terça-feira, 31 de março de 2009

Traje obrigatório: branco

Não vou perder tempo falando do Skol Sensation.
É uma festa com DJ's etc e tal.
Um diferencial da festa é que as pessoas tem que ir de branco.
Pensando que nem todo mundo tem um guarda-roupa de médico e vai acabar comprando uma peça branca a mais, fizeram uma parceria com grifes bacaninhas para o evento.
A roupa divulga a festa que divulga a roupa que divulga a festa.
Simples e genial.



copiei daqui http://invertido.com.br/ (tem mais fotos lá) com dica da @rebokel

Três mulheres para cada homem



Todo heterossexual do sexo masculino (hoje em dia precisamos ser beeeem específicos) sempre deseja que a sua balada tenha 3 ingredientes principais: Boa música, bebida gelada e muita mulher bonita. Para alguns inclusive, basta o último quesito para fazer daquela uma boa balada.

A Prestobarba que não é boba nem nada e trabalha com o mercado de higiene e beleza focado no público masculino, criou uma ação muito bacana focada na web. Criou o site Prestonight, um fórum de discussão sobre as diversas baladas do país. Muito diferente dos sites de cobertura ou portais como Oba Oba e Guia SP, o fórum é produzido pelos participantes (homens e também mulheres) que postam comentários, fotos, vídeos e dizem para outros participantes qual o estilo da balada, quanto custa, se tem gente bonita, que dia que pega, etc...


Para incentivar o pessoal, ainda rola uma promoção. Eles criaram um ranking para ver quais são as pessoas que mais criam conteúdo para o site. A cada 15 dias, o cara que mais contribuiu curte uma balada Prestonight (uma balada com 3 mulheres para cada homem) com tudo na faixa e cobertura da MTV. E, no final, o 1º do ranking geral ganha 6 dias de IBIZA, com mais 2 acompanhantes.

Um jeito interessante de se apropriar de um conceito, criar uma ferramenta muito bacana para quem tem milhares de opções de balada (como nós paulistanos) e não sabemos de verdade se vale a pena atravessar a cidade para chegar lá. Porque a promoção vai acabar, mas se der certo e o público aderir, vira uma ferramenta de relacionamento com o target e também um benefício para o internauta.

A ação é da New Style.

sábado, 28 de março de 2009

sexta-feira, 27 de março de 2009

Jurado de Promo em Cannes



Festivais sempre geram polêmicas, principalmente nos resultados.
Mas esse ano, Cannes saiu na frente antes mesmo do festival começar, com a escolha do jurado brasileiro da categoria Promo.
Uma categoria que chama menos atenção, que tem está entrando no seu 4º ano no festival, mas que no ano passado trouxe 3 bronzes com iPod no Palito da Bullet e instituto Akatu da Fabra Qinteiro

Em 2006, o jurado brasileiro foi o grande Geraldo Rocha Azevedo, um dos pioneiros da Promoção Brasileira. Em 2007, ele mesmo presidiu o júri. Em 2008, Mentor Muniz Neto, da Bullet representou o pais no júri. Dois nomes incontestáveis. Dois caras que conhecem muito do nosso mundo BTL, que entendem a promoção e sua função dentro da comunicação, e principalmente o processo criativo da nossa atividade

Para 2009 o escolhido foi Marciano Heidrich Neto. Ou como ele mesmo prefere ser chamado, Marcelo Heidrich, da Ponto de Criação. Sem dúvida um grande empresário do nosso setor, mas, na minha opinião um cara que por sua posição está muito longe da criação. Um homem de negócios, um empresário com uma visão ampla sobre o mercado promocional que na sua atuação dentro da agencia não está diretamente envolvido com o cotidiano da criação. Por isso talvez lhe falte a veia criativa, a sensibilidade de perceber as sutilezas do processo criativo que valorizam uma peça ou uma campanha.

É por isso que o Ron Dennis é dono da equipe e o Hamilton pilota.

Reparem que na lista dos jurados brasileiros, somente o de Promo não é uma pessoa da criação.

