quinta-feira, 10 de abril de 2008

promo portenho 3

Gostaria de escrever uma tese sobre esse assunto, mas vamos nos ater ao limites do post.

Era dezembro de 2007 e eu estava em um cassino em Montevideo. No lugar de roletas e crupiês, me deparo com uma série de caça-níqueis tematizados com franquias de filmes, jogos de tabuleiros e coisas do gênero.

Estavam lá Alien, o 8º passageiro, Exterminador do Futuro, Star Wars e até o Jogo da Vida! As fotos estão ruins porque era proibido batê-las, mas já dá para ter uma noção do que eu estou falando...



O caça-níqueis (ou "jackpot") do Alien eu tive a oportunidade de jogar, e aí veio outra surpresa. Além da mecânica tradicional desses jogos, volta e meia apareciam uns mini-games onde, usando a tela touch screen da máquina, o jogador tinha que estourar uns ovos de aliens em busca de prêmios extras!!

E o que significa tudo isso? Os cassinos nunca estiveram tão preparados para receber gente entre 20 e 30 anos, ou seja, pessoas exatamente com esses referentes culturais. Mais ainda, pessoas que cresceram jogando fliperama com os mesmos temas que as máquinhas caça-níqueis agora utilizam para atrair essa geração.

Sem graça? Sem o glamour ao qual estamos acostumados pelos filmes de Hollywood? Pode até ser, mas o fato é que essas máquinas estavam sempre lotadas. Todo mundo queria ganhar umas moedinhas estourando ovos de Alien ou brincando de Star Wars.

Tá, mas o que isso tem a ver com planejamento e promoção? Pra mim ter entrado nesse cassino foi uma grande aula de marketing. Se eu tivesse em mãos uma marca super tradicional e quisesse vendê-la para um público mais jovem... Sacaram?

E por falar nisso, super dá para imaginar o Darth Vader controlando uma rede de cassinos, não dá?

Nenhum comentário: