quinta-feira, 15 de julho de 2010

Case Oi Multa - Categoria Melhor ideia ou conceito inovador

Prêmios
Prata nas categorias: Melhor ideia ou conceito inovador e Melhor campanha de baixo investimento.

Resumo
O cenário da telefonia no Brasil era a chegada da portabilidade. A maioria das operadoras, para segurar seus clientes ofertava aparelhos em troca de planos anuais e em caso de quebra de contrato, eles deveveriam pagar uma multa.

A Oi, em resposta a essa obrigação e a favor da portabilidade, entra com uma campanha retratando um mundo cheio de absusrdos, um deles, ser obrigado a pagar multa pra sair da sua operadora e se responsabiliza pelo pagamento do valor em caso de migração.

Os objetivos da nossa ação eram: potencializar a campanha “Oi Paga sua Multa”, enfraquecer a oferta da Claro e incentivar a migração de novos clientes.

Para tangibilizar esse conceito, foi criada a ação Oi Multa.

Um promotor caracterizado de guarda saia pelas ruas multando as pessoas pelos mais diversos motivos.

Após o susto, ele abordava as pessoas dizendo que tão absurdo quanto ser autuado por sair do metrô, do shopping ou do cinema é pagar multa pra sair da sua operadora. Na sequência, convidava os consumidores a se dirigirem a loja mais próxima da Oi e caso eles se decidissem pela mudança, a marca cobriria o valor da multa.

Em apenas 4 dias de ação 5000 pessoas foram multadas, ou melhor, abordadas pelos guardas. A ação gerou grande repercussão junto aos consumidores e até menções em mídia expontâneia, consolidando o diferencial da marca.



Histórico versus objetivo
A Oi, maior empresa brasileira de telecomunicações. E ousadia sempre foi uma de suas características mais fortes. Se destaca no mercado por oferecer serviços e conteúdos e não focar seu negócio na venda de aparelhos celulares. Com esse posicionamento, sempre se firmou a fovaor dos direitos do consumidor prncipalmente no que tange a liberdade de escolha de que operadora utilizar.

Antecipou-se à lei que exige a venda desbloqueada de aparelhos celulares pelas operadoras telefônicas lançando o movimento BLOQUEIO NÃO e oferecendo aparelhos desbloqueados de fábrica sem cobrança alguma.

Com uma experiência muito feliz junto ao movimento do desbloqueio que gerou grande percepção pelo público, era a chegada de comprar outra batalha. O cenário da telefonia no Brasil era a questão da portabilidade – o direito dos consumidores de migrarem de uma operadora para outra a qualquer momento sem nenhum tipo de puniçnao financeira.

A maioria das operadoras, para segurar seus clientes ofertava aparelhos em troca de planos anuais e em caso de quebra de contrato, eles deveveriam pagar uma multa.

O desafio era como se posicionar frente a este cenário através de uma ação que conscientizasse o público em relação aos seus direitos e mobilizar a população para reivindicar a portabilidade sem multa.

Estratégia da campanha
A Oi, em resposta a essa obrigação e a favor da portabilidade, entra com uma campanha retratando um mundo cheio de absurdos, um deles, ser obrigado a pagar multa pra sair da sua operadora e se responsabiliza pelo pagamento do valor em caso de migração.
O roteiro do filme passeia por loucuras como caminhões de lixo que despejam detritos no quintal das casas, pessoas tomando vinho em pratos, carros andando pela calçada... A estratégia da agência era tangibilizar um desses absurdos para levá-lo às ruas e impactar os consumidores de maneira irreverente e divertida.
Conceito promocional
Pagar multa por sair de qualquer lugar é um absurdo, inclusive da sua operadora.

Meios de comunicação utilizados
Promotores trajados como policiais abordavam de maneira divertida os consumidores nos mais diversos locais. O público era multado por ter saído dos locais que estavam – lojas, cinema, metrô, shopping. A ideia era mostrar que tão absurdo quanto ser multado por ter saído de um lugar, era ser multado por ter saído da sua operadora.

Ao final do speech, o nosso guarda maluco afirmava que a Oi é a favor de liberdade e do seu direito de ir e vir. Por isso, lá você fica por que é obrigado, mas por que quer. Sendo assim, ninguém não paga multa pra sair.

Por fim, convidava os consumidores a experimentar e divulgava que caso eles se decidissem pela mudança, a marca cobriria o valor da multa.

Resultados da campanha
De maneira criativa e inusitada, a agência conseguiu tornar real a campanha, firmar o discurso de liberdade da marca e ainda divulgar a promoção do pagamento da multa da outra operadora em caso de migração.

Em apenas 4 dias de ação, mais de 5 mil pessoas foram abordadas na cidade de São Paulo gerando buzz e visibilidade.


A ação é da b\ferraz e os responsáveis estão listados abaixo:

Planejamento:
Alex Vendrametto e Catarina Moraes

Criação: Tatiana Palladino, Christian Sampaio e Ricardo Untura

Atendimento: Carol Pellicano, Ana Ferraz, Renata Bravo, Marina Cesar

Produção: Liliam Braga, Cesar Laranjeira, Fabiana Lima e Paula Pereira

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