A ação é: compre 4 caixas de picolé Kibon da Hello Kitty e troque por um baldinho de praia (fofo de tudo!). Tentei tirar uma foto decente, mas só consegui tirar uma foto tosquêra, pra variar:
(de ciminha e de frentinha)
Posto de troca: de repente, sem pré-divulgação para o consumidor final, a promotora chega na padaria e monta um balcãozinho decorado.
Outro dia, a promotora chegou no PDV com 7 caixas de picolé e 1 baldinho. Ou seja: 3 a mais e prevendo uma só troca.
Mesmo depois de trocar o único baldinho, ela permaneceu na padoca por mais um tempão, explicando a quem quisesse trocar picolés por baldinhos que não tinha o baldinho... e nem picolés o suficiente.
Que diabos aconteceu?
Qual foi o briefing dessa ação?
Ok, considerando que o briefing foi ignorado e/porque, no decorrer do desenvolvimento da ação, tudo foi dando errado e sendo remendado, até chegar nesse formato lusitano (que muito me perdoem os portugueses pela comparação), como se arruma uma mecânica dessas no meio do processo?
Você mexeria nas quantidades? Tipo menos produto por baldinho? Mas aí deve ser provavelmente um problema de custo: é preciso 4 caixas para inteirar um baldinho. Então, você trocaria a mecânica por um self-paid? Assim podem ser comprados menos produto e, por uma graninha a mais, o consumidor compra o brinde. Divulgação para o consumidor ir dia tal, hora tal, com seus comprovantes de compra? Como você controla que o picolé foi comprado naquele PDV? Porque aí o dono da padoca não vai gostar, certo?
Eu pensei aqui que talvez uma boa solução fosse fazer a ação, ao invés de ser ao consumidor final, ser para o PDV. Explico: tira a promotora e o balcão e, a cada X produtos comprados (pela padoca), ou a cada % de incremento no pedido do mês anterior, o PDV ganha X baldinhos + material de divulgação para a ação. E a própria padoca implementa a promoção.
Mudança de briefing sem mudar os objetivos, suponho.
O que você faria?
Se alguém souber mais informações dessa promoção, por favor... comments.
Nenhum comentário:
Postar um comentário