terça-feira, 24 de junho de 2008

Quentão ou Cowboy?

Essa é mais velha que andar pra trás: "pense global, aja local".
Apesar de já ser uma máxima da comunicação, na prática a história geralmente é outra. Por isso eu gosto bastante quando vejo ações específicas para determinada região, que respeitem seus hábitos e costumes.

A Nestlé tem trabalhado muito bem esse quesito, com ações e produtos específicos para o mercado nordestino. Já a Coca-Cola patrocina há 14 anos a Festa de Parintins, desenvolvendo todos os anos ações que exploram a riqueza folclórica da região.

Seguindo esse linha, a Teacher’s preparou uma edição limitada para celebrar São João, em Caruaru, Pernambuco. A ativação da nova embalagem nos pontos-de-venda será feita por promotoras caracterizadas que irão oferecer dois porta-copos na compra de uma garrafa do Whisky. O brinde terá quatro imagens diferentes talhadas pelo artista J. Borges, pernambucano reconhecido em toda a América Latina por seu diferenciado trabalho folclórico.



A marca também terá divulgação em outdoor, rádio e jornal em Recife e Caruaru. Além disso, a Casa Teacher’s será novamente implementada, oferecendo atrações como Teacher’s Ink, Causos Teacher’s, Teacher´s Flash e Bar Teacher’s.

Apesar da Festa de São João geralmente não ser um momento de consumo do whisky (o quentão e a cerveja que o digam), a ação é simpática e representa uma tentativa de se aproximar da região e do seu povo. O objetivo não é mudar os hábitos da população local, mas sim agregar valor à marca.

Vale lembrar que Teacher's é uma marca popular de whisky. Seu preço é um dos mais baixos do mercado, e por isso seus consumidores não são bebedores de whisky exigentes (daqueles que sabem dizer qual é a composição da bebida apenas pelo olfato).

Uma ação assim para o Johnnie Walker Black Label, por exemplo, não colaria. Seus consumidores dão muito valor à tradição e à história da marca, extraindo dela valores de distinção e status. Acredito que nesse caso uma embalagem comemorativa de São João seria um tiro - de bazooka - no pé. A não ser que alguém me fale que também comemoram São João na Escócia...

Nenhum comentário: