Bom, depois dos dois últimos posts do Marinho, dos exemplos que pus nos comments, do pedido do Adams pra que eu contasse a história dos laranjas... não deu outra: vamos começar agora uma sessão Promo Micos no nosso blog.
Nessa nova coluna, teremos jobs que possam se encaixar com perfeição na categoria "acredite... se quiser". Como a história do mudo e do tenor que ganharam a mesma promoção, cuja mecânica incluía dar um grito. Valha-me Deus!
Sim, é claro que você pode encarar os Promo Micos como uma forma de inspiração. Do tipo "jobs micos há em todo lugar, portanto não deixarei de me dedicar ao máximo a cada job que..." mas vamos e venhamos, o motivo aqui, neste caso, é só pra gente rir um da cara do outro. Faz bem, dá força e... ah, what the hell: é divertido!
E, pra começar, vou atender o pedido do Adams:
A História Dos Laranjas
Uma grande distribuidora de bebidas pediu, lá pros idos de 1995, uma campanha de incentivo com duração de um ano. Até aí... E o incentivo era para os seguintes públicos:
- Dono de loja de bebida no Paraguai;
- Promotora da loja de bebida no Paraguai;
- E... Laranjas que traziam as bebidas do Paraguai pro Brasil. Também conhecidos como muambeiros.
Sim, é isso mesmo. O whisky trazido na muamba não era falsificado: o falsificado não tem aquele gargalo-dosador. Era legítimo mesmo, só que chegava aqui muito mais barato. Funcionava assim: se o revendedor comprasse direto da Distribuidora, pagava R$ XX pela garrafa + R$ YY de impostos. Se ele contrabandeasse, o laranja pagaria o preço R$ X com só R$ Y de imposto no preço final. O resto é lucro.
Então, ao invés de combater... o que a Distribuidora poderia fazer? Ela passou a fazer as ações no ponto-de-venda de mais da metade das garrafas comercializadas no Brasil: o Paraguai.
Uma coisa ótima: a ação de incentivo deveria ser quase toda na base da distribuição de brindes. Mas não poderia ter o logo da Distribuidora ou de nenhuma marca de bebida. Isso porque, quando a Polícia parasse o ônibus cheio de muambeiro e o Jornal Nacional filmasse aquele moooonte de mercadoria apreendida espalhada ali no acostamento, não poderia ter um monte de sacolinha com o logo da marca, certo?
E quem são as promotoras que trabalham dentro da lojinha paraguaia? São promotoras DA MARCA. Dentro das lojinhas do Paraguai tinham as "miguelitas" (o apelidinho PI foi dado por nós mesmo), que tinham a função de convencer você a comprar mais da marca que ela estava representando. Tipo "ignore aquela moça ali e leve Juanito El Camiñador Tarjeta Rubra!".
E eu vou dar o quê de brinde pra esse dono de loja? Tudo o que eu quiser dar, ele compra por U$ 1,00 no Paraguai, pô!
Não foi fácil. E disse o Cliente que foi tudo ótimo. A nós, restou acreditar. "La garantia soy djô" total!
Acredite... se quiser!
UPDATE: esqueci de dizer que, para mandar seu Promo Mico, basta mandar um e-mail.
segunda-feira, 5 de maio de 2008
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3 comentários:
HAHAHAHAHAHAH.....Sensacional!!!!...mas o melhor do post foi o "Juanito El Camiñador Tarjeta Rubra"...
Robi, adorei essa coluna dos micos. Serei um colaborador frequente.
infelizmente, eu também, Seu Marinhos. ahahaha
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