tem uma empresa de capas? Um viral de lançamento de algum novo produto? Uma promoção da Secretária de Turismo da Bahia?
E é justamente por causa dessas reflexões que resolvi postar no Promo Planners esse tal de Zé da Capa. Independente do que for isso, é uma idéia interessante, capaz de gerar reações diversas no público e instigar nossa curiosidade. Nenhuma marca aparece gritando "me compre" (apesar de eu achar que alguém por trás disso está querendo ser comprado). Mas o importante aqui é que é um conteúdo simples, objetivo e envolvente. Temos uma história bem contada com um personagem muito simpático. Funcionou tanto que estou aqui compartilhando com vocês.
E fica a questão: por que não começamos a pensar em estratégias promocionais seguindo a linha do conteúdo/storytelling? Uma promoção sempre precisa ter o prêmio como personagem principal?
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Essa idéia vale a pena encapar
por
Gustavo Gontijo
às
10:31
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2 comentários:
Isso tá com toda cara pinta de ação do governo relacionada ao uso de camisinha, hein!
É impressão minha ou tem o logo da Etna na máquina de costura?
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