segunda-feira, 26 de maio de 2008

Cavaquinhos na Berrini

(por Raul Portugal, Diretor de Criação da Eii Comunicação)

Robi,

Obrigado pelo convite. Agora sou colaborador! Quando pequeno, ouvia da minha mãe que eu não colaborava em nada. Vou dizer a ela como as pessoas mudam.

Por falar em mudança, outro dia uma história chamou a atenção de como tudo é uma questão de se posicionar certo. Todia dia temos exemplos na nossa frente, que às vezes não reparamos. O lugar-comum, "lugar certo, na hora certa". Pois bem, almoçando com colegas aqui na região da Berrini fomos abordados por um vendedor ambulante. O que ele vendia? Cavaquinhos.

Não era carnaval e nem o restaurante era daqueles com pagode ao vivo (ainda bem). Mas ali estava o homem, simples na atitude, enganado no posicionamento. Cavaquinhos na Berrini? Não vendera nenhum, a julgar pelos muitos ainda pendurados na sua "gôndola de cavaquinhos".

Educadamente, mostrei que não tinha interesse. E pensei que para o pobre coitado, apenas uma daquelas aulas de mercadologia bastariam. Somente dois dos 4P's (quer hoje são 5), product e place, já seriam suficientes para ver que ali o seu produto não tinha vez. E assim, ele se foi.

Para mim, valeu o exemplo e a forma como pude absorvê-lo. Por isso, corri até ele e, por 10 reais, comprei um cavaquinho. E kabong no cara? Não, não sou tão mal assim. E também, não que eu vá aprender a tocar. E nem por piedade. Mas porque naquela hora vi mais um exemplo sobre posicionamento. Ele agradeceu e confessou como estava difícil aquele dia. E eu passei a usar a história aqui na agência: "Cuidado para não vender cavaquinho na Berrini..."

Nenhum comentário: