
Em meados de 2001 o YouTube não existia nem no papel e o Google ainda era só um simples site de busca. Foi nesse cenário que surgiu um projeto de comunicação que mudaria profundamente a nossa indústria: BMW Films. Através de uma série de curtas-metragens muito bem produzidos, dirigidos por grandes cineastas e oferecidos gratuitamente pela Internet, a BMW protagonizou um dos mais inovadores cases de propaganda da história. Esse projeto foi muito importante, pois pela primeira vez uma marca teria executado uma campanha exclusivamente pela Internet, sem parecer campanha, sem investir em mídia e sem se basear nos filmes de 30 segundos. O investimento foi alocado integralmente na produção do conteúdo, que teve mais de 100 milhões de espectadores durante os 4 anos em que ficou no ar.
Projetos assim são bem sucedidos porque estão baseados na compreensão de que na “Economia da Atenção” o tempo se torna o recurso mais raro e mais caro na vida das pessoas, e a atenção e a dedicação dos consumidores devem ser conquistadas e recompensadas. Definitivamente as pessoas buscam cada vez mais alternativas para ajudá-las a gastar seu precioso tempo de forma mais satisfatória, o que explica o sucesso de tantas novas tecnologias destinadas a ajudá-las a otimizar seu tempo, auxiliando a terem mais poder e controle sobre as mídias. O que isso quer dizer? Isso significa que as marcas vão ter que oferecer (ou ser) cada vez mais o que seus consumidores desejam consumir. Significa também que a preocupação com os impactos não será mais importante que a preocupação com a qualidade do tempo destinado as interações. Tudo isso porque a satisfação dos consumidores com um conteúdo oferecido por uma marca passará também a ser um importantíssimo motivador para a sua disseminação e recomendação pelas redes sociais.
Disponibilizar conteúdo diferenciado começa com um levantamento de conteúdos relevantes relacionados à sua marca. Pense nas categorias de conteúdos “extras” que sua marca teria autoridade para oferecer ou sobre os tipos de conteúdos que poderiam ajudar seus clientes a fazerem mais negócios com sua marca. Pode ser um curso, um livro, um filme de longa ou de curta metragem, uma pintura, uma música, uma banda, um poema, um programa de televisão, um blog ou uma exposição. Um conteúdo pode ser baseado em utilidade, diversão ou educação. Pode ser “mascarado” ou descaradamente comercial. Isso não importa. O importante é saber que um bom conteúdo certamente sempre terá audiência e certamente elevará a relevância de sua mensagem.
Axe Shock - Let the Game Continue...
Essa campanha vem da BBH de NY. Um conteúdo bem pertinente ao target da marca e uma forma bem bacana de consumí-lo. O filme todo tem 9 minutos e pode ser visto no site aqui. Quando o cara está muito exausto, você decide: pára tudo ou let the game continue... O produto é parte inseparável da estória: AXE Shock dá um gás para você aguentar a noite toda. Vale a pena ver.

Free Prize: Book "Think Digital" da Wunderman
Tá aqui para você baixar agora o PDF do livro Think Digital da Wunderman. A polêmica já está escancarada logo na primeira página do livro (clique para ampliar). Desde 2005 o CEO Daniel Morel vem adquirindo um monte de agências digitais e empresas de tecnologia para o grupo e está trabalhando duro para garantir uma percepção "digital" para a Wunderman.
Nike, por Guy Ritchie
Não me lembro de outro comercial da Nike tão legal quanto esse. Experimente a decepção e a glória nos 2 minutos desse belo filme criado pela 72andsunny e dirigido pelo Guy Ritchie, também diretor do “Snatch”, "Jogos, trapaças e dois canos fumegantes" e de um dos curtas do BMW Films.
O spot é um presente para os espectadores, que muito mais do que uma propaganda, assistem uma bela demonstração de arte e beleza, já que o carro só é anunciado nos últimos 3 segundos do filme.
O site também está bem bonito e apresenta um amplo conteúdo extra sobre o carro e sobre a campanha. Vale conhecer e assistir o vídeo de 2 minutos do making of.
Behind the Scenes:
The Spot
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