Muito bem, então já passamos pelo momento de definir objetivos, de fazer um portfólio bacana, selecionar agências, entrar em contato e dar um show na entrevista. Aí, você é contratado e, ufa, acabou essa etapa da sua vida, certo?
Pelamordedeus, erradíssimo! O que segura alguém no emprego? Se a pessoa não for a Scarlett Johanssen com fobia de roupa ou o filho do dono, a resposta é uma só: o cara é bom.
Sim, tem um monte de gente encostada. Se você olhar em volta, na sua sala, agora mesmo, vai ver pelo menos um. Sim, o mundo é injusto e a vida é dura, mas esqueça quem fica no orkut o dia todo enquanto você mata job e pense na SUA carreira. Prioridades.
1 – Seu job description não é mostrar o quanto o fulano é ruim, encostado, enrolão e/ou puxa-saco. Faça o seu trabalho.
2 – Marketing pessoal não é sair contando que legal a idéia que você teve a cada vez que cruzar com um Diretor. Ache um meio-termo. É legal comentar, comemorar conquistas e aceitar elogios. Mas também é legal se lembrar de que, na primeira pisada, basicamente as suas últimas 900 conquistas serão esquecidas.
3 – No que você se destaca? O que você faz de melhor? Invista nisso.
4 – Pense business. Ninguém merece um aumento porque está mal de grana e chega todo dia cedo. A pessoa merece um aumento porque está fazendo seu trabalho muito bem e ou está com o mesmo salário há muito tempo, ou porque o salário está defasado ou porque vai absorver uma carga maior de responsabilidade.
5 – Reclamar não adianta NADA. Aponte um problema EEEE uma solução. Acredite. Sou uma reclamona de marca maior e aprendi isso a duras penas.
6 – Se você achar que é um herói, porque tem trabalhado até altas horas todos os dias, considere a possibilidade de você ser desorganizado. E se organize.
7 – E, por último, respeito. Pelo seu chefe, pelos colegas, pelos clientes, pelo trabalho dos outros, pela empresa que te paga todo mês, pelas oportunidades, pelos erros dos outros, coloque-se no lugar das outras pessoas. É o melhor jeito de ser respeitado também.
Fiquei muito feliz em ver, pelas pesquisas que já chegaram, que o De Job a Job foi útil para muitas pessoas. Se você ainda não encontrou seu emprego, fique frio. Uma das coisas mais difíceis que existe é ter paciência. Eu mesma, depois de 15 anos de estrada, me pego às vezes com a ansiedade lá em cima, ensaiando demissão e/ou lamentando que, depois de 3 meses, ainda não achei um emprego que preste. Ora, ora. Paciência. As coisas boas custam um pouco mais pra conseguir. Mas sempre valem a pena. Keep walking.
Semana que vem, a gente começa uma série falando sobre apresentação de projetos, que tal?
: )
terça-feira, 20 de maio de 2008
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