Film Lions - Sophie Schoenburg (redatora da AlmapBBDO)
Press Lions - Leo Macias (diretor de criação da Talent)
Outdoor Lions - Alexandre Peralta (sócio e diretor de criação da PeraltaStrawberryFrog)
Cyber Lions - Eco Moliterno (VP de criação da Wunderman)
Radio Lions - André Faria (diretor de criação da F/Nazca)
Direct Lions - Rui Piranda (diretor de criação da Giovanni DraftFCB)
Design Lions - Luciano Deos (sócio e diretor de criação do GAD Branding & Design)
Promo Lions - Marcelo Heidrich (presidente da Ponto de Criação)
Media Lions - Gleidys Salvanha (diretora de mídia da W/)
PR Lions - João Rodarte (diretor da CDN)

Por ser uma categoria nova talvez ainda estejamos em fase de ajustes, mas acho que quanto mais próximo da criação o jurado, mais condições de entender e julgar corretamente.

E você, concorda com a indicação?
Quem você indicaria no lugar de Marciano Heidrich Neto?

quinta-feira, 26 de março de 2009

É tempo de mudanças



O Blog mudou de cara, mudou de colaboradores... Mas também outras coisas mudaram que merecem ser comentadas.

Quarta-feira, dia 24 de março, aconteceu a assembléia para a votação e posse do novo presidente do Grupo de Planejamento no biênio 2009-2010. Eu, particularmente, gostei muito da eleição de Ulisses Zamboni, de toda diretoria executiva e conselho administrativo.

Dos eventos que participei do GP e que tiveram a participação do Uli foram muito positivos, principalmente aqueles em que foi debatida não só o papel do planejamento, mas também suas diferentes formas de atuação nos diversos tipos de agências (propaganda, online, promo, mkt direto, etc). Foi o único cara que eu vi, que soube enxergar e verbalizar que sim, existe diferença entre os profissionais, cada um com seus problemas e questionamentos particulares. O próprio Gustavo já escreveu aqui um texto resultado de um evento que fomos juntos (particularmente, meu texto preferido do Promo Planners).

O GP cresceu nesses dois últimos anos e graças a gestão anterior liderada pelo Ken Fujioka. Não tenho críticas sobre como ele conduziu o grupo, muito pelo contrário! Foi muito bom ver o crescimento de nossa profissão e ver também como o Planejamento ficou em evidência na mídia, nas faculdades e nas agências. Mas não cresceu somente com profissionais de propaganda. Cresceu graças ao interesse de todos esses planejadores e estudantes que viram através do GP um espaço para discutir tendências, conhecer pessoas no mercado e aprender mais sobre o que é essa tão nova profissão.

Por outro lado, o GP sempre teve o apoio e a colaboração de planejamentos de propaganda. Não vejo adesão e participação na gestão de pessoas de outras áreas. Mesmo acompanhando o blog, os eventos do grupo, eu mesmo nunca me associei.

No "post de posse" do Uli ele diz: "Um assunto que certamente vamos colocar em pauta em muitas discussões é o do papel do planejador. A função tem sido moldada pelo mercado de forma caótica, gerando distorções e interpretações livres. Vamos tentar entender e orientar um pouco sobre esse assunto. Além disso, vamos falar dos planejadores digitais, de 'promoção' e até de channel planning, vulgo mídia. Tenho tido “chamados” sobre o assunto há algum tempo."

Finalmente! Depois dos comentários não só meus, mas dos planejadores das demais áreas ao Ken e a outras pessoas do GP, esse assunto já surge em pauta logo na posse de um novo presidente. Isso, para mim, é animador!

Agora é a nossa vez de não ficarmos somente como mero espectadores dos eventos e ajudarmos nessa nova gestão que não só tem o objetivo de crescer, mas de atender a anseios específicos de cada "tipo" de planejamento.

Uli e GP, fica aqui registrado o meu apoio para ajudar, da maneira que vocês precisarem, a gerar essa discussão e iniciar um novo passo na evolução desse grupo de planejadores. Mês que vem já estarei como associado do GP. E tenho dito!

Voltamos



Demorou, mas voltamos.
De lay-out novo, mais simples e mais limpo.
Com novos Planners e sem o compromisso de atualizar todo dia, toda hora ou com qualquer frequência que seja.
Sempre que aparecer algo interessante postaremos.
Os novos integrantes são o Matheus Flandoli da B/Ferraz, jovem planner mas com muita experiência e o Gustavo Guimarães, da Ci&T CreativeLab, o Guima. Um cara “de internet” manja?
O blog anda meio enferrujado, por isso, esses primeiros dias são de faxina, organização e testes.
Sugestões são sempre bem vindas no e-mail ao lado.