quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Certeza das dúvidas


Uma maneira de mapear a longa caminhada da humanidade é estudar os rastros deixados pelo homem em sua permanente busca de certezas.

Em nome das certezas, criamos deuses que foram superados por outros deuses à medida que as verdades fantásticas foram sendo substituídas pelo conhecimento objetivo. Isso até descobrirmos que também essas certezas não eram certas.


Até outro dia, o universo estava encolhendo, agora descobrimos que está mesmo é expandindo. Quem garante, depois desse encolhe e estica, que o universo não é uma incomensurável sanfona?


Mas não adianta. Estamos há séculos afirmando verdades que se esfarelam logo mais à frente no tempo, mas continuamos a insistir na verdade absoluta.


Não há registro de nenhuma civilização que tenha vivido sem respostas para as grandes questões existenciais. Nenhuma conviveu com a dúvida, pelo menos com as dúvidas relativas a seus fundamentos.


Mas o que isso tem a ver com o marketing promocional? Tudo, se levarmos em conta que vivemos de vender certezas. É óbvio que não podemos apresentar um projeto e à pergunta do cliente com relação à sua eficácia respondermos: não temos certeza. Seria um tiro no pé. Porém, cabe-nos ficar atentos para que os conceitos, idéias e visões de um tempo, ou mesmo de um job, não se transformem em dogmas.


Dificilmente vimos algo realmente novo acontecer sem a contestação dos cânones; a quebra das regras costuma ser nosso principal gimmick.


O fundamental é aprendermos a conviver com as dúvidas, até alimentando-as, num ambiente que anseia por certezas. Ou, como penso e confesso: tenho a mais absoluta certeza...das minhas dúvidas.

Nenhum comentário: